Apostila de geografia

 


 

Apostila de geografia

 

Ajude-nos a deixar-nos saber Larapedia.com relatou a um amigo / amiga ou relatar nosso site fórum sobre seu blog ou bookmarks sociais como o Facebook eTwitter, graças

 

Los siguientes textos son propiedad de sus respectivos autores y les damos las gracias por la oportunidad que nos brindan para presentar gratis a estudiantes, profesores y usuarios de la Web para sus textos ilustrativos con fines educativos y científicos.

 

 

 

La información en la medicina y la salud en este sitio es de carácter general y para propósitos informativos solamente y por lo tanto no puede sustituir en ningún caso el consejo de un médico (o una persona legalmente autorizada para la profesión).

 

 

 

 

 

Apostila de geografia

 

APOSTILA DE GEOGRAFIA COPERNICO

 

  • Evolução do Pensamento Geográfico

 

01. Considere o texto a seguir:

"Da passagem do século até os anos da Segunda Guerra Mundial, a Geografia viveu um período de grande florescimento cultural que podemos caracterizar como da "Geografia Clássica", em que pontificaram os grandes chefes de escola. O seu início foi marcado pelos debates que resultaram na total refutação do determinismo geográfico".

(BERNARDES, Nilo. Geografia e Desenvolvimento)

O que significa "determinismo geográfico"?

A) Trata-se de um princípio geográfico que leva em consideração apenas a ação do homem sobre o meio natural.

B) Trata-se de uma escola geográfica que defende a idéia de que o crescimento da população deve ser controlado pelo Estado.

C) Trata-se de uma corrente da Geografia que considera as condições naturais como determinantes do desenvolvimento ou não do espaço geográfico.

D) Trata-se de um princípio da chamada Geografia Marxista que vê na natureza a causa principal do desenvolvimento econômico do espaço geográfico.

E) Trata-se de uma tendência da Geografia que considera que a sociedade pode vencer as adversidades naturais.

 

02. Num relatório de trabalho de campo, realizado por um grupo de alunos encarregados de estudar geograficamente uma determinada área do Brasil, foi dito o seguinte:

“A área investigada, situada na Zona da Mata pernambucana, apresenta um relevo dominantemente composto por colinas de perfil convexo, em áreas cristalinas. Os solos são bem desenvolvidos e, nas várzeas, são excelentes para o desenvolvimento de atividades agrícolas. Essa área apresenta semelhanças notáveis com alguns trechos da Região Sudeste do país, especialmente no que se refere às condições de umidade atmosférica, pedológicas e cobertura vegetal. Contudo o uso do solo e o processo de ocupação do espaço exibem grandes diferenças quando comparadas com essa macrorregião brasileira mencionada”.

Que princípio da análise geográfica foi utilizado nesse texto?

A) Princípio do Determinismo

B) Princípio da Causalidade

C) Princípio da Analogia

D) Princípio do Atualismo

E) Princípio da Atividade

 

03. Acerca do papel da Geografia e ciências afins na análise, interpretação e organização da sociedade,  assim como na concepção de natureza e uso de seus recursos, podemos afirmar de modo correto que:

A)  a  teoria  geográfica  determinista  considera  que  a  diversidade  das  civilizações  é  reflexo  das  influências  políticas,  sociais  e  econômicas  que  prevalecem  sobre  os  diferentes  espaços  da Terra.

B)  a  Cartografia,  por  trabalhar  com  a  representação  do  espaço  usando  escalas,  projeções  e símbolos  que  expressam  com  exatidão  formas,  dimensões  e  atributos  dos  lugares,  corrige distorções quanto a importância, localização e a acessibilidade dos lugares. 

C)  a Geografia Ambiental  desenvolveu-se  como  uma  tentativa  de  assegurar  a  defesa da natureza e a sua sustentabilidade, considerando secundário os interesses de sobrevivência da sociedade. 

D)  a Geografia, ciência  tradicional,  ficou excluída das mudanças geradas pelo avanço científico e tecnológico  que  acompanharam  o  crescimento  da  economia  mundial,  nos  últimos  30  anos,  com a retomada da expansão do mundo capitalista.

E)  as  ciências  que  explicam  a  natureza  e  a  sociedade  e  difundem  as  possibilidades  de  representação  e  intervenção  sobre  as  mesmas  refletem  as  preocupações  e  os  interesses  do  contexto sócio-político vigente em dado momento histórico.

 

04. Leia as afirmativas abaixo.

I. Povo é o conjunto de pessoas que se identificam pela língua, costumes, tradições e histórias comuns.

II. Nação é o agrupamento de pessoas que vivem em um território, tendo leis e governo próprios.

III. Grupos lingüísticos são conjuntos de indivíduos que falam línguas com raízes comuns.

IV. Raças são populações que habitam em áreas mais ou menos isoladas e que diferem das outras espécies pela freqüência de características hereditárias.

Da leitura das assertivas, é correto afirmar que:

A) apenas I é verdadeira.

B) apenas III é verdadeira.

C) apenas IV é verdadeira.

D) apenas I e II são verdadeiras.

E) I, II, III e IV são verdadeiras.

 

05. Avalie as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.

I. Com o pesquisador Humbold (1779 - 1859), apoiado na filosofia da história de Hengel (1770 -1831), ganha forma acadêmica escolar a geografia-histórica, isto é, a concepção de um mundo como um antropocêntrico, uma unidade cujo ponto de partida e finalidade é o homem.

II. O pesquisador Ritter (1769 - 1859), apoiado na filosofia de Schelling (1775 - 1854), estabelece uma forma acadêmica e escolar à geografia-ecologia, isto é, a concepção do mundo como a unidade cósmica, que envolve o homem.

III. Spencer (1820 - 1903) traz para a sociedade dos homens a teoria evolucionista de Darwin, a qual considera a sociedade como um organismo.

IV. Ratzel (1844 - 1904) considera que a subsistência, a energia, a vitalidade e o crescimento dos estados têm por motor a busca e a conquista de novos espaços, realizando um paralelo entre a luta das espécies pelo domínio do espaço que contém sua nutrição, com os homens que se organizam em estados para os quais o espaço é a fonte de vida (teoria do espaço vital).

a) Apenas I, II e III estão corretas.

b) Apenas I e II estão corretas.

c) Apenas II e III estão corretas.

d) Apenas III e IV estão corretas.

e) Todas estão corretas.

 

06. No século XIX, a Geografia veio a se tornar uma ciência com método próprio de investigação e análise. Em relação a esta ciência, analise as alternativas abaixo e assinale a única correta.

a) No Brasil, a Geografia científica teve início nas influência da Escola clássica de Jean Brunhes e de Frederico Ratzel.

b) Trabalhos revelando preocupações com temas geográficos, tais como inventários de população e povoamento, identificação de formas de exploração e cultivo da terra, identificação de fenômenos e problemas ambientais, mapeamentos, somente vieram a ser realizados a partir da formação da Geografia Moderna, quando Humboldt e Ritter forneceram os seus ensinamentos.

c) O conhecimento geográfico além de contribuir para a formação cultural dos indivíduos vem sendo utilizado, também, de forma pragmática, ao longo dos tempos.

d) Os princípios do método geográfico da extensão, da analogia e da atividade foram formulados pelos mestres alemães Frederico Ratzel, Alexandre Humboldt e Karl Ritter, respectivamente.

e) No princípio da Atividade, formulado por Vidal de la Blache, o geógrafo procura observar o caráter dinâmico do fato geográfico uma vez que o espaço geográfico se encontra em constante mudança, em transformação

 

07 O conceito de território, desenvolvido na Geografia, especialmente a partir da segunda metade do século XIX, configura-se como um de seus conceitos-chave. Sobre a sua concepção nas correntes Tradicional e Crítica da

Geografia, está CORRETA a opção:

(A) Na Geografia Tradicional, o território é definido a partir das relações de poder estabelecidas na escala grande do espaço apropriado pelos grupos sociais e identitários específicos.

(B) Na Geografia Crítica, o conceito de território tem sido negligenciado, devido ao seu caráter político e,quando valorizado, é concebido como poder atribuído especialmente ao Estado Nacional.

(C) Na Geografia Tradicional, o território é caracterizado pelas efêmeras relações de poder exercidas no espaço, o que produz territórios flexíveis e móveis no tempo.

(D) Na Geografia Crítica, as relações de poder e a apropriação do espaço para a sobrevivência definem o território. Isso não caracteriza o território na Geografia Tradicional, que valoriza apenas as relações de poder sobre o espaço.

(E) Na Geografia Tradicional e na Geografia Crítica, as relações de poder e a apropriação do espaço definem o território, diferenciado em ambas as correntes pela escala espacial e temporal de sua manifestação

 

(UFC – 2010) A Geografia busca entender e explicar como se dá a construção do espaço geográfico pela sociedade. A leitura do espaço varia no tempo e de acordo com as concepções ideológicas dos pensadores cujas teorias orientam os estudos geográficos. Sobre estas concepções e o modo como explicariam as condições de pobreza e de desigualdade social no semiárido do Nordeste brasileiro, assinale a alternativa correta.

A) Para o Determinismo Geográfico, a associação de diferentes fatores sociais e econômicos resulta no desequilíbrio social e no subdesenvolvimento do semiárido.

B) Para a Geografia Cultural, as técnicas elementares e o ritmo de trabalho do camponês constituem as principais causas da pobreza da região sertaneja.

C) Para o Possibilismo, a relação mecanicista entre o homem e a natureza definiu o caráter de desigualdade e pobreza dominantes no semiárido.

D) Para a Geografia Crítica, a pobreza do semiárido está relacionada às condições do ambiente o qual apresenta, em grandes áreas, impossibilidade de exploração agropecuária.

E) Para a Geografia Quantitativa, a análise das condições naturais e socioeconômicas, através de métodos matemáticos e estatísticos, explica a pobreza e orienta as ações de combate às secas e aos seus efeitos.

 

.(UFC-2009)Existem diferentes modos de entender o espaço geográfico e de analisar e explicar a relação da sociedade com a natureza. Acerca dessa relação, assinale a alternativa que associa corretamente o posicionamento das correntes do pensamento geográfico ao seu modo de compreender a problemática da Amazônia ou de opinar sobre a intervenção humana na Região.

A) Os adeptos do Determinismo Geográfico culpam a gestão pública inadequada pela pobreza e pelo abandono em que vivem as populações locais.

B) Os seguidores da Geografia Quantitativa combatem o uso de recursos técnico-científicos modernos

na reorganização do espaço regional.

C) Os defensores do Possibilismo atribuem às condições climáticas e à existência de solos desfavoráveis a responsabilidade pela pobreza da população regional.

D) Os defensores de uma perspectiva crítica explicam a problemática da Região como resultante de uma integração dos fatores naturais com os socioeconômicos.

E) Os que buscam compreender o espaço a partir de elementos culturais responsabilizam os povos indígenas pela condição atual de degradação da Região.

 

Leia com atenção o texto a seguir.

“No campo teórico da Geografia podem ser observadas diversas corrente. No século XIX, por exemplo, o geógrafo alemão Friedrich Ratzel escreveu um importante trabalho intitulado, em português, “Antropogeografia: fundamentos da aplicados à História”. Ratzel considera, nesse trabalho, as influências que as condições naturais exerceriam sobre a humanidade, defendendo que o meio natural definiria até a fisiologia e a psicologia humanas. O homem seria, portanto, muito marcado pelo ambiente natural. Raztel foi, obviamente, influenciado pela teoria evolutiva de Charles Darwin...”

Que corrente teórica da Geografia está descrita acima?

A) Naturalismo Geoeconômico.

B) Possibilismo Geográfico.

C) Príncípio das Causas Naturais.

D) Determinismo Geográfico.

E) Ecologismo Geocientífico.

 

“Esse autor, porém, traria a grande contribuição para a formulação esquemática do conhecimento geográfico, com seu livro Antropogeografia e com a propagação das idéias deterministas, que consideravam a existência de uma grande influência do meio natural sobre o homem. De formação antropológica, ele foi bastante influenciado pelas idéias evolucionistas de Charles Darwin e Ernest Haeckel, admitindo que, na luta pela vida, venceriam sempre os mais fortes e que a vitória dos mais fortes, dos mais aptos sobre os mais fracos era o resultado lógico da luta pela vida”

(ANDRADE, Manuel Correia de. Geografiia Econômiica. São Paulo: Ed. Atlas, 1987).

O texto está se referindo ao seguinte pensador da Geografia

A) Frederich Engels.

B) Pierre George.                      D) Alexander Von Humboldt.

C) André Cholley.                     E) Frederico Ratzel.

 

“Provavelmente falte, mesmo a nós próprios, a visão holista e diferenciada que estaríamos a oferecer. E que certamente nos tem impedido de superar o ardil de uma epistemologia que dificulta oferecermos a geografia como uma forma de „consciência espacial‟ (o espaço como condição da existência humana) para uma sociedade em sua luta contra o mundo injusto, desigual e desintegrado desta virada de século” (MOREIRA, 2007, p. 129).

O texto apresentado nos remete a pensarmos em uma geografia que nos possibilite a formação de uma “consciência espacial”. De acordo com isto, é CORRETO afirmar que:

(A) a geografia é uma ciência constituída por um conjunto de conhecimentos que nos permite compreender a organização espacial da existência humana e a lógica de produção e reprodução deste espaço bem como os atores sociais inseridos neste processo, suas relações de poder e dominação.

(B) a geografia é uma ciência com a finalidade de descrever a superfície terrestre dividida entre elementos naturais e humanos da paisagem pelos quais é possível a compreensão da lógica de produção e reprodução espacial em uma sociedade desigual.

(C) para a sociedade, a geografia é uma ciência que não apresenta nenhuma utilidade prática por ser baseada apenas em uma descrição dos fatos naturais e humanos sem apresentar elementos que permitam compreender a organização espacial dos fenômenos.

(D) a “consciência espacial” defendida pelo autor é aquela na qual a geografia instrumentaliza o sujeito a compreender a lógica de organização do espaço no qual está inserido sem, no entanto, possibilitá-lo identificar de modo holístico a interação entre os elementos naturais e humanos que atuam na produção deste espaço.

(E) a geografia é uma ciência capaz de formar uma “consciência espacial” sem, contudo, discutir a configuração de um mundo injusto, desigual e desintegrado no início do século XXI.

 

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

  • Movimento da Terra

4. Sobre as conseqüências do movimento de translação da terra, representado na figura, julgue os itens.

 

 

 (SENE, Eustáquio de & MOREIRA, João Carlos. Geografia-Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione,1999, p.424.)

(  ) A diferença na duração dos dias e das noites, derivada da inclinação constante do eixo terrestre, faz com que a incidência dos raios solares seja direta nos pólos e oblíqua na zona equatorial.

(  ) Nos meses de março (hemisfério norte) e de setembro (hemisfério sul), ocorre o início das estações do outono e da primavera, respectivamente.

(  ) O dia mais longo e a noite mais curta do ano ocorrem em solstício de verão, enquanto a noite mais longa e o dia mais curto ocorrem em solstício de inverno.

 

5. Considere as afirmações a seguir sobre o planeta Terra.

1) A Terra recebe calor do Sol em ondas curtas e irradia ao espaço energia em infravermelho.

2) A forma esférica da Terra e a inclinação do seu eixo fazem com que a região de baixas latitudes receba mais calor do que as de altas latitudes.

3) O balanço de radiação da Terra é negativo na faixa equatorial brasileira e, positivo, nas áreas circumpolares.

4) A atmosfera terrestre é aquecida de cima para baixo, em decorrência do movimento de rotação do planeta.

5) A rotação da Terra introduz o “efeito de Coriolis”,responsável pelo desvio inercial do movimento do ar.

Está(ão) correta(s):

A) 1 apenas

B) 5 apenas

C) 1, 2 e 3 apenas

D) 1, 2 e 5 apenas

 

6. O movimento de rotação da Terra tem influência sobre as atividades dos seres vivos porque:

a) interfere na distribuição diária de luz e de calor.

b) provoca a dilatação da crosta terrestre na zona equatorial.

c) determina diferentes posições da Terra em relação ao Sol, ao longo do ano.

d) altera a órbita terrestre e o movimento da eclíptica.

e) ocasiona o movimento aparente do Sol ao redor da Terra.

 

03. (UCPEL) Com relação à figura:

 

 

Podemos afirmar que:

I - O movimento de translação é aquele que a Terra realiza ao redor do sol, junto com os outros planetas, definido, assim, os dias e as noites, percorrendo um caminho que tem forma elíptica.

II - Ela representa o movimento da terra em um período de 365 dias (um ano), definindo as estações do ano.

III - Os equinócios são demarcados pelos dias 21 de março e 23 de setembro.

IV - O solstício é um período em que as noites são iguais aos dias.

V - No verão do hemisfério sul, é possível considerar que a incidência dos raios do sol na superfície da Terra é praticamente perpendicular.

Estão corretas:

(A) II, III e V;

(B) I, II, III, IV e V;

(C) II, III e IV;

(D) I, II e III;

(E) II, IV e V.

 

01. As afirmativas a seguir referem-se aos movimentos da Terra e às suas conseqüências geográficas. Análises e assinale o grupo das que são corretas.

1) A diferença da duração do dia e, conseqüentemente, da noite depende da rotação da Terra.

2) Não importa a localização da Terra na sua órbita; é sempre meio dia ao longo do meridiano que está diretamente de frente para o Sol, e meia noite a 180°, no lado oposto.

3) Durante parte de sua órbita, aproximadamente de outubro a fevereiro, o Hemisfério Sul da Terra está voltado mais diretamente para a luz solar que durante o outono e o inverno.

4) Se a Terra não se movesse em torno de si haveria tempestades muito mais violentas e furacões, em razão da interação entre o ar quente e o ar frio de um hemisfério e o ar quente de outro.

5) As estações do ano estão relacionadas à inclinação do eixo da Terra e da translação que ela executa em torno do Sol.

Estão corretas:

a) 1 e 5 apenas

b) 2 e 4 apenas

c) 1,2 e 3 apenas

d) 1, 3 e 5 apenas

e) 1, 2, 3, 4 e 5

 

2. Nas proximidades de 21 de dezembro, da cada ano, quando os raios solares incidem perpendicularmente ao Trópico de Capricórnio temos, no Hemisfério Sul, o inicio do verão. Essa conjuntura caracteriza:

a) o Fuso Horário

b) o Afélio

c) o Solstício

d) o Horário de Verão

e) o Equinócio

 

10) Assinale a alternativa que estiver correta:

a) Os planetas são astros luminosos.

b) O Big Bang foi a explosão de um acúmulo de matéria e energia, extraordinariamente comprimidos.

c) Estrelas são astros iluminados.

d) A Terra é o maior planeta do sistema solar.

e) Mercúrio é o planeta mais distante do Sol.

 

11) Existem diversas expressões que são geralmente empregadas na relação Terra-Sol, tais como Afélio, Equinócios, Solstícios, Eclíptica, Periélio etc. Afélio é :

a) a parte do hemisfério sul que não fica iluminada durante o inverno.

b) o momento em que a Terra se afasta mais do Sol.

c) o tempo em que tem início a primavera no hemisfério norte.

d) a porção mais iluminada do Sol voltada à Terra.

e) o conjunto de explosões gigantescas que se verificam na coroa solar.

 

12) Depois de aproximadamente 11 minutos, a energia do Sol chega à Terra.Já que o Sol é muito maior que a Terra, os raios chegam praticamente paralelos entre si. Essa energia emitida pela estrela, importantíssima para a compreensão dos fenômenos meteorológicos e climáticos, é também denominada de:

a) radiação de ondas longas.

b) conveção solar.

c) advecção solar.

d) radiação de ondas curtas.

e) irradiação turbulenta.

 

13) Há aproximadamente 4500 anos, a estrela alfa Draconis ficava localizada no pólo norte celeste. Atualmente esta posição é ocupada pela estrela Polaris. O movimento terrestre que causou esta mudança, é o de:

A) Nutação

B) Precessão

C) Translação

D) Aberração planetária

E) Rotação

 

Existem diversas expressões que são geralmente empregadas na relação Terra-Sol, tais como Afélio,

Equinócios, Solstícios, Eclíptica, Periélio etc. Afélio é :

A) a parte do hemisfério sul que não fica iluminada durante o inverno.

B) o momento em que a Terra se afasta mais do Sol.

C) o tempo em que tem início a primavera no hemisfério norte.

D) a porção mais iluminada do Sol voltada à Terra.

E) o conjunto de explosões gigantescas que se verificam na coroa solar.

 

Observe atentamente a figura esquemática a seguir.

 

 

Sobre o movimento da Terra indicado, é CORRETO afirmar que

1. no momento em que a Terra se aproxima mais do Sol, ela atinge um ponto designado como afélio, ocasião em que o hemisfério sul fica mais iluminado.

2. a Terra executa esse movimento com o plano do eixo formando um ângulo de, aproximadamente, 90º, com plano da eclíptica.

3. os equinócios são os momentos em que o Sol, em seu movimento anual aparente em torno da Terra, “toca” a linha equatorial.

4. os solstícios marcam o início do verão e do inverno em ambos os hemisférios terrestres.

5. o desvio dos ventos alísios austrais é a principal conseqüência do movimento de translação representado no esquema.

Está(ão) correta(s)

A) apenas 1. B) apenas 2 e 5. C) apenas 3 e 4. D) apenas 1, 2 e 4. E) apenas 1, 3, 4 e 5.

 

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

  • Coordenada Geográfica

 

“A distância, em graus, de qualquer ponto na superfície terrestre do Meridiano de Greenwich e da Linha do Equador”, correspondem, RESPECTIVAMENTE, a:

a) antípoda e latitude.

b) latitude e longitude

c) antípoda e longitude.

d) longitude e latitude.

e) longitude e antípoda

 

Analise a figura abaixo e assinale a opção que corresponde, respectivamente, às coordenadas geográficas onde estão localizados os professores Sucupira e Junior.

  •  

 

45) Responder à questão com base no gráfico, que representa parte das coordenadas geográficas.

A direção do ponto C a partir do ponto A é:

a)Sul - Sudoeste
b) Sudoeste
c) Sudeste
d) Leste - Sudeste
e) Oeste

 

Observe atentamente o mapa a seguir

 

É correto afirmar que esse mapa refere-se::

A) as Zonas Longitudinais Geoeconômicas do Brasil

B) a Divisão dos Grandes Domínios Territoriais no

Brasil Colonial.

C) aos Fusos Horários do Brasil.

D) as Faixas de Povoamento no Brasil Colonial.

E) a Antiga Divisão Territorial do Brasil.

 

No último dia 07 de outubro, a Seleção Brasileira de Futebol fez um amistoso contra a Seleção do Kuwait, na Cidade do Kuwait (45º L), capital do país. O jogo teve início às 22h, horário local. Assinale a alternativa que indica o horário em que os habitantes de Porto Velho (RO) assistiram ao início do jogo.

a) 13 horas

b) 14 horas

c) 15 horas

d) 16 horas

e) 17 horas

 

Um jatinho particular levanta vôo de uma cidade localizada a 15° oriental do Meridiano de Greenwich às 22h do dia 10 de janeiro, em direção à cidade de São Paulo. Depois de nove horas do início da viagem, o avião pousa na capital paulista. Sabendo que grande parte do território brasileiro estava participando do horário de verão, indique, abaixo, a alternativa que corresponda ao dia e à hora em que o avião pousou em São Paulo (horário local):

a) 3h do dia 11 de janeiro.

b) 5h do dia 11 de janeiro.

c) 3h do dia 10 de janeiro.

d) 4h do dia 10 de janeiro.

e) 4h do dia 11 de janeiro.

 

Em 2010, pela primeira vez um país africano será a sede da Copa do Mundo de Futebol da FIFA. Trata-se da África do Sul, conhecida pelos desafios enfrentados em sua história recente contra o apartheid, e tendo sua representação política concentrada em Nelson Mandela. No que diz respeito à localização geográfica da África do Sul na projeção cartográfica de Mercator, podemos afirmar que

(A) situa-se a latitude N e longitude E.

(B) situa-se a latitude S e longitude E.

(C) situa-se a latitude S e longitude W.

(D) situa-se a latitude N e longitude W.

(E) situa-se sobre o meridiano e o paralelo principais (0º).

 

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

  • Litosfera: Eras, tectônica de placas, deriva continental, agente do relevo, rocha e solo

 

A Geomorfologia é uma disciplina de apoio à Geografia na interpretação das condições do espaço geográfico.

Neste sentido, está correto afirmar que a Geomorfologia:

a) analisa as condições de oscilações de temperatura e distribuição das chuvas.

b) avalia a qualidade e quantidade de minerais disponíveis nas rochas.

c) estuda as formas do relevo terrestre e os diferentes processos erosivos e deposicionais.

d) pesquisa as diferentes formações vegetais e sua distribuição espacial.

e)contribui para a identificação e quantificação dos mananciais de águas subterrâneas.

 

A rocha basáltica, uma vez desagregada e decomposta pela ação de agentes naturais, como a água, oscilação de temperatura e seres vivos, dá origem a um dos solos mais férteis do Brasil, popularmente conhecido como terra roxa. Assinale a alternativa em que todas as características citadas pertençam a esse tipo de rocha.

a) Sua solidificação é feita no interior da terra, permitindo, assim, a formação ou o desenvolvimento de grandes cristais, ou seja, de minerais macroscópicos.

b) Sua solidificação é feita na superfície terrestre, onde o processo de resfriamento é muito lento, formando cristais macroscópicos que a tornam fanerítica.

c) Também denominada rocha plutônica, podemos caracterizá-la como uma rocha intrusiva e de fácil desagregação.

d) Sua constituição é resultado de uma metamorfose de rochas magmáticas, quando submetidas a certas condições de temperatura e pressão no interior da terra.

e) Também denominada rocha vulcânica, seu processo de cristalização é feito na parte externa na Terra, de forma rápida, não permitindo a formação de cristais macroscópicos, e sim de uma massa rochosa homogênea.

  •  

O vulcanismo constitui a atividade por meio da qual o material magmático é expulso do interior da terra para a superfície. Muitos vulcões ativos entram em erupção constantemente. Recentemente, na Colômbia o vulcão Nevado del Huila despertou preocupações na população local por causa das erupções verificadas.

Observe a imagem a seguir.

 

Com relação ao Nevado del Huila, é correto afirmar que está localizado

(a) totalmente na placa Sul-americana; trata-se de um maciço montanhoso onde já ocorreram várias erupções.

(b) entre a placa Sul-americana e a placa do Pacífico, onde, através de uma fratura, o magma chega à superfície, em um processo vulcânico resultante de sua localização.

(c) na placa de Nazca e se origina do movimento de afastamento e choque dessa placa com a do Pacífico.

(d) na zona de subducção, onde uma placa entra por debaixo da outra e origina o processo vulcânico.

(e) no famoso “Círculo de Fogo do Pacífico” e é resultante dos agentes exógenos responsáveis pela elevação da crosta.

 

 Leia o texto abaixo, julgue as afirmativas como verdadeiro ou falso.

As eras se dividem em períodos, os períodos se subdividem em épocas e, estas, em idades. Cada uma dessas subdivisões corresponde a algumas importantes alterações ocorridas na evolução da Terra:

(     )  Era(s): Cenozóica - Período: Cretáceo.

(   ) Era(s): Mesozóica - Período(s): Quaternário e Terciário.

(   ) Era(s): Paleozóio - Período(s): Jurássico e Triássico.

(    ) Era(s): Cenozóico – Período(s): Quaternário e Terciário.

 

 Litosfera é a camada da Terra localizada na parte externa, é constituída por rochas e solo de níveis variados e composta por grande quantidade de minerais. Também denominada crosta terrestre, a litosfera possui espessura de 72 km abaixo dos continentes, o que leva o nome de crosta continental, e espessura de 8 km abaixo dos oceanos, o que leva o nome de crosta oceânica, que é mais densa por causa da grande quantidade de ferro que contém. Sobre as rochas que constituem a litosfera, observe as assertivas abaixo identificando-as como VERDADEIRAS ou FALSAS.

I. Rochas magmáticas: Também conhecidas como rochas ígneas, são formadas pelo magma

II - localizado abaixo das rochas que se solidificam.

III. Rochas sedimentares: São formadas pelo acúmulo de detritos provocados por ações erosivas.

IV. Rochas metamórficas: São formadas por rochas magmáticas e sedimentares que sofreram alterações.

Sendo assim, podemos afirmar que:

a) Apenas I, II e III estão incorretas.

b) Apenas II, III e IV estão incorretas.

c) Apenas I, II e IV estão incorretas.

d) Todas estão incorretas.

e) Todas estão corretas.

 

Sobre as grandes estruturas geológicas da terra, estão corretas as afirmações:

I. Os Escudos Cristalinos são dobramentos antigos, surgidos do entrechoque das massas continentais ancestrais

II. Tectonismo é a denominação geral para a ação sobre a crosta gerada pela pressão dos materiais do magma.

III. As Bacias Sedimentares originaram-se do entre choque de placas ocorrido no final do período Cretáceo e início do período terciário.

IV. Nos dobramentos antigos (Escudos Cristalinos), concentram-se os vulcões ativos e extintos e também as grandes fraturas da crosta.

A) I e II

B) II e III

C) I e III

D) III e IV

E) I e IV

 

Com relação à dinâmica terrestre, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas e assinale a opção correspondente:

(  ) nos limites das placas tectônicas não ocorre magmatismo.

(  ) os pólos magnéticos da terra mantiveram-se constantes

ao longo do tempo geológico.

( ) a astenosfera tem maior rigidez do que a litosfera, que atinge estados próximos da fusão.

( ) as zonas de subducção estão localizadas na dorsal média Atlântica.

a) V, V, V, V

b) F, F, F, F

c) V, F, F, F

d) F, V, F, V

e) F, V, V, V

 

Assim como a superfície dos continentes, o fundo do mar apresenta formas variadas, resultantes sobretudo da ação de agentes internos e do intenso intemperismo químico, conforme mostra a figura abaixo. A relação correta entre o número indicado na figura anterior, o nome da forma de relevo submarino e sua característica está expressa na alternativa:

 

 

 

A) 1 – Plataforma Continental – início da crosta oceânica, geologia diferente do continente

B) 2 – Bacia Oceânica – é a borda oceânica da plataforma continental

C) 3 – Talude – encontro da crosta oceânica e da crosta continental

D) 4 – Dorsal Oceânica – dobramentos formados pelas crostas oceânica e continental

E) 5 – Fossa Abissal – inserida na região pelágica, a crosta oceânica propriamente dita

 

 Com as chacoalhadas do Planeta que aconteceram há milhões de anos, formaram-se as montanhas e os vales, as ilhas, os rios e os desertos. As montanhas são o resultado mais visível desse movimento e, em alguns lugares, formam-se várias delas, uma atrás da outra. As cordilheiras, esses grupos de montanhas, são como uma cicatriz da Terra, depois que a tormenta passa, os “ferimentos” vão sarando, transformando-se nesses acidentes geográficos. Na porção oeste da Amazônia encontra-se a Cordilheira dos Andes. Sobre esta Cordilheira é INCORRETO afirmar:

a) Como ainda vem sofrendo desgaste erosivo, grande parte de seus sedimentos são carreados para os rios de água branca.

b) É uma formação geológica tão antiga quanto o Planalto das Guianas.

c) É resultado do afastamento da placa sulamericana no sentido Leste-Oeste.

d) Constitui uma unidade de relevo cuja idade geológica é recente.

e) É uma formação geológica do final do Mesozóico e início do Cenozóico.

 

Observe as imagens a seguir que tratam de uma dobra e de uma falha, que são formadas por processos tectônicos:

 

 

A partir dos seus conhecimentos geológicos e da análise crítica das imagens é correto afirmar que:

A) As dobras podem ser classificadas apenas como de formas anticlinais.

B) As dobras só ocorrem em camadas relativamente rígidas.

C) Os falhamentos ocorrem em camadas relativamente rígidas, com a ruptura e consequente desnivelamento dos estratos.

D) Os falhamentos ocorrem em camadas que possuem uma certa plasticidade.

E) As dobras e falhas não são resultantes dos movimentos tectônicos em camadas da crosta terrestre.

 

Movimento tectônico que ocorre de forma horizontal, esse pode ter duas configurações, a saber, convergente (quando duas placas se chocam) e divergente (quando duas placas se afastam). A primeira provoca o surgimento de dobramentos e cordilheiras e a segunda responde pela formação das dorsais (cordilheiras submarinas). Esse movimento que dá origem às montanhas denomina-se:

a) Catastrofismo

b) Diastrofismo

c) Vulcanismo

d) Orogênese

e) Epirogênese

 

A figura abaixo mostram a localização de vários sismos e o arranjo dos continentes sobre as Placas Tectônicas.

 

A partir das informações constantes nas figuras, assinale a afirmativa INCORRETA.

A) O aumento no número de abalos sísmicos próximos aos grandes centros urbanos é devido às mudanças climáticas antrópicas e não às naturais.

B) Os abalos sísmicos são consequências da movimentação das placas tectônicas, sendo as áreas de ocorrência mais comuns coincidentes com as zonas de contato entre elas.

C) O Brasil está situado na Placa Sul-Americana, distante das zonas de impacto entre placas, portanto, os tremores de terra ocorridos no país são de grau baixo.

D) No final de 2004, milhares de asiáticos foram surpreendidos por um terremoto seguido por ondas gigantes, conhecidas como tsunamis, que causaram um cenário de destruição total.

E) O maior terremoto ocorrido no Brasil teve o epicentro na Serra do Tombador, em Mato Grosso, causado pelo desgaste no interior da placa tectônica, denominado sismo intraplaca.

 

Sobre a estrutura e dinâmica geológica do planeta, assinale o que for correto.

01) Fenômenos geológicos, como vulcanismo, terremotos, orogênese, epirogênese, provocam alterações em curto espaço de tempo e de forma facilmente visível nas paisagens.

02) A crosta terrestre é formada por diferentes tipos de rochas: as rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares.

04) A crosta terrestre é constituída por seis grandes placas tectônicas e outras menores que se deslocam provocando a deriva continental.

08) A estrutura da Terra é formada por camadas que, a partir da superfície para o interior, são: crosta terrestre, astenosfera, manto externo, manto interno, núcleo externo e núcleo interno.

16) A cordilheira dos Andes, assim como os Alpes, se forma em bordas de placas tectônicas divergentes. Nas zonas de choque, a placa continental mais densa empurra a placa oceânica para baixo e, ao mesmo tempo, se dobra.

 

A Teoria da Tectônica de Placas explica diversos tipos de estrutura verificados na Litosfera. Observe a ilustração a seguir. De acordo com essa teoria, esse desenho esquemático ilustra o (a)

 

a) colisão de placas ocênica e continental.

b) mecanismo de subdução de placas litosféricas.

c) gênese dos arcos de ilhas e subsidência magmática.

d) formação tricheiras oceânicas.

e) expansão do assoalho submarino e a ascensão do magma.

 

 Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmações abaixo.

( ) As Eras Geológicas podem ser classificadas em précambriano, paleozóica, mesozóica e cenozóica.

( ) Admite-se atualmente que a Terra tenha uma idade de cerca de 500 milhões de anos.

( ) O aparecimento do homem na Terra se deu na Era Mesozóica.

( ) A Cordilheira dos Andes foi originada no período précambriano.

( ) A meia vida do urânio é de aproximadamente 4,6 x 109 anos.

Marque a opção correta.

a) F, F, F, F, V

b) V, V, F, F, V

c) V, F, V, F, V

d) V, F, F, F, V

e) F, F, F, V, F

 

 As rochas constituem a parte sólida do planeta e são compostas de um ou vários minerais. Os minerais são compostos de elementos químicos. Como existem muitos minerais diferentes, as diversas combinações e agrupamentos dão origem a uma grande variedade de rochas. Uma das classificações mais utilizadas baseia-se na origem das rochas, distinguindo três grandes grupos: rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas. Acerca das rochas, analise as afirmativas abaixo:

1. As rochas magmáticas também podem ser chamadas de rochas ígneas.

2. As rochas magmáticas podem se formar lentamente no interior da crosta pela solidificação do magma, sendo chamadas, nesse caso, de rochas magmáticas extrusivas.

3. Um exemplo de rocha sedimentar é o granito.

4. As rochas metamórficas se formam a partir de transformações sofridas por quaisquer outras rochas, quando submetidas a novas condições de temperatura e pressão.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a) É correta apenas a afirmativa 4.

b) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

c) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

e) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

 

A morfologia externa da crosta terrestre é constantemente transformada pelos agentes de relevo. Sobre essa dinâmica, é INCORRETO afirmar que os agentes

a) modeladores atuam de forma contínua ao longo do tempo.

b) internos influenciam na formação da Cordilheira dos Andes.

c) exógenos arquitetam a litosfera, dobrando estruturas geológicas.

d) externos geram impactos sobre as rochas, modificando seus aspectos.

e) endógenos correspondem a processos construtores do modelado da superfície da Terra.

 

Os depósitos mundiais de minérios de ferro estão relacionados, principalmente, a que tipo de rochas?

a) Sedimentares em ambientes marinhos.

b) Magmáticas intrusivas.

c) Sedimentares em ambientes eólicos.

d) Vulcânicas.

e) Metamórficas de metamorfismo de contacto.

 

. A questão está relacionada à foto da Caverna do Diabo

(SP) apresentada abaixo.

 

 

A ocorrência de cavernas como mostrada no mapa acima

(A) depende da idade e da espessura dos mantos de decomposição de rochas cristalinas, como o granito,pelos lençóis freáticos.

(B) constitui uma anomalia das áreas de escudos cristalinos

e, no Brasil, outras cavernas são encontradas em Minas Gerais e na Bahia.

(C) é resultado da ação abrasiva de aquíferos em áreas com extensas formações de stone-lines a profundidades não superiores a 30/40 metros.

(D) está restrita aos sistemas cársticos que são formados pela dissolução de alguns tipos de rochas,como os calcários, pela água subterrânea.

(E) comprova o predomínio de intemperismo físico provocado pela sazonalidade das amplitudes térmicas no Sul e Sudeste do Brasil.

 

As bacias sedimentares são estruturas geológicas presentes em todos os continentes. Sobre essas estruturas, é correto afirmar que:

A) São formações somente antigas.

B) As bacias são constituídas por rochas magmáticas.

C) São dobramentos antigos originados do entrechoque das massas continentais ancestrais. Essas estruturas foram geradas há várias centenas de milhões de anos ao longo do Pré-Cambriano.                                                                                     

D) As bacias são constituídas por rochas sedimentares e exibem camadas sedimentares superpostas, resultaram da ação destrutiva da erosão sobre os maciços Pré-Cambrianos e da decomposição dos materiais nas áreas rebaixadas.

E) Nas bacias sedimentares, concentram-se os grandes falhamentos da crosta, abalados por movimentos sísmicos e vulcões.

 

Um pesquisador, investigando os principais aspectos do meio natural de uma área semiárida do Nordeste brasileiro defrontou-se com a paisagem fotografada e exposta a seguir.

    

 

Qual deverá ser a denominação que o pesquisador utilizará para definir esses elementos paisagísticos?

a) Inselbergues sedimentares.

b) Matacões.

c) Afloramentos sedimentares.

d) Falhas.

e) Dobras.

 

Sobre as características geológicas, geomorfológicas e pedológicas da Amazônia brasileira e suas influências nas demais características físicas da Região, é correto afirmar que:

A) as cuestas e as chapadas são as feições geomorfológicas predominantes na Região.

B) os terrenos sedimentares de idades geológicas diferentes são predominantes na Amazônia.

C) a elevada profundidade dos solos permite a existência de uma vegetação regional densa e homogênea.

D) a atividade vulcânica ocorrida no Terciário favoreceu o desenvolvimento de solos basálticos de elevada fertilidade.

E) a Região, que se situa entre as placas Nazca e Sul-americana, é limitada, a leste e a oeste, pelas elevadas cadeias de montanhas de origem cenozóica.

 

Você já entrou em uma voçoroca? Pois o Professor Sucupira já, no município de Ribeiro Gonçalves, no Piauí. É um relevo formado por força exógena do relevo que está representada no foto abaixo. Examine-a. Pelos aspectos observados é correto concluir que se trata de um(a):

 

  

 

a) Voçoroca, provocada principalmente pela erosão pluvial.

b) Voçoroca, resultante de erosão eólica.

c) Voçoroca, provoca principalmnete pela erosão fluvial.

d) Voçoroca, relevo degradado pelo intemperismo biológico.

e) Voçoroca  fluvial seca do semiárido nordestino, formada pela ação de geleiras

 

A fotografia a seguir mostra uma rede de drenagem em determinada região brasileira. Observe-a.

 

 

Esse tipo de hidrografia, pelas características observadas, é tipica do seguinte tipo de relevo:

a) paisagens geomorfológicas fluviais apalachianas.

b) planaltos cristalinos.

c) cuestas flúvio-lacustrinas.

d) planicies fluviais.

e) maciços residuais.

 

 A mais recente classificação do relevo brasileiro, proposta por Ross (1989), apresenta três tipos de unidades geomorfológicas: os planaltos, as depressões e as planícies, cada uma delas subdividida em unidades menores. Trata-se de uma classificação que introduz um critério que, nas classificações anteriores, não havia sido considerado ou não tinha um papel relevante. Esse critério é

a) a altitude média predominante.

b) as altitudes máxima e mínima.

c) as bacias hidrográficas e o tipo de drenagem.

d) as atividades econômicas do setor primário.

e) a gênese do relevo.

 

 ... é constituída por uma unidade bem menor do que se pensava alguns anos atrás. Essa planície apresenta cordões mais elevados, margeando o leito do rio e formando diques fluviais recobertos por florestas aluviais. Encontram-se pouco mais afastados extensos trechos baixos e planos, onde se observa maior permanência da água de inundações com vegetação de gramíneas.

(ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995)

O texto descreve:

a) a planície do Pantanal Matogrossense.

b) a planície do rio Araguaia.

c) a planície do rio Amazonas.

d) a planície do rio São Francisco.

e) as planícies costeiras.

 

Sobre os solos, transformações e impactos produzidos pelas atividades humanas, é correto afirmar que

01) o solo se forma sob a ação conjugada de diversos fatores como rocha, clima, organismos, relevo e tempo.

02) na formação do solo a ação de processos físicos, químicos e biológicos não é uniforme ao longo do perfil, distinguindo-se diferentes horizontes.

04) a perda de solos por erosão é um dos mais graves problemas ambientais e o que afeta as maiores extensões de terras agricultáveis. O desmatamento, na zona tropical, é apontado como o principal responsável por esse problema.

08) nas áreas desmatadas com o aumento da infiltração da água no solo, facilitada pela ausência da cobertura, o volume do escoamento superficial é reduzido, mas atua com grande impacto produzindo sulcos e ravinas.

16) as voçorocas são formas erosivas que podem atingir vários metros de profundidade e de largura e centenas de metros de extensão. Podem evoluir a partir de pequenos sulcos, inviabilizando o uso agrícola nas áreas onde ocorrem.

 

 (FUVEST) Da ação de solapamento realizado pelas ondas do mar na costa brasileira resulta uma forma de relevo escarpado, que se apresenta, geralmente, mais vertical nas formações sedimentares que nas cristalinas. São denominadas respectivamente:

a) os tômbolos e restingas.

b) os pães-de-açúcar e barreiras

c) as falésias e fiords

d) os canyons e tômbulos

e) as barreiras e as falésias

 

 Geomorfologicamente a Serra do Mar, que data do Arqueozóico do pré-cambriano, é classificada como:

a) uma escarpa de planalto.

b) um altiplano.

c) uma sucessão de montanhas.

d) uma bacia de sedimentação.

e) um dobramento terciário.

 

Em janeiro de 2010, o Haiti sofreu um terremoto de consequências devastadoras: contaram-se cerca de 212 mil mortos, um milhão de pessoas ficaram desabrigadas e boa parte da capital do país, Porto Príncipe, foi reduzida a escombros. Essa tragédia ocorreu em um país assolado pela miséria e pela fragilidade institucional.

Sobre a história recente do Haiti, considere as seguintes afirmativas:

I Os Estados Unidos invadiram o Haiti em 1915 e permaneceram no país até 1934.

II Em 1957, François Duvalier (Papa Doc) assumiu o poder, apoiado pelos Estados Unidos, e iniciou um amplo processo de desconcentração da propriedade fundiária.

III Durante a década de 1990, o país viveu um curto período de prosperidade, fruto da estabilização política, da democratização e do crescimento das exportações.

IV Em 2004, em meio a um cenário de guerra civil, o Conselho de Segurança da ONU criou uma “força de paz” liderada pelo Brasil para atuar no país.

V O terremoto mobilizou a comunidade internacional no sentido de recuperar a governabilidade do Haiti e tornar o país menos vulnerável às intervenções externas.

Estão corretas as afirmativas:

A I e II, apenas.

B III e IV, apenas.

C II e V, apenas.

D I e IV, apenas.

E II e III, apenas.

 

As terras emersas são constituídas, basicamente, por escudos cristalinos, bacias sedimentares e dobramentos modernos. Sobre bacias sedimentares, analise as seguintes afirmativas.

I. Resultaram da solidificação do material magmático e de sua elevação à superfície.

II. Podem sofrer soerguimentos tectônicos, constituindo baixos planaltos ou platôs.

III. As mais antigas foram consolidadas ao longo das eras Paleozóica e Mesozóica.

IV. São constituídas por rochas metamórficas muito antigas, como os gnaisses. As afirmações corretas são

A) apenas I e II

B) I e III

C) II e III

D) III e IV

E) I, II e IV

 

Assinale a opção correta.

a) O horizonte B incipiente indica ausência dos pigmentos ferruginosos, goethita e hematita, sendo o teor de argila muito maior que o do horizonte suprajacente.

b) O horizonte Glei tem altos teores de bases, principalmente

cálcio. Está associado a regiões com estresse hídrico acentuado; e também rochas ricas em cálcio como basalto e calcário.

c) O horizonte plíntico possui altos teores de matéria orgânica e ocorrem em solos encharcados.

d) O horizonte hístico possui mosqueados vermelhos, indicando redução e oxidação do Ferro.

e) O horizonte B textural é bem mais argiloso do que o horizonte suprajacente A.

 

 Erosão do solo é a perda da camada superficial da litosfera, rica em matéria orgânica, não permitindo o desenvolvimento da vida vegetal.  Quais são osprincipais fatores responsáveis por esse processo?

a) O terraciamento, os desmatamentos desordenados, a prática da agricultura e a desertização.

b) As queimadas, a desertificação, a recomposição de nutrientes e os plantios em curva de nível.

c) O reflorestamento das matas ciliares, a prática da agricultura, a desertização e o controle de pragas.

d) As queimadas, a desertificação, o reflorestamento e o terraciamento.

e) Os desmatamentos desordenados, as queimadas, a desertificação e a prática da agricultura.

 

Um dos principais problemas ambientais das áreas rurais é a questão da erosão dos solos. Sobre esse assunto, é incorreto afirmar que:

A) a erosão independe das condições climáticas ambientais atuais; decorre muito mais da maneira inadequada de o homem utilizar os solos para o plantio.

B) A erosão das encostas é uma decorrência da declividade; ou seja, quanto maior a declividade da encosta, maior a ação erosiva das águas pluviais.

C) A erosão eólica intensifica-se nos ambientes arenosos e submetidos a um baixo teor de umidade relativa do ar.

D) O horizonte A dos solos é o que sofre os maiores efeitos da erosão laminar.

E) As voçorocas são exemplos de erosão acelerada dos solos provocada, indiretamente, pelas ações incorretas do homem sobre o solo.

 

As afirmativas a seguir referem-se a algumas características do relevo do mundo.

  • As cadeias de montanhas apresentam estruturas muito variadas, resultantes de diferentes condições dos processos que lhes deram origem.
  • As condições climáticas ambientais exercem influências sobre o relevo, mas  este, por sua vez, influencia no clima e, através dele, em  outros componentes ambientais.
  • Os problemas enfrentados pelas rodovias e ferrovias no mundo variam bastante de acordo com os compartimentos de relevo por elas atravessados.
  • Nas áreas de colisão de placas litosféricas continentais verificam-se as áreas tectonicamente estáveis e relevos planos, do tipo “superfície de erosão”.
  • Nas planícies fluviais, os processos erosivos sempre superam os processos morfogenéticos deposicionais, como por exemplo nas planícies do Mississipi e do Amazonas.

Estão corretas apenas:

  • 1, 2 e 3
  • 2, 3 e 4
  • 1, 4 e 5
  • 3, 4 e 5
  • 1, 2, 3 e 5

 

As rochas metamórficas ocupam extensas áreas no território brasileiro. Algumas delas são intensamente utilizadas pelas atividades mineradoras. Essas rochas são:

  • formadas a partir do resfriamento lento do material magmático em áreas profundas da crosta terrestre.
  • originadas pela decomposição de rochas pré-existentes, como por exemplo o mármore e o quartzito.
  • aquelas que resultam de profundas modificações sofridas por rochas pré-existentes, devido principalmente às bruscas variações de temperatura e pressão.
  • originadas pela ação do intemperismo químico e biológico em rochas graníticas .
  • formadas pela  precipitação de determinados compostos químicos, tais como carbonatos e sílica.
  •  
  •  

Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

TIPO DE ROCHA CARACTERÍSTICAS GERAIS

1. Granito ( ) É uma das rochas ígneas extrusivas mais comuns; possui cor escura e se solidifica a

                  pouca profundidade.

2. Basalto ( ) Trata-se de uma rocha que resultou da metamorfização do arenito.

3. Arenito ( ) É uma rocha sedimentar de origem, principalmente, química; possui carbonato de cálcio.

4. Calcário ( ) Essa rocha originou-se em áreas profundas da crosta, a partir do resfriamento lento do

                     material magmático; é encontrada em amplos trechos do território pernambucano.

5. Quartzito ( ) É uma rocha sedimentar clástica e coerente, que resultou da consolidação das areias; é

                    encontrada nos recifes do litoral pernambucano.

A seqüência CORRETA é

  • A) 5-2-1-4-3. B) 4-5-2-1-3. C) 5-3-2-4-1. D) 3-5-1-4-2. E) 2-5-4-1-3.

 

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

  • Atmosfera

 

Observe a gravura e, de acordo com o texto hipotético, julgue os itens abaixo e marque a alternativa CORRETA

 

 

 

Os professores, Sucupira e Junior, de Geografia do Pré- Militar Tamandaré, em uma a explicativa e expositiva, ensina aos seus alunos um tipo de precipitação que ocorre quando os ventos úmidos se elevam e se resfriam pelo encontro de uma barreira montanhosa, como é normal nas encostas voltadas para o mar.

Esses tipos de precipitações são também chamados de chuvas de serra, ou ainda, chuvas de relevo. Esse é um exemplo de:

A) Chuvas Frontais;

B) Chuvas Medianas Equidistantes;

C) Chuvas de Convecção;

D) Chuvas Concavas Precipitualis Plumbias;

E) Chuvas Orográficas.

 

A seguir, indique a opção correta correspondente.

 

I. La Niña é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado

por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes

médias.

II. Amplitude térmica é a diferença entre as temperaturas extremas observadas em um dado período (dia, mês etc.).

III. A isoterma relativa à temperatura mais elevada é denominada de equador térmico.

IV. El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado

por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes

médias.

a) Apenas I, II e III estão corretas.

b) Todas estão corretas.

c) Apenas I e IV estão corretas.

d) Apenas II e IV estão corretas.

e) Apenas II, III e IV estão corretas.

 

“Tudo que existe na Terra é atualmente influenciado pela atividade humana”.

LIPIETZ, A. Green Hopes – the future of political ecology. Cambridge: Polity Press. 1995.

Considerando a frase acima e a questão ambiental contemporânea, assinale a afirmativa correta:

A) A persistência da pobreza e das crises ecológicas está relacionada diretamente com a escassez de recursos naturais.

B) A preservação ambiental envolve interesses políticos, econômicos e culturais de diferentes grupos sociais e econômicos.

C) A preservação ambiental só poderá ser conquistada com a diminuição da atividade humana.

D) O futuro do planeta depende da capacidade de se preservar as áreas da natureza que não foram contaminadas pelo homem.

exercicos proposto

89.   A diversidade climática da Terra se traduz em uma ampla gama de tipos de solos e de paisagens vegetais, de aspecto geral contínuo, assinalando as áreas de abrangência dos biomas. [...] As temperaturas médias e a amplitude térmica, a pluviosidade média e a distribuição das chuvas definem limites naturais à expansão das espécies e, portanto, são elementos fundamentais à compreensão dos grandes domínios fitogeográficos do                                       (MAGNOLI; ARAÚJO, 2000. p. 63).

A leitura do texto, a análise da ilustração e os conhecimentos sobre as interrelaçõesentre o clima e a vegetação e a distribuição das grandes paisagens vegetais do planeta permitem afirmar:

(  ) A disposição dos grandes domínios climáticos e suas repercussões sobre a vegetação expressam o efeito da zonalidade na distribuição geográfica das espécies do planeta.

(  ) Temperaturas superiores a 24ºC e precipitações anuais acima de 2000mm caracterizam os ambientes quentes e superúmidos nas baixas latitudes, onde predominam as formações arbóreas do tipo latifoliada.

(   ) O ambiente desértico e as formações vegetais do tipo “tundra” compartilham níveis baixos de chuvas, mas distinguem-se completamente em relação às médias térmicas e à posição zonal.

(  ) As formações vegetais do tipo “decíduas” localizam-se nas áreas de transição entre os domínios temperado e polar, sendo a sua principal característica a perenização de suas folhas, face aos altos índices térmicos e pluviais.

(   ) A floresta boreal de coníferas — ou taiga — é encontrada principalmente no Hemisfério Sul devido à posição longitudinal dos continentes, onde apresentam maior continuidade espacial na faixa de transição entre os climas polar e tropical.

(  ) O Brasil, além de ser auto-suficiente em trigo, constitui referência internacional no processo de produção agrícola. devido aos baixos custos e ao alto poder financeiro dos produtores.

(    ) Os municípios que mais desmatam na Amazônia Legal são também os que mais registram trabalho escravo e violência no campo, assim como o avanço da pecuária na região acompanha o ritmo da derrubada das árvores.

 

El niño e la niña são dois fenômenos ligados ao aquecimento e resfriamento das águas do oceano Pacífico na sua parte tropical. A respeito deles, é correto afirmar que:

(A) el niño liga-se ao resfriamento das águas oceânicas, ao passo que la niña diz respeito ao aquecimento dessas águas; a cada três anos, primeiro ocorre el niño e em seguida sempre ocorrerá la niña.

(B) o fenômeno la niña, de aquecimento das águas oceânicas, apesar de descoberto depois do el niño, sempre ocorre antes deste.

(C) el niño liga-se ao aquecimento das águas oceânicas e La niña diz respeito ao esfriamento dessas águas; a cada trêsanos, primeiro ocorre el niño e em seguida pode ou nãoocorrer la niña.

(D) ambos os fenômenos dizem respeito ao aquecimento e posterior resfriamento das águas oceânicas; a diferença é que el niño ocorre nas proximidades do Peru e la niña na parte do oceano Pacífico que banha a América Central.

(E) el niño é o aquecimento das águas oceânicas nas proximidades da Oceania, enquando que la niña é o resfriamento das águas oceânicas nas proximidades do Peru.

 

Uma parcela considerável do Sertão nordestino, ou seja, de uma área submetida aos climas semi-áridos, apresenta um regime de chuvas convectivas, que se concentram no período verão-outono. Qual o sistema atmosférico que é o principal responsável por esse regime pluviométrico?

A) Convergência do Atlântico Sul

B) Zona de Convergência Intertropical

C) Ondas de Leste

D) Vórtices Anticiclônicos

E) Frente Polar Atlântica

 

A imagem de satélite a seguir mostra a ação de um importante sistema atmosférico que age sobre o

Brasil e que está indicado pela seta. Assinale-o.

 

 

A) Convergência Intertropical

B) Ciclone Extratropical

C) Massa Equatorial Continental

D) Frente Polar Atlântica

E) Onda de Leste.

 

Sobre os fatores e processos que condicionam o clima, assinale o que for correto.

01) O principal fator de diferenciação das zonas climáticas (polar, temperada e tropical) é a variação longitudinal que condiciona a quantidade de radiação solar recebida pela superfície.

02) Quanto maior é a altitude, o ar se torna mais rarefeito, com uma maior concentração de gases, o que gera uma diminuição da umidade e um aumento da temperatura.

04) A maior concentração de terras emersas ocorre no hemisfério norte o que reduz, de maneira geral, as oscilações térmicas, comparando-se com o que ocorre no hemisfério sul.

08) O planeta Terra não é aquecido uniformemente, tanto ao longo da sua superfície quanto ao longo do tempo

(ano), e isto condiciona a circulação atmosférica com a produção de centros de alta e de baixa pressão, que se alteram continuadamente.

16) Os principais tipos de chuva são: frontal, orográfica e convecção. A chuva orográfica é produzida pelo efeito do relevo, que obriga a massa de ar a se elevar, quando barrada por ele. É uma chuva, em geral, localizada, intermitente e fina.

 

Observe atentamente os três diferentes climogramas que relacionam temperatura (oC) e pluviosidade (mm) e identifique o clima a que cada um deles se refere.

 

A 1-Tropical, 2-Equatorial e 3-Mediterrâneo

B 1- Mediterrâneo, 2-Equatorial e 3-Semiárido

C 1- Semiárido, 2-Tropical e 3-Árido

D 1- Mediterrâneo, 2- Temperado e 3- Árido

E 1- Tropical, 2- Equatorial e 3-Semiárido

 

Associe os fenômenos climáticos citados na coluna 1 às suas respectivas características descritas na coluna 2.

Coluna 1

(1) El Niño

(2) Circulação geral da atmosfera

(3) Monções

(4) Alísios

(5) Contra-alísios

Coluna 2

( ) Ventos que se deslocam das áreas de alta pressão localizadas nos trópicos para as zonas de baixa pressão do Equador. Tais ventos são de nordeste no hemisfério norte e de sudeste no hemisfério sul; na sua zona de convergência são responsáveis pelos maiores índices pluviométricos do planeta.

( ) Mecanismo global proveniente do aquecimento desigual da superfície terrestre através do qual o calor é distribuído pelo planeta e possibilita a formação das grandes zonas climática.

( ) Ventos secos que perderam umidade e se aqueceram na zona equatorial, de onde retornam aos trópicos, latitude na qual contribuem para a formação da maioria dos grandes desertos do planeta.

( ) Aquecimento das águas do Pacífico Sul, de causas ainda não conhecidas, com consequências globais ao provocar seca em algumas regiões do planeta e precipitações excessivas em outras.

( ) Ventos sazonais que mudam de direção em função da alternância entre as áreas de alta e de baixa pressão atmosférica (continental e oceânica) e definem uma estaçã seca e outra chuvosa em grandes regiões tropicais e subtropicais do planeta.

A sequência correta da enumeração é

a) 4 2 5 1 3

b) 3 2 1 5 4

c) 2 1 3 5 4

d) 5 2 4 1 3

e) 1 3 2 4 5

 

A figura a seguir representa, de maneira bastante esquemática, o seguinte fato geográfico:

 

  • chuva orográfica.
  • destruição de florestas de coníferas.
  • chuva frontal.
  • formação de granizo.
  • chuva convectiva.
  •  

Leia a notícia a seguir, divulgada em importante jornal brasileiro.

“Organizações não-governamentais lançaram um apelo por doações de comida e remédios para o sul da Ásia, onde, pelo menos, 250 pessoas morreram nos últimos 11 dias, devido às chuvas torrenciais que atingem países, como Índia, Nepal e Bangladesh, no período que vai de junho a setembro. Cerca de 10 milhões de pessoas estão desabrigadas e, ao todo, 35 milhões foram afetados pelo que seria uma das piores enchentes da Região.”

(Folha de São Paulo, 05/08/2007)

Assinale o fenômeno climático responsável pelo fato descrito nessa notícia.

A) Alísios do sul.     C) Brisas do Oceano Índico.                   E) Monções de verão.

B) “El Niño”.           D) “La Niña”.

  •  
  •  

 

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

  • HIDROSFERA

 

A Ilha do Mel, visualizada na imagem, situa-se na região de Paranaguá, cidade do litoral paranaense que comporta um importante porto. No local predomina o tipo geográfico:

a) Península – porção de terra quase toda circundada por água, mas que ainda está ligada ao continente por uma faixa estreita de terra chamada istmo.

b) Delta – depósito sedimentar aluvial formado por um curso fluvial desembocando em um corpo de água mais ou menos calmo (lago, laguna, mar, oceano ou outro rio), cuja porção subaérea apresenta-se em planta com formas triangular, lobada, digitada etc.

c) Estuário – parte terminal de um rio ou lagoa em que o fluxo e o refluxo das marés provocam variações na salinidade da água, no pH, na temperatura, na velocidade das correntes, dinâmica que associada à vegetação proporciona exuberante fauna.

d) Falésia – forma geográfica do litoral caracterizada pelo encontro da terra com o mar, formando escarpas, geralmente constituídas de camadas sedimentares ou vulcano-sedimentares, acompanhando a linha costeira.

e) Estreito – canal de água que une dois corpos aquosos (oceanos, mares) e separa duas massas de terra.

 

Observe a figura e assinale a alternativa correta sobre o processo de obtenção de energia elétrica pelo represamento de águas.

 

a) A água de uma barragem desliza num plano reto, fazendo movimentar as turbinas, que por sua vez operam os geradores de correntes eletromagnéticas. Como a energia gerada depende da massa de água represada, as barragens têm de estar no mesmo nível topográfico das turbinas e geradores.

b) O método de transformar energia potencial em elétrica é pouco eficiente na obtenção de energia renovável por meio de usinas hidroelétricas, mas a opção por esse tipo de extração acontece porque as construções de barragens, na maioria das vezes, são pouco problemáticas do ponto de vista ambiental e social.

c) O conhecimento da vazão da água dos rios é o único mecanismo pelo qual um projeto de construção de barragens passa a ser elaborado e se estrutura, tanto para a geração de energia elétrica como para o funcionamento de reservatórios de água para a irrigação.

d) A energia elétrica obtida pelo represamento de águas por meio de construção de barragens é considerada uma das mais baratas de todas as fontes existentes e o processo de planejamento, construção e exploração dessa energia, um dos mais seguros.

e) A quantidade de energia possível de ser obtida pelo uso da biomassa de uma área a ser inundada é inferior àquela gerada pela usina e é por isso que quando a exploração energética se dá por meio da construção de barragens, os custos ambientais e econômicos são menores nesta opção.

 

(UFC – 2010) A água constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta. Com relação a esse elemento, assinale a alternativa correta.

A) A água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, e pelos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.

B) Desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição, têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários.

C) A água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica assegurando a sustentabilidade do meio ambiente local.

D) O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características geológicas dominantes.

E) A diminuição da chuva no Brasil tem sido o maior problema ligado à falta de água para abastecer as cidades.

 

“Há na superfície oceânica uma corrente que transporta águas quentes e salinas para o nordeste do Atlântico. O calor que ela libera para a atmosfera aquece a Europa ocidental, constituindo

fundamental importância para o andamento do tempo naquele continente. Perdendo calor, a água se esfria, mistura-se com as águas mais frias de origem ártica e se torna tão densa que acaba afundando...”

Esse texto está se referindo à

A) Contra-Corrente Sul-Equatorial.

B) Corrente Kuro Sivo.

C) Corrente “El Niño Atlântico”.

D) Corrente do Golfo.

E) Corrente Quente do Brasil.

 

Quando a maior parte do volume das águas depende do derretimento de geleiras ou do degelo de picos nevados, o rio se encontra na categoria

a) arréica.

b) exorréica.

c) jusante.

d) montante.

e) nival.

 

Referindo-se aos impactos das atividades antrópicas sobre os recursos hídricos - as extrações desmedidas dos corpos de água e a contaminação são os dois grandes problemas que tem ocupado as atenções dos governos nas últimas décadas.

TEIXEIRA, Wilson et al organizadores. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Texto, 2000. p.427

Observando o texto, marque a alternativa que justifica a atenção dos governos e representa uma grande preocupação com a escassez da água como recurso hídrico no planeta.

(A) O abastecimento de água em áreas metropolitanas, não tem exigido grandes alterações e nem comprometimentos dos recursos hídricos, mesmo que os rios sirvam para lançamentos de esgotos urbanos, de lixos e efluentes agro-industriais, pois são realizados muitos projetos e programas de recuperação ambiental com aplicação de altas tecnologias com capacidade de devolver aos rios a qualidade original de suas águas.

(B) Apesar dos rios, em áreas metropolitanas, tradicionalmente servirem de receptores de grandes quantidades de esgotos urbanos, lixos e efluentes agroindustriais, os mesmos não sofrem significativas alterações, pois independente do nível de contaminação, os rios são capazes de degradarem seus contaminantes e de restituírem seu equilíbrio normal.

(C) O abastecimento de água em áreas metropolitanas, exige que a água seja trazida de regiões cada vez mais distantes, onerando e comprometendo os recursos hídricos. Ao mesmo tempo os rios estão servindo de receptores de esgotos urbanos, lixos e efluentes agroindustriais. Deste modo em várias regiões o meio ambiente tem sido incapaz de degradar estes contaminantes e de restituir seu equilíbrio normal.

(D) Apesar dos rios, em áreas metropolitanas, tradicionalmente servirem de receptores de grandes quantidades de esgotos urbanos, lixos e efluentes agroindustriais, os mesmos não sofrem significativas alterações e não apresentam altos níveis de contaminação, devido à grande capacidade natural de descontaminação.

 

))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

  • BIOSFERA

 

20. O termo Biosfera começou a ser empregado por volta de 1920. A palavra é formada por Bio = vida e esfera = camada, espaço, esfera. Sendo assim, podemos concluir que a biosfera é o espaço que possui vida na Terra. Esse termo está relacionado aos componentes abióticos do nosso planeta. A esse respeito analise as assertivas abaixo, classificando-as em VERDADEIRAS ou FALSAS.

I. Hidrosfera: espaço ocupado por água (hidro). Os oceanos, mares, lagos e rios ocupam ¼ da Terra. Abaixo do solo temos

os lençóis freáticos que estão localizados desde poucos a milhares de metros subterrâneos.

II. Litosfera: espaço formado por solo, rochas (litos). É formada por uma grande variedade de rochas que em sua maioria está

coberta por solo e outros depósitos de sedimentação.

III. Atmosfera: espaço formado por gás (atmos). É constituída por nitrogênio (78%), oxigênio (21%), gás carbônico (0,03%),

gases nobres e vapor d´água. Sendo assim, podemos afirmar que:

a) Apenas I e II estão corretas.

b) Apenas II e III estão corretas.

c) Apenas I e III estão corretas.

d) Todas estão incorretas.

e) Todas estão corretas.

 

Os desertos são áreas de clima árido, com forte escassez de precipitação e, por isso, com tendência à inospitabilidade humana. Sobre esse tipo de paisagem, assinale a opção CORRETA.

(A) Essas paisagens estão localizadas no globo exclusivamente entre as latitudes de 05°30’43” e 23°27’30” de cada hemisfério.

(B) Um deserto quente se caracteriza pelas suas elevadas temperaturas diuturnas durante todo o ano e está localizado nas latitudes baixas.

(C) Um deserto frio apresenta temperatura média anual abaixo de 18°C e possui essa característica, porque se localiza entre 40° a 60° de latitude.

(D) Os desertos são áreas dominadas por baixas pressões atmosféricas, pouca movimentação dos ventos e grande rarefação de vida.

(E) A maioria dos desertos já foram inóspitos; contudo, as tecnologias atuais e a corrida pelas riquezas naturais dessas paisagens transformaram-nos em áreas densamente povoadas.

 

Os desmatamentos provocam diversos impactos ambientais, dentre os quais podem ser mencionados os seguintes,

EXCETO.

A) Decréscimo considerável do assoreamento dos rios e riachos, com prejuízos sérios à fauna local.

B) Aumento da emissão de gases do chamado “efeito estufa”.

C) Diminuição da biodiversidade.

D) Aceleração dos processos erosivos dos solos.

E) Alterações locais do ciclo hidrológico.

 

Desde a década de 80 do século passado, o termo “biodiversidade” adquiriu um amplo uso na Geografia e no movimento ambientalista mundial. Sobre esse tema, NÃO é correto afirmar que

A) a biodiversidade refere-se, exclusivamente, ao número de diferentes categorias biológicas de uma dada região.

B) a biodiversidade pode ser entendida como a medida da diversidade relativa entre organismos presentes em vários ecossistemas.

C) a biodiversidade é um sistema em constante evolução, sobretudo no que se refere às espécies; a biodiversidade verificada na superfície terrestre é mais significativa nos espaços geográficos tropicais.

D) quanto maior a latitude, menor a biodiversidade verificada na superfície terrestre.

E) a proteção da biodiversidade assume, também, um caráter econômico, pois se trata de uma das maiores riquezas do planeta.

 

O recorde de aumento do desmatamento da Floresta Amazônica nos últimos quatro meses nos desafia a buscar respostas e responsabilidades. Depois de quatro anos da festejada queda no desmatamento, amargamos esta notícia dramática. A perda de sete mil quilômetros quadrados de floresta no segundo semestre de 2007 não é mais que a mostra visível das conseqüências de um modelo de crescimento ancorado nos monocultivos que busca alcançar recordes exportadores de soja, carne e outros produtos com preços conjunturalmente altos no mercado internacional. Se olharmos os dados dos estados onde se desmatou, veremos que Mato Grosso, campeão da produção de soja, foi o que mais desmatou (53,7% do total) seguido de Pará (17,8%) e de Rondônia (16%). (www.ecoagencia.com.br. Acessado em 08.02.2008.)

Com base nessa reportagem, analise os itens seguintes.

I. Perda de produtividade e mudanças no regime hidrológico.

II. Aumento das precipitações e crescimento das espécies higrófilas.

III. Perda da biodiversidade e emissões de gases do efeito estufa.

IV. Diminuição da biodiversidade e aumento da fertilidade e produtividade do solo.

Os itens que apresentam os impactos do processo de desmatamento na Amazônia são

(A) I e II.

(B) I e III.

(C) II e III.

(D) II e IV.

(E) III e IV.

 

“Tudo que existe na Terra é atualmente influenciado pela atividade humana”.

LIPIETZ, A. Green Hopes – the future of political ecology. Cambridge: Polity Press. 1995.

Considerando a frase acima e a questão ambiental contemporânea, assinale a afirmativa correta:

A) A persistência da pobreza e das crises ecológicas está relacionada diretamente com a escassez de recursos naturais.

B) A preservação ambiental envolve interesses políticos, econômicos e culturais de diferentes grupos sociais e econômicos.

C) A preservação ambiental só poderá ser conquistada com a diminuição da atividade humana.

D) O futuro do planeta depende da capacidade de se preservar as áreas da natureza que não foram contaminadas pelo homem.

 

De que importantes formações vegetais encontradas em algumas regiões do planeta trata o texto a seguir?

“Essas formações vegetais ocorrem na Europa Central e Ocidental, nas porções oriental e ocidental dos Estados Unidos e do Canadá e no Extremo Oriente, são constituídas quase sempre por árvores caducifólias e apresentam uma baixa densidade botânica e certa homogeneidade. Estão em grande parte destruídas pelo homem, de vez que se encontram em áreas mais densamente povoadas e onde houve maior desenvolvimento econômico. Grande parte da superfície ocupada por elas foi substituída pelas atividades agrícolas e pecuárias ou as próprias cidades por elas se expandiram.”

(Adaptado de ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia Econômica.)

 

A) Savanas e Estepes

B) Florestas Temperadas e Subtropicais

C) Estepes e Campos

D) Campos e Savanas

E) Florestas Temperadas e Estepes

 

Nestas áreas os rios geralmente congelam no inverno e com a primavera vem o degelo. A vegetação perde suas folhas no inverno para retornarem na primavera. Quase dois terços da população mundial ocupam estas regiões e com isso, as alterações feitas no meio natural foram e continuam sendo significativas.

Com base nos conhecimentos sobre o tema As Grandes Paisagens Naturais, é correto afirmar que o texto acima corresponde às regiões

a) tropicais.

b) intertropicais.

c) temperadas.

d) de tundra.

e) equatoriais.

 

Esse bioma originalmente ocorre em áreas de baixas latitudes e é caracterizado como um domínio florestado, perene, intensamente estratificado e com bastante adensamento em sua formação vegetal. Isso ocorre em virtude do clima quente e úmido, ocasionando uma intensa heterogeneidade de espécies, tanto vegetais quanto animais.

O texto refere-se às

a) Florestas de Coníferas.

b) Florestas Temperadas Decíduas.

c) Florestas Latifoliadas.

d) Florestas Boreais.

e) Savanas Tropicais.

 

Considere as afirmações seguintes que exemplificam como os domínios naturais fazem parte dos fatores que explicam a distribuição da população humana pelo planeta.

I. Os domínios da Taiga na América do Norte e na Eurásia se configuram como vazios demográficos.

II. Por apresentar uma grande quantidade de recursos naturais, as Florestas Pluviais Tropicais sempre despertaram interesses econômicos e, como conseqüência, em escala global, todos esses domínios apresentam densidades demográficas elevadas.

III. Os domínios das Pradarias são ecossistemas que apresentam solos extremamente, e naturalmente, férteis, atraindo e garantindo uma grande concentração populacional, em virtude do atual desenvolvimento do agronegócio.

Então:

a) apenas I está correta.

b) apenas I e II estão corretas.

c) apenas I e III estão corretas.

d) apenas II e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

 

Sobre um mapa, com escala 1:750.000, um geógrafo demarca uma

reserva florestal com formato de um quadrado, apresentando 8 cm de

lado. A área da reserva florestal medirá, na realidade,

a) 3,6 km2.

b) 36 km2.

c) 360 km2.

d) 3.600 km2.

e) 36.000 km2.

 

Fonte do documento: http://www.colegioisa.com.br/wp-content/uploads/2012/02/APOSTILA-DE-GEOGRAFIA-COPERNICO.doc

Site para visitar: http://www.colegioisa.com.br/

Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto

Google Palavras-chave: Apostila de geografia Tipo de Arquivo: doc

Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.

 

Apostila de geografia

 

Se você quer encontrar rapidamente as páginas relacionadas a um tópico específico, como xx usando o seguinte motor de busca:

 

 

 

Visite a página principal

 

 

 

 

Apostila de geografia

 

 

Por favor, visite índice inicial de todos os temas, graças

 

Termos de uso ea política de privacidade e condições de utilização

 

 

 

Apostila de geografia