Glossário de termos de preservação de documentos
Glossário de termos de preservação de documentos
Ajude-nos a deixar-nos saber Larapedia.com relatou a um amigo / amiga ou relatar nosso site fórum sobre seu blog ou bookmarks sociais como o Facebook eTwitter, graças
Los siguientes textos son propiedad de sus respectivos autores y les damos las gracias por la oportunidad que nos brindan para presentar gratis a estudiantes, profesores y usuarios de la Web para sus textos ilustrativos con fines educativos y científicos.
La información en la medicina y la salud en este sitio es de carácter general y para propósitos informativos solamente y por lo tanto no puede sustituir en ningún caso el consejo de un médico (o una persona legalmente autorizada para la profesión).
Glossário de termos de preservação de documentos
GLOSSÁRIO DE TERMOS DE PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS
Aditivos: Materiais adicionados ao papel para conferir-lhe características especiais.
Ânion: é um íon com carga negativa.
Amido: Substância utilizada na composição de adesivo aplicado na colagem de papéis. Polissacarídeo presente em quase todos os vegetais, cuja forma pura é um pó branco, de granulação uniforme, característica do vegetal de onde é obtido, utilizado na fabricação do papel, como os amidos de milho e de mandioca, adicionados à massa na ordem de 2% a 3% , depois de cozidos, sendo sua principal função aumentar a retenção de carga mineral e dar ao papel melhores características de toque e de brilho.
AKD (Dímero Alquil Ceteno): Molécula complexa obtida da mistura de ácidos palmítico e esteárico, que reage parcialmente com os grupos hidroxil celulose enquanto deixa os grupos hidrófobos na superfície das fibras de celulose, tornando-as resistentes à penetração de líquidos polares, como a água e o álcool, utilizada na forma de dispersão aquosa catiônica como agente de colagem na fabricação de papéis alcalinos.
Alumen (sulfato de alumínio): de fórmula: [Al2(SO4)3] composto cristalino branco ou incolor, conhecido como composto anidro (sem água), ou como hidratado. Sal obtido da dissolução da bauxita (óxido de alumínio hidratado) com ácido sulfúrico. O sal anidro é solúvel em água e levemente solúvel em etanol: o sal hidratado é muito solúvel na água e insolúvel em etanol. O sulfato de alumínio é comercialmente um
dos mais importantes compostos de alumínio; é usado na indústria do papel para precipitar a cola de breu sobre as fibras que compõem o papel. Geralmente é adicionado no final da preparação da massa.
Angiospermas: vem das palavras gregas angio que significa proteção, e sperma, semente. Desta forma, as Angiospermas são aquelas plantas cujas sementes estão protegidas, encerradas em um fruto pelo menos até o momento da sua maturação.
Bissulfito: processo de tratamento da pasta celulósica, caracterizado pelo uso de um licor de cozimento que tem na composição, bissulfito de magnésio.
Breu: é uma importante matéria-prima para a fabricação de agente de colagem para papéis. Produto natural, sólido e resinoso, extraído de árvores da família das pinaceas. O mesmo que colofônia.
Carga: produto mineral ou orgânico, geralmente inerte, empregado para assegurar o tipo desejado de apresentação e/ou consistência. As cargas adicionadas ao papel proporcionam aumento da opacidade, da “brancura” e da resistência mecânica deste. São substâncias inorgânicas de composição diversa, dentre as quais, atualmente, podemos citar como os mais importantes: caolim, carbonato de cálcio, sulfato de bário.
Cátion: é um íon com carga positiva.
Ciperáceas: vegetal da família das herbáceas dicotiledôneas geralmente perenes e graminiformes. Composta por aproximadamente 4000 espécies, agrupadas em cerca de 115 gêneros, que são encontradas em todo o mundo, mas pincipalmente nas regiões temperadas e frias. São mais comuns em terrenos úmidos.
Colagem: Ato de adicionar cola à massa do papel, durante a fabricação, no tanque de mistura. A cola é precipitada sobre as fibras pela adição posterior de sulfato de alumínio, dando ao papel pronto a propriedade de colagem, o que o torna menos absorvente à água e outros líquidos. Propriedade do papel resultante da alteração das características superficiais das fibras através de dois processos: colagem interna, que consiste em acrescentar à massa elementos de colagem como AKD – usado atualmente pela indústria papeleira – antes da formação da folha, a fim de aumentar-lhe a resistência à penetração de líquidos e colagem superficial, que consiste em revestir a folha acabada com finas camadas de cola, de um ou de ambos os lados, para aumentar-lhe a resistência à água, à abrasão, ao vinco, promover lisura, reduzir a porosidade, aumentar a resistência ao arrancamento e melhorar a printabilidade.
Dextrina: pasta translúcida, quase sem gusto e sem cheiro, usada como substituta para colagem. É obtida do amido por ação de calor.
Espessímetro: Instrumento empregado para verificar a espessura de papéis.
Filigrana: Fio metálico que produz a linha-d'água no papel. Desenho translúcido produzido no papel por pressão de um rolo filigranador, ou através de marcas d'água, para propósitos de identificação ou segurança. Marcas, tais como letras, logotipos, figuras, brasões etc., não-reproduzíveis, vistas contra a luz, incorporadas ao papel durante a fabricação, por meio de fios metálicos, para servir como elementos de segurança ou de controle. As filigranas foram inventadas na primeira fábrica italiana de papel, em 1270; as figuras eram chamadas de marcas e indicavam o formato do papel.
Foxing: Manchas amarelas ou castanhas que se manifestam no papel. São provavelmente provocadas pelo desenvolvimento de um microorganismo ou causadas por impurezas no papel em presença de umidade.
Gimnospermas: são plantas vasculares com sementes. O termo provém das palavras gregas "gimnos" = "nu" e "spermos" = "semente". Este termo é aplicado porque as sementes destas plantas não estão encerradas num ovário como acontece nas angiospermas: as sementes das gimnospermas são desprotegidas, inseridas em escamas que formam uma estrutura mais ou menos cônica (pinha).
Gramatura: É o peso em gramas das fibras secas mais seus componentes em um metro quadrado de papel. Massa de uma folha de papel expressa em gramas por metro quadrado. É expressa em g/m².
Hidróxido de sódio: NaOH, também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como uma base química, na fabricação de diversos produtos entre eles o papel. O hidróxido de sódio é produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio. É um subproduto deste processo que é utilizado para a obtenção do cloro.
Holandesa: Antigo desintegrador de trapos e refinador de pasta, que a converte em polpa para a fabricação do papel. Máquina de refinação de massa que consiste essencialmente de um tanque retangular de concreto ou de alvenaria, geralmente revestido de azulejos, dotado de um cilindro ou tambor provido de facas de material duro e resistente, ou de uma pedra especial de lava-basalto. O cilindro, girando com ressão sobre uma platina ou encosto, do mesmo material, colocada no fundo do tanque, dá às fibras o tratamento mecânico chamado refinação. Para facilitar a circulação de massa, que geralmente está em uma concentração de 5% a 8% , o fundo do tanque tem um declive, mais alto na saída do cilindro.
Íon: é uma espécie química eletricamente carregada, geralmente um átomo ou molécula que perdeu ou ganhou elétrons. Íons carregados negativamente são conhecidos como ânions, que são atraídos para ânodos, enquanto íons com carga positiva são denominados como cátions, que são atraídos por cátodos.
Madeira dura: Madeira derivada de árvores folhosas, as angiospermae principalmente do gênero eucalipto, das quais se obtém a polpa de fibras curtas, utilizada na fabricação de papéis para impressão e escrita.
Madeira mole: Madeira derivada de árvores coníferas, pertencentes a família gimnospermae, das quais se obtém a polpa de fibras longas, utilizada na fabricação de papéis de usos especiais.
Opacidade: É a capacidade do papel de dificultar a passagem de luz e, desta forma, receber uma tinta sem que esta seja vista do outro lado da folha.
Papel alcalino: Papel fabricado em meio alcalino (pH superior a 7), com resinas sintéticas como ASA (anidrido de alquil succinico), AKD (dímero de alquil ceteno) e carbonato de cálcio como carga, apresentando elevada permanência, opacidade e brancura.
Papel off set: Papel de impressão, com ou sem revestimento, fabricado com pasta química branqueada, conteúdo de carga mineral entre 10% e 15% , boa colagem interna e superficial, produzido nas gramaturas de 60 g/m² a 150 g/m² com requisitos específicos para o processo de impressão off set.
Peso molecular: é a massa da molécula de uma substância relativa à unidade de massa atômica u (igual a 1/12 da massa do isótopo carbono-12, 12C). Formalmente deve ser chamada massa molecular relativa devido a esta relação. O termo peso molecular (abreviatura: MW, do inglês molecular weight) é também usado para designar esta propriedade, embora tenda a cair em desuso.
Polímero: espécie química que se distingue por sua grande massa molar, sendo formado pela união de muitos monômeros.
Processo sulfato: Método de obtenção de polpa de celulose por digestão de cavacos de madeira num licor alcalino composto de soda cáustica e sulfato de sódio.
Processo sulfito: Método de obtenção de polpa de celulose por digestão de cavacos de madeira num licor ácido composto de ácido sulfuroso e um sal, geralmente bissulfito de cálcio.
Quilopascal: O pascal (cujo símbolo é Pa) é a unidade padrão de pressão e tensão no Sistema Internacional de Unidade. Equivale a força de 1 N aplicada sobre uma superfície de 1 m2.O nome desta unidade é uma homenagem a Blaise Pascal, eminente matemático, físico e filósofo francês. O quilopascal é um dos múltiplos da unidade e equivale a 103 e é representado pelo símbolo kPa.
Reversão de alvura: Perda de alvura ou amarelecimento do papel com o tempo.
Termo alternativo: reversão de cor.
Sulfato: designação genérica dos sais e ésteres do ácido sulfúrico.
Sulfeto de sódio: (Na2S) é obtido através da neutralização de gases provenientes do processo de regeneração do licor negro oriundo do processo de obtenção da celulose. Sua utilização vai da indústria de curtume, onde é aplicado na depilação de couro, até a indústria metalúrgica, onde participa da flotação de materiais nãoferrosos como zinco e cobre. É também usado nos processos Kraft das indústrias de celulose.
Sulfito: sal ou éster do ácido sulfuroso.
Sulfonação: reação química que permite introduzir numa molécula um ou mais radicais sulfônicos (-SO3H) pela ligação direta carbono com enxofre.
Vergê: Tipo de acabamento que se dá ao papel cuja textura é constituída de linhas paralelas uniformemente espaçadas, visíveis contra a luz
Fonte do documento:http://www.ufjf.br/arquivocentral/files/2013/08/glossa_preserv.doc
Site para visitar: http://www.ufjf.br
Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto
Google Palavras-chave: Glossário de termos de preservação de documentos Tipo de Arquivo: doc
Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.
Glossário de termos de preservação de documentos
Se você quer encontrar rapidamente as páginas relacionadas a um tópico específico, como xx usando o seguinte motor de busca:
Visite a página principal
Glossário de termos de preservação de documentos
Por favor, visite índice inicial de todos os temas, graças
Termos de uso ea política de privacidade e condições de utilização