Cartografia resumo

 


 

Cartografia resumo

 

Ajude-nos a deixar-nos saber Larapedia.com relatou a um amigo / amiga ou relatar nosso site fórum sobre seu blog ou bookmarks sociais como o Facebook eTwitter, graças

 

Los siguientes textos son propiedad de sus respectivos autores y les damos las gracias por la oportunidad que nos brindan para presentar gratis a estudiantes, profesores y usuarios de la Web para sus textos ilustrativos con fines educativos y científicos.

 

 

 

La información en la medicina y la salud en este sitio es de carácter general y para propósitos informativos solamente y por lo tanto no puede sustituir en ningún caso el consejo de un médico (o una persona legalmente autorizada para la profesión).

 

 

 

 

 

Cartografia resumo

 

CARTOGRAFIA

 

Resumo: tem por objetivo ajudar na compreensão de mapas e suas escalas, bem como o porque de haver mudança de horários em todo mundo, mostrando um pouco sobre as coordenadas geográficas do nosso planeta.

 

REPRESENTAÇÃO DA TERRA

  1. INTRODUÇÃO:  Desde o começo da humanidade, tinha a necessidade de traçar rotas comerciais, rotas de navegação, e daí em diante as necessidades iam aumentando. Por isso, a localização dos fenômenos geográficos sempre foi uma verdadeira necessidade ao homem. Daí entra a cartografia.

 

  1. CONCEITO DE CARTOGRAFIA: é a ciência que trata da representação total ou parcial da superfície terrestre através de globos e mapas.

 

REPRESENTAÇÃO DA TERRA

  1. GLOBO TERRESTRE: constituem a mais perfeita representação da Terra. Sendo esféricos, nos dão uma idéia bastante aproximada na realidade. Por outro lado, os globos apresentam alguns inconvenientes, como: dimensões geralmente reduzidas, omissão de detalhes, custo elevado e difícil manuseio, etc.
  2. MAPA: são superfícies planas onde a esfera terrestre se acha total ou parcialmente representada.

 

ELEMENTOS DE UM MAPA

  1. Titulo – Arte – Fonte – Símbolos – Legenda – Escala

 

  1. Convenções e legenda: corresponde a técnicas utilizadas convencionalmente pelos cartógrafos para se representarem, em um mapa, os fenômenos gráficos.
  2. Gradação de Cores: permite representar as altitudes, por meio de diferentes cores:
  3. Cores Planimétricas: preto, vermelho, azul e verde, são empregados para representar aspectos físicos da superfície terrestre.
  4. Cores Altimétricas: utilizadas para representar altitude ou profundidade, podem ser hipsométricas (cotas positivas) e batimétricas (abaixo do nível do mar).
  5. Curvas de Nível: são linhas que em um mapa unem pontos de igual altitude. A distância entre as curvas de nível, indica-nos o grau de declividade (suave- linhas distanciadas, acentuada- linhas próximas umas das outras).

 

ESCALA

  1. CONCEITO:  é a relação entre as dimensões apresentadas em um mapa e seus valores reais correspondentes no terreno

 

  1. TIPOS DE ESCALA

Numérica: é expressa através de uma razão (1:1.000.000) ou de uma proporção (1/1.000.000)

Gráfica: É expressa através de um gráfico que já vem dividido em certa quantidade de quilômetros. Exemplo: [------100------200------300m] a cada parte do mapa é equivalente a 100m no espaço representado.

 

 

 

 

Tipos de escala segundo a sua finalidade

Categoria

Escala

Finalidade do Mapa

Grande

De 1:50 a 1:20.000

Plantas e projetos

Média

De 1:25.000 a 1:250.000

Mapas topográficos

Pequena

Acima de 1:250.000

Mapas e Atlas geográficos

 

PROBLEMA

  1. Em geral eles se referem a três elementos: 

E=escala;

DR=distancia da realidade;

DM= distancia do mapa.

Conhecendo-se dois termos desses elementos, o terceiro pode ser calculado usando as seguintes fórmulas:

 

 

 


OBS: QUANTO MAIOR FOR A ESCALA – MAIOR É A RIQUEZA DE DETALHES – MENOR É O DENOMINADOR

 

Lembre-se: Das linhas:

Tipos             Unem pontos igual

isoalinas                   salinidade

isóbaras                    pressão atmosférica

isóbatas                    profundidade

isóclinas                   inclinação

isoietas                      pluviosidade

isoípsas                     altitude

isotermas                  temperatura

 

  1. PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS: consiste em projetar a rede de paralelos e meridianos da Terra sobre um plano, ou seja, é a técnica que permite a representação de uma superfície esférica (a Terra) numa superfície plana (o mapa).

 

  1. De acordo com as propriedades geométricas apresentadas na relação globo-mapa, as projeções podem ser conformes, equivalentes ou eqüidistantes. Dependendo da figura geométrica empregada em sua construção podem ser: cilíndricas, cônicas e azimutal.

 

a) Quanto à situação da superfície de projeção:

  1. Cilíndricas: baseada na projeção dos paralelos e meridianos em um cilindro envolvente, o qual é posteriormente planificado. Com paralelos e meridianos retos, serve apenas para representar as regiões de baixas latitudes, já que deforma e exagera as regiões polares.
  2. Cônicas: Com meridianos retos e paralelos curvos e com deformações nas altas latitudes, é usada para representar as médias latitudes.
  3. Polares ou Azimutais: com os meridianos retos e os paralelos em círculos concêntricos, representa sem deformações as regiões de altas latitudes.

 

  1. b) Quanto às propriedades:
  2. Eqüidistantes: não apresenta deformações lineares;
  3. Equivalentes: não deforma as áreas;
  4. Conformes: não deforma os ângulos;
  5. Afiláticas: denominada de arbitrária: não possui nenhuma das propriedades anteriores.
  6. c) Quanto a situação do ponto de vista:
  7. Gnomônica: Ponto de vista no centro da Terra;
  8. Estereográfica: ponto de vista na superfície da Terra;
  9. Ortográfica: ponto de vista no infinito

 

MERCATOR

Caracteristicas: Nesta projeção os meridianos e os paralelos são linhas retas que se cortam em ângulos retos. Corresponde a um tipo cilíndrico pouco modificado. Nela as regiões polares aparecem muito exageradas

 

PETER

  1. Caracteristicas: As retas perpendiculares aos paralelos e as linhas meridianas têm intervalos menores, resultando na representação das massas continentais, um significativo achatamento no sentido Leste-Oeste e a deformação no sentido Norte-Sul, na faixa compreendida entre os paralelos 60o Norte e Sul, e acima destes até os pólos, a impressão de alongamento da Terra.

 

EXERCICIO

 

1. Em um mapa construído na escala de 1:1.250.000, a distância em linha reta entre Porto Alegre e Veranópolis - a campeã da longevidade - é de 10 cm. Qual a distância real aproximada entre as duas cidades?

 

 

2. A distância real entre São Francisco e Nova York é de 4.200km. A distância sobre a carta é de 105mm. Com base nestes dados, assinale a alternativa que indica corretamente a escala deste mapa.

a) 1 : 400.000

b) 1 : 4200.000

c) 1 : 10.500.000

d) 1 : 40.000.000

e) 1 : 105.000.000

 

3. Num mapa de escala 1:750.000, duas cidades distam 14 cm uma da outra. Qual a escala aproximada de outro mapa em que essas duas cidades estivessem a 32 cm uma da outra?

 

4. (UESPI – 96) Considere dois mapas do Brasil, sendo que:

Mapa A: escala – 1:10.000.000

Mapa B: escala – 1:50.000.000

Quais dos mapas abaixo tem maior escala?

 

Fonte do documento: http://www.colegioisa.com.br/wp-content/uploads/2013/01/CARTOGRAFIA.doc

Site para visitar: http://www.colegioisa.com.br/

Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto

Google Palavras-chave: Cartografia resumo Tipo de Arquivo: doc

Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.

 

Cartografia resumo

 

Se você quer encontrar rapidamente as páginas relacionadas a um tópico específico, como xx usando o seguinte motor de busca:

 

 

 

Visite a página principal

 

 

 

 

Cartografia resumo

 

 

Por favor, visite índice inicial de todos os temas, graças

 

Termos de uso ea política de privacidade e condições de utilização

 

 

 

Cartografia resumo