História do Design resumo
História do Design resumo
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História do Design resumo
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1751-1800 |
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Benjamin Franklin descobriu, em 1752, a electricidade, que hoje em dia consumimos avidamente e da qual somos completamente dependentes, e James Watt, em 1765, inventou a Máquina a Vapor que iria dar início à Revolução Industrial. |
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1801-1850 |
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Em 12 de Fevereiro de 1804, em Königsberg, sua cidade de sempre, morria Immanuel Kant. Filósofo da revolução francesa, da liberdade do indivíduo e de uma nova ordem mundial baseada no cosmopolitismo, provocou uma "revolução coperniciana" no pensamento filosófico. |
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1851-1900 |
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Era o início da era industrial. Já vivia em cidades a maioria da população britânica. |
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Breve história do Design (1901-1950) |
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1901 |
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No início do século XX, uma frenética série de espectaculares avanços tecnológicos causava impacto social. O motor de combustão interna, o motor eléctrico e os rudimentos das telecomunicações permitiram níveis de eficiência inimagináveis. Artigos anteriormente fabricados à mão passaram a ser feitos de modo mais rápido e barato pela máquina, abalando o papel do artesanato. |
1911 |
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Josef Hoffmann do grupo de artistas e arquitectos vienenses conhecidos como a Secessão, criada em 1898, terminou em 1911 a construção do Palácio Stoclet, em Bruxelas. Embora a arte da Secessão fosse fundamentalmente Arte Nova no estilo, o seu design é lembrado pela ornamentação mais geométrica. Em 1912 afundou-se o Titanic e algum gosto oitocentista que perdurava. |
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1921 |
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Na influente Exposition Internationale des Arts Décoratifis et Industriels Modernes de 1925, em Paris, o arquitecto suíço Le Corbusier projectou um dos pavilhões que intitulou L'Esprit Nouveau. Era um modelo de modernismo: paredes brancas lisas, estrutura de betão e grandes extensões de vidro unificadas por uma geometria rígida. O seu mobiliário era despretensioso, do tipo que se encontra à venda nas lojas, incluindo a cadeira Thonet, de madeira curvada. Apesar disso, essa exposição é lembrada menos pelo funcionalismo da contribuição de Le Corbusier e mais pelo visual do resto da mostra, noutros pavilhões. |
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1931 |
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Desde o início do século, os designers vinham testando os efeitos da dinâmica dos corpos na água e no ar. Com base em estudos sobre a forma e os movimentos de peixes e pássaros, descobriu-se que os barcos e aviões podiam ser mais eficientes se tivessem o nariz e a fuselagem polidos. Em 1933, o Douglas DC1 fez sua estreia no transporte de passageiros. Radicalmente diferente dos seus desajeitados predecessores, possuía uma estrutura aerodinâmica monobloco, asas integradas e um revestimento de alumínio reforçado e resistente a ponto de dispensar os tirantes. O DC1, juntamente com o Boeing 247, assinalou o início do moderno voo comercial de passageiros. Nesse mesmo ano, René Lacoste criou, para a prática do ténis, o Polo ostentando o famoso crocodilo (criado em 1926 por Robert Georges), revolucionando assim o vestuário desportivo e os Nazis ascenderam ao poder provocando o êxodo de muitos intelectuais alemães. Muitos, entre os quais elementos da Bauhaus, transferem-se para os EUA. |
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1941 |
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A Segunda Guerra Mundial exerceu um forte impacto sobre o design e a fabricação de produtos. Os países envolvidos de imediato restringiram o uso de matérias-primas e as fábricas muitas vezes passaram a dedicar-se à produção militar. Em 1941, a Grã-Bretanha introduziu um plano de racionamento na tentativa de gerir o uso de recursos escassos. O mobiliário deveria ser forte e atraente, mas sem desperdício de material. Alguns, como a prata e o alumínio, ou foram completamente vetados ou não eram encontrados, e até o tinto para tecidos precisava ser aprovado pelo programa de racionamento. Investiu-se mais no design gráfico, com os governos a encomendarem posters de propaganda. |
Breve história do Design (1951-2004). |
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1951 |
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O inferno da Segunda Guerra Mundial deu lugar à Guerra-fria, travada entre os EUA capitalistas e a URSS comunista onde o design estagnará devido à mobilização de toda a tecnologia de ponta para o serviço do estado e do exército. A competição envolvendo os dois sistemas políticos foi simbolizada pelo programa espacial. Os soviéticos ganharam a dianteira: em 1957 lançando o Sputnik I, o primeiro satélite a orbitar a Terra. A ciência, as viagens espaciais e a ficção científica tornaram-se uma obsessão. Motivos científicos passaram a ser associados à modernidade e a aparecer por toda a parte. |
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1961 |
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Na década de 60, os nascidos durante o "baby boom" do pós-guerra haviam crescido e formado um novo e poderoso exército de consumidores. Procuravam a mudança em vez do permanente e uniforme propalado pela ortodoxia modernista. Acima de tudo procuram um visual próprio. Foi a época do Psicadelismo, a que não são estranhas as experiências com alucinogénios. |
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1971 |
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Neste período dá-se uma crise energética relacionada com a alta do preço do petróleo, o que fará com que comece a surgir interesse pelas energias alternativas, nomeadamente as renováveis e as construtoras automóveis se comecem a preocupar em baixar drasticamente o consumo dos seus carros. |
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1981 |
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Os avanços tecnológicos produziram muitas mudanças na penúltima década do século XX. A era do computador chegou definitivamente e os designers passaram a usar programas cada vez mais sofisticados para executar as representações técnicas do de produtos que eram tradicionalmente desenhados à mão. Para os designers gráficos, a nova tecnologia criou também milhares de novas possibilidades de lidar com a composição tipográfica e a reprodução de imagens. |
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1991 |
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Nos EUA e na Comunidade Europeia foi a década de maior crescimento de todo o século XX. As ciências da vida tiveram um desenvolvimento fantástico, com a qualidade e a esperança de vida a aumentar. Mas a reprodução humana decresceu e passou a ser algumas vezes assistida medicamente. Em África, e outras regiões, é o declínio, muito por via da pandemia da Sida que grassa. Instalada definitivamente a globalização. As grandes metrópoles dos países desenvolvidos tornam-se multiculturais e precisam cada vez mais de trabalhadores estrangeiros. A Biodiversidade tornou-se imperativo e o Design, por analogia, diversificou-se. |
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2001 |
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E o século XXI? |
Fonte do documento: http://silviasq.files.wordpress.com/2008/04/texto-breve-historia-do-design.doc
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