O que é DNS na internet resumo

 

 

 

O que é DNS na internet resumo

 

Ajude-nos a deixar-nos saber Larapedia.com relatou a um amigo / amiga ou relatar nosso site fórum sobre seu blog ou bookmarks sociais como o Facebook eTwitter, graças

 

Los siguientes textos son propiedad de sus respectivos autores y les damos las gracias por la oportunidad que nos brindan para presentar gratis a estudiantes, profesores y usuarios de la Web para sus textos ilustrativos con fines educativos y científicos.

 

 

 

La información en la medicina y la salud en este sitio es de carácter general y para propósitos informativos solamente y por lo tanto no puede sustituir en ningún caso el consejo de un médico (o una persona legalmente autorizada para la profesión).

 

 

 

 

 

O que é DNS na internet resumo

DNS

 

O que é mais fácil usar ao referenciar um computador na Internet,um número, tal como 143.54.1.20, ou um nome, tal como penta.ufrgs.br ??
Sua resposta:
Nome
Número

O Domain Name System (DNS) é um sistema de banco de dados distribuído não genérico usado pelas aplicações Internet, pricipalmente, para conversão de um nome de máquina para seu endereço IP e também usado pelos programas que tratam correio eletrônico para pesquisar a máquina de recebe correio para determinado domínio. Antes de uma aplicação Internet, tais como um browser WWW ou um cliente FTP, abrir uma conexão com a máquina remota, um servidor de nomes DNS é consultado para a obtenção do seu endereço IP associado, caso o usuário use o seu nome na Internet.

No ínicio da Internet, quando era chamada de Arpanet, a conversão entre o nome da máquina e o seu IP era realizada usando-se um arquivo denominado de hosts.txt. Os administradores enviavam via e-mail as alterações dos seus domínios e buscavam via FTP tal arquivo para atualizar-se.

Com o crescimento da Internet tal mecanismo tornou-se completamente inviável, surgindo o DNS, um sistema descentralizado, fornecendo as características necessárias em relação aos problemas de carga gerada no tráfego na rede, de colisão de nomes e de consistência dos dados.

O nome é formado por uma hierarquia de nomes que possui no primeiro nível referência de tipos de organizações nos Estados Unidos e as siglas dos países.
O primeiro nível dentro dos Estados Unidos possui as seguintes siglas:

 

  • edu: instituições educacionias;
  • com: organizações comerciais;
  • gov: instituições governamentais;
  • mil: agências militares;
  • net: organizações da rede;
  • org: organizações não comerciais;
  • int: organizações internacionais.

Além destes tem-se as siglas dos países, tais como br (Brasil), fr (França) e ar (Argentina). Também os Estados Unidos possuem a us, usada para o registro de nomes por disposição geográfica.
No Brasil, optou-se por seguir a estrutura inicial dos Estados Unidos, com exceção quanto à organizações educacionais que não possuem o edu. Exemplo de nomes:

  • darwin.cesup.ufrgs.br: nome de uma máquina chamada darwin dentro do Cesup na UFRGS e no Brasil;
  • www.mit.edu: nome da máquina www na universidade norte americana MIT;
  • www.uba.ar: nome da máquina www na Universidade de Buenos Aires na Argentina.

Abaixo é ilustrada uma hierarquia hipotética de nomes que seria o formato lógico da base de dados do DNS:

A hierarquia contém informações de sete domínios distribuídos em quatro processos servidores de nomes (PS - polígonos coloridos).

  • PS azul
  • PS verde
  • PS violeta
  • PS laranja
  • Tratamento de uma requisição exemplo

O PS azul é o servidor de nomes raiz, isto é, contém as referências para os servidores de nomes dos domínios do primeiro nível da hierarquia.
A base de dados do PS azul contém as seguintes informações:

  • domínio X -> PS verde
  • domínio Y -> PS violeta

Os processos servidores de nomes devem conter as referências aos processos dos domínios diretamente inferiores ao seus domínios, por exemplo, para a instalação do domínio X, é necessário a configuração prévia de sua referência no PS azul. Desta forma se dá o encadeamento dos diversos domínios na hierarquia.

O PS verde contém a base de dados dos domínios X e X.A. Por exemplo, poderia possuir o mapeamento da maquina um.X.A para endereço 143.54.1.7.

O PS violeta contém a base de dados contendo os domínios Y,Y.B,Y.B.D e Y.C. Cabe salientar que deve existir uma referência ao processo laranja que contém o sub-domínio Y.B.E.

O PS laranja contém informações do domínio Y.B.E.

Uma cliente do DNS, chamado resolvedor, requisita ao PS laranja o IP do nome um.X.A. A seguinte comunicação entre processos servidores de nomes será efetuada:

  • Como o PS laranja nao possui a base de dados do domínio X.A, uma requisição é enviada para o PS azul, que é o raiz. A configuração do nome do PS raiz deve ser feita localmente.
  • Resposta com uma refência ao PS verde que possui a base de dados do domínio X.A.
  • Repasse da requisição original para o PS verde que contém a base de dados do domínio procurado.
  • Resposta do mapeamento do nome requisitado, 143.54.7.1.

Para resolver o nome pedido foi necessário quatro interações via rede dos processos servidores de nomes. O processo raiz é utilizado para localizar a informação desejada quando o processo que atende não a possui. Por exemplo, se o PS verde recebesse uma requisição para mapear um nome do domínio Y.B.E, então seria primeiro requisitado ao PS azul que responderia que o PS violeta atende o domínio Y, após o PS verde encaminharia o pedido ao PS violeta que responderia que o PS laranja contém a base de dados do domínio Y.B.E. Finalmente o PS verde enviaria a requisição ao PS laranja que responderia com a informação procurada. O DNS oferece funções especiais para otimizar tal processo.
As funções especiais consideradas aqui são a replicação e o uso de cache.
A replicação permite que a base de dados, ou parte dela, de um processo servidor de nomes seja replicado em outro processo permitindo maior confiabilidade, pois caso um não esteja rodando haverá outro que fornecerá a informação, e otimização na utilização da rede, pois o pedido pode ser direcionado para um servidor mais perto.
O uso do mecanismo de cache permite a otimização do processo de atendimento de uma requisição DNS, pois as informações previamente consultadas são armazenadas por um período de tempo, desta forma tais informações são utilizadas ao invés de serem requisitadas via rede. Por exemplo, o PS verde poderia requisitar somente uma vez alguma informação do domínio Y.B.E e já teria na cache a refência que o PS laranja contém o bando de dados do domínio Y.B.E, não sendo mais necessário acessar o PS azul e violeta para pesquisar alguma informação desse domínio.

 

Fonte do documento:

http://www.abusar.org.br/ftp/pitanga/Diversas_apostilas/Internet.doc

Site para visitar: http://www.abusar.org.br

Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto

Google Palavras-chave: O que é DNS na internet resumo Tipo de Arquivo: doc

Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.

 

O que é DNS na internet resumo

 

Se você quer encontrar rapidamente as páginas relacionadas a um tópico específico, como xx usando o seguinte motor de busca:

 

 

Visite a página principal

 

 

 

O que é DNS na internet resumo

 

 

Por favor, visite índice inicial de todos os temas, graças

 

Termos de uso ea política de privacidade e condições de utilização

 

 

 

O que é DNS na internet resumo