Resumão de História

 


 

Resumão de História

 

Ajude-nos a deixar-nos saber Larapedia.com relatou a um amigo / amiga ou relatar nosso site fórum sobre seu blog ou bookmarks sociais como o Facebook eTwitter, graças

 

Los siguientes textos son propiedad de sus respectivos autores y les damos las gracias por la oportunidad que nos brindan para presentar gratis a estudiantes, profesores y usuarios de la Web para sus textos ilustrativos con fines educativos y científicos.

 

 

 

La información en la medicina y la salud en este sitio es de carácter general y para propósitos informativos solamente y por lo tanto no puede sustituir en ningún caso el consejo de un médico (o una persona legalmente autorizada para la profesión).

 

 

 

 

 

Resumão de História

 

Resumão de História

 

 

            Matéria:

            1)Primeira Guerra Mundial

            a) Antecedentes

            b) Estopim

            c) A Guerra

 

            2)Revolução Russa

            a) O Ensaio

            b)  O Partido Social Democrata

            c) As Revoluções de 1917

 

            3)Período entre guerras

            a) Crack da Bolsa

            b) Fascismo

            c) Nazismo

            d) Guerra Civil Espanhola

 

            4)Segunda Guerra Mundial

 

 

1)Primeira Guerra Mundial

 

  1. Antecedentes

 

No início do século XX a Europa vivia uma época contraditória. De um lado a Belle Epóque e do outro a Paz Armada. A Belle Epóque se caracterizava por ser uma época em que a tecnologia estava se desenvolvendo muito. A maioria das pessoas acreditava que com a tecnologia todos os problemas acabariam e seriam resolvidos. Já a Paz Armada era caracterizada pelo corrida armamentista que estava havendo entre os países na mesma época e oculta para o povo, ou seja, eram poucos que sabiam disso. Além disso havia um certo ufanismo (um nacionalismo exacerbado) de certos países europeus como: a França, buscando seu revanchismo contra a Alemanha; a Alemanha, querendo aumentar seu território com o pan-germanismo, a ferrovia Berlim-Bagdá e ainda queria mais colônias; a Rússia, também querendo mais territórios, mas com o pan-eslavismo; e o Império Austro-Húngaro querendo adicionar a Sérvia e a Bósnia a seu território.

Além disso, os países estavam organizados em alianças. De um lado, na Entente, estavam a França, a Inglaterra e a Rússia e do outro, nas potências centrais, ou Aliados, estavam o Império Alemão, o Império Austro Húngaro e a Itália.

Todos esses fatos dessa época causavam uma forte pressão sobre todos os países. A Europa estava similar a uma bomba prestes a explodir, só precisava da faísca para isso acontecer.

 

 

  1. O Estopim

 

Querendo atingir seu objetivo de anexar a Sérvia e a Bósnia, o príncipe do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando vai à Bósnia tentar um pacto pacífico. Muitos bosnianos eram a favor do pacto, logo queriam que a Bósnia fizesse parte do grande Império. Porém, um estudante de nacionalidade bosniana, membro de um grupo secreto Sérvio que era contra esse pacto, assassina o príncipe Francisco Ferdinando.

Com a morte do príncipe, o Império Austro-Húngaro começa a investigar e quando descobre que foi um grupo secreto Sérvio que havia realizado o assassinato, o império pede um ultimato de permissão para perseguir o grupo secreto na Sérvia. Porém o país não aceita e a Rússia diz que se o Império Austro-Húngaro invadir, eles iriam declarar guerra contra o império. A Alemanha diz que se a Rússia intervir, eles também interviriam. E começa Então um efeito dominó devido às alianças e começa a Primeira Guerra Mundial. A Itália acaba se retirando da Aliança, porém a Turquia e a Bulgária se aliam. No caso da tríplice Entente, o Japão acaba se aliando.

 

  1. A Guerra

 

A guerra acontecia principalmente na Europa, porém também ocorria nas colônias asiáticas e africanas. A guerra é dividida em duas partes, a primeira de movimento e a segunda de trincheiras.

De 1914 até 1917, a Aliança estava vencendo a guerra. A Rússia já estava se retirando da guerra, pois enfrentava conflitos internos. Porém nesse ano os Estados Unidos intervém na guerra basicamente por três motivos: os alemães haviam derrubado alguns barcos e também haviam tentado fazer uma aliança contra o México para atacar os EUA e por último, pois seus principais compradores, os países da Entente, estavam se quebrando e não teriam como pagar os empréstimos e os produtos.

Com a entrada dos Estados Unidos, a guerra muda de rumo. A Entente vira o jogo e em um ano a guerra termina com a rendição dos alemães graças a um tratado proposto por Woodrow Wilson. Este tratado era baseado em 14 pontos nos quais garantiriam poucos prejuízos para os perdedores. Porém, em uma conferência no palácio de Versalhes, a Inglaterra e a França não aceitam esses 14 pontos e acabam criando outros julgamentos para os perdedores da guerra em que a Alemanha perderia a Alsácia e Lorena, seu exército seria limitado, não poderia se aliar novamente a Áustria ou a Hungria (que agora estava dividido),  perderia colônias, etc... Além disso, vários países ganham suas independências.

 

 2) Revolução Russa

 

  1. O Ensaio

 

Em 1905 a Rússia conheceu o poder do Japão, a nova potência que estava surgindo. Os russos perderam a guerra na Manchúria para o país asiático e começou a se afundar. Como não era desenvolvida industrialmente nem tecnologicamente, as indústrias e os fazendeiros não conseguiam produzir o suficiente para a população, uma das maiores da Europa. Com isso, um surto de fome surgiu na Rússia.

Tanto o povo, quanto a burguesia não estavam gostando do governo do czar. O povo reclamava das condições de trabalho e da fome. Já os burgueses reclamavam da falta de liberdade comercial.

Com isso a população vai ao palácio pedir pacificamente ao czar mudanças. O que acontece é que esse manifesto é recebido à tiros. O povo e a burguesia, inconformados com a atitude do czar se unem e iniciam uma revolução. O czar morrendo de medo promete mudanças, entre elas a criação da Duma, uma espécie de parlamento. Porém, com o tempo, o czar diminui o poder da Duma e praticamente volta a ter seu poder.

 

b) O Partido Social Democrata

 

Na Rússia havia um partido secreto. Dentro dele havia basicamente três repartições:

Cadetes: Eles eram burgueses que acreditavam nas idéias liberais.

Bolcheviques: Socialistas que acreditavam que a Revolução deveria ocorrer uma única vez sendo guiados pelos líderes do partido.

Mencheviques: Socialistas que acreditavam que a Revolução deveria ocorrer em duas fases, primeiro os burgueses subindo no poder, e depois os operários, como Marx escreveu.

 

c) As Revoluções de 1917

 

Durante a Primeira Guerra Mundial, a Rússia novamente entra em uma crise. Tanto o povo, quanto os socialistas e a Duma queriam que o país saísse da guerra. Em fevereiro de 1917 os operários se organizam e começam uma revolta. Os soldados ordenados pelo czar para conter a revolta acabam se unindo à ela.

O czar perde o poder e Lvov, um burguês dos cadetes, é colocado no governo provisório. Ele não realiza muitas mudanças, pois ainda mantêm a Rússia na Guerra, mas dá um pouco de poder aos soviets. Com o tempo, esses soviets passam a se opor às opiniões de Lvov. Com isso, em maio do mesmo ano, Kerensky sobe ao poder. O governo mantém a mesma estrutura e por isso começa a perder apoio tanto do povo quanto dos próprios burgueses. Greves e lockouts começam a pipocar na Rússia. Um cruzador se manifesta contra Kerensky, que acusa dos marinheiros desse navio serem bolcheviques e por isso inicia uma perseguição dos líderes desse grupo.

Em agosto, os monarquistas tentam retomar o poder, mas não conseguem, pois o governo provisório consegue ajuda dos bolcheviques. Apesar de ser contraditório, porque nos meses anteriores o governo estava perseguindo os líderes bolcheviques, era muito mais interessante para os próprios bolcheviques manterem o governo provisório no poder do que voltar aos monarquistas.

Mesmo conseguindo se manter no poder, o governo provisório continua perdendo apoio. Enquanto isso, os bolcheviques começam a ganhar o apoio perdido pelo governo.  Kerensky com medo dos bolcheviques os acusa e novamente começa uma perseguição dos líderes do grupo.

Com isso, Trotsky, um dos líderes do partido começa a organizar o Exército Vermelho, dando arma e treinando os soldados. Inicia-se então uma revolução. O exército de Trotsky facilmente domina Petrogrado mesmo com resistência do Exército Branco patrocinado por potências anti-socialistas. Os socialistas tomam o poder.

Lênin se torna o grande líder e toma inúmera medidas como tirar a Rússia da guerra, conceder as propriedades privadas ao povo, dá liberdade aos povos de quererem fazer parte ou não da Rússia socialista. Tenta também construir uma constituição com a ajuda do povo, porém esse não participa e Lênin, junto com o partido acaba criando sozinho. É criado também o Comunismo de Guerra, em que todos os meios de produção passam a ser controlados pelo governo para ser dividido entre a sociedade.

Em 1921, com o fim da guerra civil na Rússia, Lênin instala o NEP (Nova Política Econômica) com o discurso: “dar um passa para trás para dar dois à frente”. Com esse projeto ele queria voltar ao capitalismo para que a indústria ganhasse força para conseguir se dar melhor no socialismo.

Em 1924 Lênin morre, Stalin e Trotsky disputam o poder. Enquanto Stalin acreditava que o socialismo deveria se consolidar na Rússia para depois se espalhar, Trotsky acreditava que o socialismo deveria ser uma revolução permanente se espalhando para o mundo inteiro.

Por ter mais influência, Stalin vence. Ele inicia uma ditadura com prioridade nas indústrias de base, agricultura coletivizada e economia planificada qüinqüenalmente.

 

3) Período Entre Guerras

 

a) O Crack da Bolsa

 

Logo após a Primeira Guerra Mundial os EUA, por terem vencido a guerra passavam por um período de euforia. Os países da Europa que haviam sido palco para a guerra estavam destruídos e por isso dependiam diretamente de empréstimos e mercadoria americana. Surge então o American Way of Life e também um descontrole por parte das pessoas.

Os anos 20 começam ser chamados de Anos Loucos. Os americanos começam a acreditar que a vida é só curtição em um estilo de drogas, sexo e jazz e fazer dinheiro é só comprar ações. O governo, preocupado com o problema do descontrole cria, a lei seca, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas. Com isso a máfia cresce fazendo a venda ilegal dessas bebidas.

Nessa mesma década os países europeus já começam a se recuperar da crise da guerra e param de importar produtos americanos. Devido a esse fato começa a haver uma superprodução, ou seja, as indústrias passam a produzir mais do que os consumidores podem comprar. Unido ao fato de que a mecanização da indústria e os baixos salários dos operários não produziam uma forte classe consumidora, o problema da superprodução só aumentou. Em resultado disso, as ações das empresas caíram muito e como praticamente todos americanos tinham ações, todos começaram a quere vendê-las, porém ninguém queria comprá-las. Como o governo era liberalista e acreditava que a mão invisível do mercado iria resolver o problema, em 1929 a bolsa de Nova York quebrou.

Só em 1933, com o presidente Franklin Roosevelt, que interferiu na economia conseguiu resolver a crise. Ele criou um projeto que empregava os cidadãos em obras públicas e permitia que a indústria americana crescesse.

Como os Estados Unidos parou de vender e comprar mercadorias de outros países, essa crise teve fortes conseqüências no resto do mundo.

 

 

 

 

b) Fascismo

 

Após a Primeira Guerra Mundial a Itália estava frustrada por praticamente não ter sido recompensada com colônias mesmo tendo vencido a guerra ao lado da Entente. Além disso, por ter praticamente acabado de se unificar e não ter uma indústria desenvolvida, o país sofria com o liberalismo. A fome e a pobreza pairavam sobre a Itália. A conseqüência disso foi que inúmeras pequenas revoltas dentro das fábricas começaram a pipocar.

Em 1921, surge então uma milícia chamada Fascio di Combattimento liderada por Benito Mussolini que protegia as fábricas dessas revoltas. A burguesia com medo de uma revolução socialista começa a apoiar a milícia que começa a ganhar poder político.

Já em 1922 Mussolini é convidado a ser primeiro ministro da Itália. Em um primeiro momento seu governo não era ditador, porém acaba se tornando quando começa a perseguir os opositores e o rei passa a ser apenas um fantoche. Com Mussolini a Itália consegue se recuperar economicamente e por ser um Estado fascista acaba se aproximando da Alemanha.

As principais características do fascismo de Mussolini eram: o Partido Estado, ou seja, o partido e o Estado se confundem; anticomunista; ditador, perseguia os que iam contra o governo, “Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado”; Mussolini fazia muita propaganda de seu governo; eram corporativistas, ou seja, impediam os conflitos entre classes sociais; totalitaristas, o Estado é responsável por tudo que acontece no território.

 

c) Nazismo

 

Assim como a Itália, a Alemanha também estava em situações precárias após a Primeira Guerra Mundial. O tratado de Versalhes impedia qualquer possibilidade de avanço. A inflação era o grande problema da época. Um pãozinho chegou a custar 200 bilhões de marcos.

Em 1923, a Alemanha organiza uma conferência com a França e a Inglaterra para amenizar o tratado de Versalhes. A Inglaterra aceita, mas a França não e para piorar ainda mais domina a região do Reno-Rhur, uma fonte de carvão da Alemanha.

No ano seguinte a Alemanha começa a emprestar dos Estados Unidos para amenizar a inflação e com isso consegue desenvolver sua indústria. Porém em 1929, com o crack da bolsa de Nova York a crise volta para o país. A inflação continua como problema, mas o desemprego passa a ser muito pior. Com isso o nazismo e o socialismo começam a ganhar poder, pois os dois apontam uma solução do problema e o culpado. Porém o nazismo se sobressai mais do que o socialismo, pois cria no indivíduo uma sensação de superioridade, por ser alemão ariano.

Com a ascensão do Nazismo, Hitler é nomeado chanceler. Um ano mais tarde, Hidemburg morre, e o líder nazista assume o poder e começa a colocar suas idéias em prática.

Hitler começa a desenvolver as indústrias alemãs com o trabalho forçado dos judeus. Investe na educação nazista, cria polícias como a SS e a Gestapo e sai à procura do “Espaço Vital”, desobedecendo ao tratado de Versalhes. Ele anexa a Áustria, a Hungria e outros territórios. A Inglaterra, com sua política de apaziguamento não faz nada, e a França também, pois acreditava que a Alemanha seria um forte aliado contra a União Soviética.

Por fim a Polônia se torna o alvo seguinte da Alemanha e então a França e a Inglaterra se alarmam e avisam que se Hitler invadir a Polônia os dois países declarariam guerra contra a Alemanha.

 

4) Segunda Guerra Mundial

 

A Segunda Guerra inicia em 1939, com a invasão da Alemanha ao território polonês com a tática de luta Blitzkrieg. Num ataque relâmpago e coordenado de tanques e aviões a Polônia é facilmente conquistada.  Com isso a França e a Inglaterra declaram guerra à Alemanha.

Em 1940 a Alemanha domina o mar Báltico, a Noruega e Dinamarca. Hitler fez isso para fechá-lo, para ampliar o Espaço Vital e para, caso precisasse invadir a Inglaterra, ele poderia cercá-la. No mês seguinte a Alemanha domina os países baixos para conseguir caminho até a França. Quando chega à França, Petáin, o primeiro ministro francês, sede todo território do norte para Hitler. O sul, liderado pelo primeiro ministro, passa a obedecer às ordens do Fuhrer. Vale a pena ressaltar que nessa invasão muitos soldados ingleses que estavam na França conseguiram se salvar por uma pequena praia.

Nesse mesmo ano, devido ao Pacto de Aço com a Alemanha, a Itália entra na guerra. O Japão também entra na guerra, mas fica pelo lado do pacífico e por isso os Estados Unidos para de vender petróleo para o país asiático.

No final de 1940 e no início de 1941, vários países da península balcânica se unem ao Eixo. No final de 1941 o Japão ataca Pearl Harbor e declara guerra contra os Estados Unidos, que declara guerra contra o Eixo.

No ano seguinte a Alemanha começa a se enterrar. Hitler tenta dominar a União Soviética, quebrando um pacto anterior que dizia que os dois países não se atacariam. O exército alemão chega até Stalingrado, mas devido a tática russa de fugir sem deixar nenhum resquício e destruir as próprias cidades, acaba fazendo com que os soldados alemães não tivesse meio de transporte, alimento, abrigo e morressem de frio e fome. Graças a isso a União Soviética consegue virar a guerra e avança nos territórios alemães.

Em 1944 ocorre o Dia D, em que as tropas americanas reconquistam a França das mãos dos alemães. Finalmente em 1945 os soviéticos tomam Berlim e a guerra praticamente termina.

Mesmo com os japoneses derrotados os americanos jogam 2 bombas nucleares no Japão, a primeira em Nagazaki e a segunda em Hiroshima.

Ocorre o julgamento dos nazistas. Mussolini e sua família são assassinados e deixados como amostra em praças públicas. Hitler se suicida.

 

Fonte do documento: http://resumosdudinha.wikispaces.com/file/view/Resum%C3%A3o+de+Hist%C3%B3ria.doc

Site para visitar: http://resumosdudinha.wikispaces.com

Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto

Google Palavras-chave: Resumão de História Tipo de Arquivo: doc

Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.

 

Resumão de História

Resumo de História

 

Guerra Civil Espanhola

 

            Portugal e Espanha estavam atrasados na Europa, industrialmente não tinham se desenvolvido. Na Espanha, estavam acontecendo inúmeros golpes para assumir o poder. A direita queria que dessem menos aos proletários e os proletários queriam mais. Começam a surgir duas frontes, os Camisas Negras e a Frente Popular. Outros países começam apoiar um dos lados e o que resulta é que os Camisas Negras ganham.

 

Fascismo

 

            Após a primeira guerra mundial a Itália estava muito frustrada, pois entrara na guerra para conseguir colônias e obter território. Porém, mesmo tendo ganhado, obteve apenas alguns pequenos territórios. Além disso como a Itália acabara de se unificar ela estava sofrendo com o liberalismo. Havia fome e pobreza no país. Com isso, os poderosos estavam com medo de uma revolução.

            Em 1921 Mussolini cria um movimento fascista similar a uma milícia que com a violência protegia as fábricas de revoltas operárias. Com o tempo começa a surgir partidos socialistas, com isso os fascistas são eleitos para cargos políticos importantes, pois tinham apoio dos burgueses e da classe média, que tinham medo de revoluções. Em 1922 Mussolini é convidado para ser o primeiro ministro. Esse governo ainda não era ditador, só passa a ser ditador quando manda assassinar um homem da oposição. Depois desse fato é que o governo se torna ditador, o rei passa a ter papel de fantoche. Mussolini fazia de tudo para conquistar o povo, desde discursos belos como leis trabalhistas.

            A pedido do papa, Mussolini cria o Vaticano, que faz da Itália um país oficialmente cristão. Em um período bem próximo, Mussolini já havia desenvolvido a Itália.

            Quando a Itália invade a Etiópia, a organização mundial passa a boicotar a Itália (fato importante, pois a partir daí é que a Itália começa a se aproximar da Alemanha).

            Características do Fascismo: é um Partido-Estado, ou seja, o partido se confunde com o Estado, o líder do partido é o líder do Estado; são anticomunistas; repreendem com violência qualquer tipo de movimento contra o partido, a final o partido é o Estado, qualquer movimento contra o Estado é contra a nação; totalitarismo, ou seja, o governo é responsável por tudo; Românticos, o estado sugeria que os cidadãos não usassem a razão, o estado já fazia isso por eles, além disso a Itália era extremamente idealista, acreditava em um mundo perfeito; eram contra os conflitos de classe; eram corporativistas, ou seja protegia as corporações de revoltas, pois não poderia haver conflitos entre classes, o estado deveria resolver o impasse; o governo fazia muita propaganda para conseguir apoio.

 

Nazismo

 

            Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha estava sofrendo muito mais que a Itália, pois a Alemanha tinha assinado o tratado de Versalhes. Foi uma época bem difícil e dura que durou 4 anos (1919-1923). O preço de um pão havia ficado em torno dos 200 bilhões. O povo ficava cada vez mais nervoso com o tratado de Versalhes.

            Em 1923 a Alemanha faz uma conferência com a Inglaterra e a França dizendo que não tinha continuar pagando a indenização. A França não aceita e domina a região Alemã do Reno Rhur (rica em carvão), isto faz com que a situação na Alemanha só piore. Nesse mesmo ano, Hitler tenta dar um golpe de Estado, mas é preso. Na prisão ele escreve um livro com as teorias nazistas.

            Em 1924 a Alemanha começa a emprestar dos EUA e consegui segurar a inflação e assim expandir sua indústria. Cinco anos depois, com o crack da bolsa, a situação na Alemanha piora novamente, agora a inflação não é mais o problema e sim o desemprego. Os nazistas começam a ganhar poder, por apontarem um culpado e uma solução par ao problema. O socialismo também começa a ficar forte, porém as pessoas preferem o nazismo, já que esse considera o povo alemão puro superior (o velho sentimento de superioridade).

            Hitler é nomeado chanceler pelo ministro Hindemburg. Um ano mais tarde com a morte do ministro, Hitler assume o poder e fecha o parlamento, cria o Partido-Estado (como no fascismo), começa a investir na educação nazista, e nas indústrias bélicas. Inicia-se a perseguição dos judeus. Com esse desenvolvimento a Alemanha passa a precisar de mais “Espaço Vital” e começa a querer dominar outros territórios. Então Hitler nomeia a Alemanha de Terceiro Reich . Havia polícias extremamente brutas como a SS, a Gestapo e a SA (que será destruída, devido à divergência de interesses do líder do grupo).

            Assim como Mussolini, Hitler também começa a fazer propagandas do governo e diz apoiar os trabalhadores, mas acaba sempre favorecendo as grandes empresas. Ele também esconde do mundo o holocausto acontecendo no país.

            Por fim em 1936 a Alemanha rompe o tratado de Versalhes começa a dominar outros países por causa do Espaço Vital. A Inglaterra não faz nada pois acredita que foi muito dura com a Alemanha no tratado e também por estar em uma fase de apaziguamento. A França também não faz nada pois acreditava que a Alemanha iria ajudar contra o socialismo na União Soviética.

            A Polônia se torna um alvo da Alemanha. A França e a Inglaterra se alertam e começam a proteger a Polônia. Quando a Alemanha invade a Polônia inicia a Segunda Guerra Mundial.

Características do Nazismo: é um Partido-Estado, ou seja, o partido se confunde com o Estado, o líder do partido é o líder do Estado; são anticomunistas; repreendem com violência qualquer tipo de movimento contra o partido, a final o partido é o Estado, qualquer movimento contra o Estado é contra a nação; totalitarismo, ou seja, o governo é responsável por tudo; eram contra os conflitos de classe; eram extremamente racistas e acreditavam no darwinismo social e na teoria da raça pura; o governo fazia muita propaganda para conseguir apoio.

 

A Segunda Guerra Mundial

 

            Com a invasão da Polônia inicia-se a segunda guerra mundial. As potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) contra os Aliados (França, Inglaterra, URSS). A Alemanha começa dominando vários territórios ou os países ficavam com medo e se aliam a ela. Em 1940 o Eixo domina a Noruega e Suécia fechando mar Báltico e garantindo matéria prima. Em seguida dominam os países baixos abrindo caminho para a França, que é facilmente dominada, pois Petáin, o ministro da França na época abre os espaços praticamente cedendo território para a Alemanha. Em 1941 a Iugoslávia e a Grécia são dominadas mesmo com ajuda da Inglaterra. Enquanto isso o Japão é o mestre dos pacíficos.

Em 1942 o Japão ataca Pear Harbor, porto americano, e faz com que os EUA entrem na guerra (além desse motivo, a Inglaterra, que devia grandes quantidades de dinheiro para os EUA estava perdendo). Inicia-se também a batalha de Stalingrado, URSS contra Alemanha.  Essa batalha acaba com a vitória dos soviéticos que vão empurrando de volta as tropas alemãs. Começa a virada. Em 1943 Mussolini é capturado e faz com que a Itália saia do conflito. Mas meses depois ele foge e restabelece um governo no norte da Itália chamado de República de Saló. Em 1944 a França é devolvida para os Franceses pelos Aliados e a União Soviética começa a se aproximar de Berlim. Em 1945 Berlim é tomada pela União soviética. O Japão toma duas bombas nucleares dos Estados Unidos e se rende. Acaba a maior chacina já ocorrida na história.

Com os tratados de Yalta e Potsdam são definidos as novas fronteiras dos países e deixam a Rússia tomar parte dos territórios dominados.

 

 

Fonte do documento: http://resumosdudinha.wikispaces.com/file/view/Estudo+de+Hist%C3%B3ria+SecXX+2.doc

Site para visitar: http://resumosdudinha.wikispaces.com/

Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto

Google Palavras-chave: Resumão de História Tipo de Arquivo: doc

Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.

 

Resumão de História

 

 

Se você quer encontrar rapidamente as páginas relacionadas a um tópico específico, como xx usando o seguinte motor de busca:

 

 

 

Visite a página principal

 

 

 

 

Resumão de História

 

 

Por favor, visite índice inicial de todos os temas, graças

 

Termos de uso ea política de privacidade e condições de utilização

 

 

 

Resumão de História