Arcadismo resumo

 

 

 

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Arcadismo resumo

 

ARCADISMO

Arcadismo: movimento literário desenvolvido na Europa no século XVIII. É uma referência à Arcádia, região bucólica do Peloponeso, na Grécia, tida como ideal de inspiração poética. A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo que lhe diz respeito, pois o ideal de vida válido era o de uma vida bucólica.

No Brasil e em Portugal, a experiência neoclássica na literatura se deu em torno dos modelos do Arcadismo italiano, com a fundação de academias literárias, simulação pastoral, ambiente campestre, etc.

Esses ideais de vida simples e natural vêm ao encontro dos anseios de um novo público consumidor em formação, a burguesia, que historicamente lutava pelo poder e denunciava a vida luxuosa da nobreza nas cortes.

O desejo da natureza, a realização da poesia pastoril, a reverência ao bucolismo são traços marcantes da literatura arcádica, disposta a fazer valer a simplicidade perdida no Barroco.

 

Marco Inicial

Em Portugal

  • Fundação da Arcádia Lusitana (1756).

No Brasil

  • Publicação das Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa (1768).
  • Fundação da Arcádia Ultramarina em Vila Rica.

 

Século das Luzes – Iluminismo.

  • Superação da violenta reação católica.
  • Isaac Newton – teoria sobre a gravitação universal e sobre o movimento dos corpos.
  • Teoria dos três elementos: razão, verdade e natureza, sendo o último o modelo que deve ser imitado.
  • Deus é poderoso, mas não explica todos os fenômenos naturais.
  • O homem é o senhor do próprio destino.
  • Fé é substituída pela razão: Descartes, Diderot, Rousseau, Montesquieu, Voltaire.
  • Publicação da Enciclopédia.

 

Arcadismo: ordem e convencionalismo

  • Arcádia: referência mitológica  (novo nome das Academias): retoma o estilo clássico e combate o rebuscamento barroco.
  • Na literatura – recriação do cenário árcade.

 

O projeto literário Árcade

  • Voltaire: aversão à intolerância, à tirania e à hipocrisia da Igreja.
  • Literatura: instrumento de mudança social e de combate à futilidade.
  • Condições de produção: textos produzidos por poetas, nobres e burgueses. No Brasil há a interferência de acontecimentos políticos.
  • Condições de circulação: textos mais simples que circulam em locais públicos, grande número de leitores.
  • Marília de Dirceu: primeiro best-seller brasaileiro.

 

Contexto do Arcadismo

 

Portugal

  • Período Pombalino (1750 a 1777).
  • Grandes Reformas na Economia.
  • Aumento da exploração na colônia do Brasil.
  • Expulsão dos jesuítas do território português.
  • A morte de D. José, em 1777, e a queda de Pombal.
  • D. Maria, sucessora do trono, tenta resolver os problemas, cada vez maiores, do Erário Real.
  • O dominio Inglês em Portugal cresce, e a dependência econômica de Portugal torna-se incontrolável.

Brasil

  • Minas Gerais como centro econômico e político.
  • A descoberta do ouro, na região de Minas Gerais, forma cidades ao redor.
  • Vila Rica (atual Ouro Preto) se consolida como espaço socioeconômico e cultural.
  • A corrida pelo ouro se intensifica. O ciclo da mineração.
  • Influências das arcádias portuguesas nos poetas brasileiros.
  • Ecos de liberdade: independência dos Estados Unidos e Revolução Francesa.
  • Conflitos com o Império (Inconfidência Mineira).
  • A expulsão dos jesuítas do Brasil - (1759).
  • A Inconfidência Mineira(1789).
  • Expansão do Barroco na arquitetura, na pintura e na escultura (Aleijadinho).
  • Diversidade social: ourives, comerciantes, mercadores e artistas.

 

Principais características árcades

  • Laicismo (doutrina filosófica que defende e promove a separação do Estado das igrejas e comunidades religiosas, assim como a neutralidade do Estado em matéria religiosa).
  • Convencionalismo (repetição de temas muito explorados e utilização de lugares comuns).
  • Idealização do amor e da mulher.
  • Pastoralismo ou Bucolismo: apesar do Arcadismo pregar que a vida feliz é a vida no campo e idolatrar a vida campestre e a natureza, o campo ainda é um plano de fundo, apenas. A maioria dos autores não deixam sua vida na cidade pela vida no campo.
  • Pseudônimos pastoris (fingimento poético para não revelar sua identidade).
  • Neoclassicismo.
  • Predomínio da razão - ênfase à razão, ao conhecimento e à ciência. A Beleza e o racional caminham lado a lado.
  • Imitação de modelos artísticos greco-romanos - a obediência a regras e convenções clássicas como sinônimo de "imitação", não de cópia pura e simples. Aspectos imitados: Forma (busca da perfeição formal) e conteúdo (temática preferencial: amor, vida e morte, vida campestre, poesia didática ou doutrinária; recorrência à mitologia pagã).
  • Adoção de lemas latinos:
  • Fugere urbem (fuga da cidade).
  • Locus amoenus (lugar aprazível, ameno).
  • Aurea Mediocritas (mediocridade áurea - simboliza a valorização das coisas cotidianas focalizadas pela razão).
  • Inutilia truncat (cortar o inútil - eliminar o rebuscamento barroco).
  • Carpe diem (aproveite o dia).  
  • Sátira Política.
  • Linguagem Simples.
  • Uso dos versos decassílabos, sonetos e outras formas clássicas.
  • Presos à estética e à forma clássicas.

Principais Autores

Portugal

Manuel Maria Barbosa Du Bocage

Antonio Diniz Cruz e Silva

Correia Garção

Marquesa de Alorna

 

Brasil

Tomás Antônio Gonzaga

  • Lírica: Marília de Dirceu

- Obra escrita nio cárcere. A primeira parte tem um tom otimista; a segunda, melancólico.

- Pseudônimo de Dirceu, ambiente de artificialidade, referências bucólicas, valorização do saber intelectual.

  • Satírica: Cartas Chilenas. (Estudar a análise postada anteriormente)

- Chile: Minas Gerais; Santiago: Vila Rica; Fanfarrão Minésio: Governador de Minas Gerais; Critilo e Doroteu.

 

Cláudio Manuel da Costa

  • Lírica: Obras poéticas; e Épica: Vila Rica.
  • Pseudônimo: Glauceste Satúrnio.
  • Influência camoniana nos sonetos

 

Inácio José de Alvarenga Peixoto (Lírica).

 

Manuel Inácio da Silva Alvarenga (Lírica).

 

Santa Rita Durão

  • Épica: Caramuru.

- Modelo camoniano (dez cantos, oitava-rima, decassílabos).

- Narra a conquista da Bahia por Diogo Álvares Correia.

- Episódio mais famoso: “A morte de Moema”.

 

Basílio da Gama  

  • Épica: O Uraguai.

- Poema em versos brancos, que segue a divisão da epopéia (proposição, invocação, dedicatória, narração e epílogo).

- Narra a luta entre os índios da Missão de sete Povos e o exército luso-espanhol.

- Episódio mais famoso: “A morte de Lindóia”.

 

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