Internet Conceitos Básicos resumo
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Internet Conceitos Básicos resumo
Internet - Conceitos Básicos
A Internet surgiu e cresce em grandes proporções atualmente graças a importância que a informação remota assume frente ao nosso dia a dia.
A História da Internet
A Internet é constituida de uma série de redes chamadas backbones.O desenvolvimento dessas redes e dos protocolos teve como objetivo inicial atender necessidades militares do governo americano.Logo a seguir estão algumas datas importantes na evolução da rede Internet e dos protocolos.
1968-Foi desenvolvido pela ARPA (Advanced Research Projects Agency) o primeiro backbone.O objetivo desse projeto era interligar as universidades e também a área militar.
1975- A DARPA (Defence Advanced Research Projects Agency) que deu lugar a ARPA, começou a desenvolver os protocolos TCP/IP.
1979-Foi formado um comitê para comandar o desenvolvimento desses protocolos. Esse comitê se chamava ICCB - Internet Control and Configuration Board.
1983-A DARPA cedeu os direitos do código dos protocolos TCP/IP à Universidade da Califórnia para que fosse distribuído em sua versão UNIX. A DARPA pediu a todos os computadores que estavam conectados a ARPANET para que usassem os protocolos TCP/IP. Esses protocolos se difundiram rapidamente, visto que não eram aplicativos comerciais.
1985-A Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos(NSF) criou a NSFNET, que era uma rede de alta capacidade destinada a atender, tanto nos EUA como em outros paises, as entidades científicas e de pesquisa.
1989-A ARPANET deu lugar a NSFNET, bem como o ICCB foi substituído pela Internet Advisory Board (IAB). A IAB possuía dois grupos principais: o IRTF (Internet Research Task Force) e o IETF (Internet Engeneering Task Force).
1995-Muitas redes foram criadas ou desenvolvidas objetivando a melhora do tráfego de informações via Internet. Deu-se ainda nessa década a conexão de muitos setores à Internet, visando prestar e obter serviços pela rede.
Coordenação
A Internet não é controlada por nenhum órgão governamental ou comercial, mas sim por organizações voluntárias que controlam os usuários e os artigos publicados na Internet. Eis algumas organizações:
IAB - A IAB (Internet Advisory Board) é constituída de várias organizações e seu objetivo principal é coordenar a organização geral da Internet.
InterNIC - A InterNIC (Internet Network Information Center) foi criado pela NSF para distribuir endereços IP.
IRTF - O IRTF (Internet Research Task Force) é um dos comitês que constituem a IAB. Ele é responsável por várias atividades ao nível de pesquisa, como o desenvolvimento de protocolos.
RFC - Request for Comments são documentos técnicos relacionados aos protocolos da Internet. Alguns deles contém padrões para os protocolos, outros são recentemente desenvolvidos, podendo obter sucesso e se tornarem padrões. Esses documentos formam a documentação da Internet.
FNC - Federal Networking Council é um comitê que exerce a parte informativa da Internet. A FNC realiza o intermédio entre a IAB e as instituições governamentais, além de prestar suporte a agências no uso da Internet.
IETF - Internet Engeneering Task Force é um subcomitê da IAB que realiza a manutenção de problemas construtivos e também a implementação de novas tecnologias.
Equipamentos de Interconexões
As conexões físicas da Internet estão baseadas em alguns componentes básicos, dos quais podemos destacar:
Roteador - Esse componente pode ser caracterizado por um simples circuito ou por um computador com software de roteamento. Ele possuí diversas portas conectadas a diferentes redes e sabe qual porta pertence a cada rede. Quando ele recebe um pacote de informação, verifica o endereço de destino e procura a porta equivalente. Ele se baseia no endereçamento de nível de rede, que no caso da arquitetura TCP/IP, é o endereçamento IP. Procura, também, enviar o pacote para redes que sejam mais próximo da rede destino, diminuindo o número de redes por onde o pacote trafegará.
Gateway - Um gateway é um componente que pode conectar redes distintas convertendo diferentes níveis de protocolos, ou no caso do IP, realizar roteamento.
Bridg e- Esse componente é usado para conectar redes semelhantes. Ele repassa mensagens baseado no endereçamento de nível dois (MAC). Desta forma, só repassa pacotes de uma rede A para uma rede B se eles forem endereçados à rede B. Sendo assim, segmenta o tráfego de redes, criando um só domínio de colisão quando se for necessário.
Como funciona a Internet
Uma máquina qualquer de uma rede local deseja enviar um pacote de informações para uma rede distante:
Em primeiro lugar, o pacote é enviado para a rede local, onde é recebido por todas as máquinas e pelo roteador. O roteador então verifica o endereço de destino do pacote. Começa então uma viagem por roteadores de várias redes, aonde o pacote vai sendo mandado para roteadores mais próximos do endereço final, até que chegue à máquina de destino. Se o pacote chega ao endereço de destino, a máquina de origem recebe do destino uma mensagem de reconhecimento. Se essa mensagem não chegar em uma certa margem de tempo, o pacote é mandado novamente. Vale frisar que esse processo todo somente ocorrerá se o pacote não for destinado a uma máquina da própria rede local.
Há dois tipos de protocolos para transmissão:
não orientados à conexão
orientados à conexão
Protocolos Orientados à Conexão
Em uma transmissão orientada à conexão, é necessário que se faça uma chamada e conexão antes de cada transmissão. Nesse tipo de transmissão os pacotes não precisam possuir overheads, como ocorre nas transmissões não orientadas à conexão. Isso é possível, pois logo no início da conexão, a origem e o destino trocam todas as informações necessárias à transmissão.
O modo de transmissão orientado à conexão é mais seguro, pois possui mecanismos de reenvio de pacotes mal transmitidos, bem como mensagens de reconhecimento.
Protocolos Não Orientados à Conexão
O modo de transmissão não orientado à conexão conserva pouca informação durante uma conexão. A origem e o destino necessitam ter um prévio acerto de como será a comunicação e as características do QOS - Quality of Service - já devem estar definidas. Esse modo de transmissão associa a cada pacote um endereço global, que identifica a origem e o destino do pacote. Nesse modo de transmissão, os sucessivos pacotes transferidos podem não ter qualquer relação, pois são considerados independentes uns dos outros.
O modo de transmissão não orientado a conexão não da importância a controles de fluxo nem realiza qualquer reconhecimento ou reenvio de pacotes.
Através desse modo pode-se fazer uma comunicação com qualquer máquina sem precisar realizar uma conexão, sendo assim mais rápido. Em compensação, não se tem a certeza do sucesso da transmissão e o acompanhamento do processo precisa ser mais eficaz.
O Básico de uma Rede
Para se conectar a uma rede, um computador precisa de uma placa de rede. Hoje em dia há computadores que já vem com placa de rede instalada.
As ligações físicas(cabeamento)
Os tipos de redes
Comutação
Cabeamento
Nas conexões das redes são utilizados variados tipos de cabos, que podem ser:
Cabo de Fibra Ótica - O Cabo de Fibra Ótica transmite informação via pulsos de luz, que podem ser gerados por um LED ou laser. Os pulsos luminosos não sofrem a interferência elétrica.
Cabo Coaxial - O Cabo Coaxial é composto de um cabo sólido de cobre coberto por uma camada isolante e uma malha de cobre.A malha protege das interferências elétricas.
Cabeamento em Par Trançado - O Cabeamento em Par Trançado reúne pares de cabos em capas isolantes. Cada par é trançado com um número variado de tranças em cada centímetro. As tranças protegem os dados de interferências elétricas.
Existem ainda os sistemas portáteis que, ao invés de usarem cabos, transmitem os dados via ondas de rádio. Um exemplo disso pode ocorrer nos Laptops.
Tipos de Redes
Atualmente existem três tipos de redes:
LAN - Local Area Network - Uma LAN é uma rede local situada normalmente em um prédio ou campus. Sua área é restrita a poucos quilômetros e seu principal objetivo é interconectar PC's, estações de trabalho e periféricos buscando com isso compartilhar recursos como, por exemplo, uma impressora.
MAN - Metropolitan Area Network - Uma rede MAN nada mais é do que uma grande versão da LAN. Ela pode cobrir desde algumas repartições até uma cidade inteira.
WAN - Wide Area Network - As redes LAN podem ser interligadas formando uma rede WAN. Uma rede WAN cobre uma grande área geográfica, que pode ser um país ou continente.
Comutação
A informação pode trafegar pelas redes por duas formas distintas:
Comutação por Pacotes- Na Comutação por Pacotes uma linha da rede pode ser compartilhada por vários pacotes de informação provenientes de diferentes origens.
Comutação por circuito -Na comutação por circuito existe uma linha exclusiva entre a origem e o destino. Para ocorrer à transmissão de informações, é feita uma chamada telefônica. Essa chamada é temporária e é conceitualmente chamada de circuito. O tráfego na Internet é baseado na comutação por pacotes.
TCP - Transmission Control Protocol
Esse protocolo tem como principal objetivo realizar a comunicação entre aplicações de dois hosts diferentes. O protocolo TCP é um protocolo de nível de transporte muito utilizado que trabalha com mensagens de reconhecimento, especificação do formato da informação e mecanismos de segurança. Ele garante que todos os PDU's (Protocola data Unit) serão enviados com sucesso, pois realiza transmissões orientadas à conexão. Além disso, ele possibilita o uso de várias aplicações voltadas a conversação.
Quando executado, utiliza o protocolo IP, não orientado à conexão. O TCP então fica responsável pelo controle dos procedimentos da transferência segura de dados. Cabe salientar que o IP não é o único protocolo não orientado à conexão que pode ser utilizado pelo TCP.
Para maior eficiência nas comunicações, o TCP engloba várias funções que poderiam estar nas próprias aplicações, como processador de texto, base de dados e correio eletrônico. Ele foi criado com o intuito de ser um software universal contendo essas funções.
Existem ainda outros serviços do TCP:
Controle de fluxo - O controle de fluxo atribui uma janela de transmissão ao host de origem. Essa janela limita o número de bytes transmitidos por vez. O controle de fluxo em si está na possibilidade de atribuir diferentes valores às janelas.
Segurança na transmissão - A confiabilidade nas transmissões via TCP está baseada no fato de que esse protocolo é orientado à conexão e trabalha com números de reconhecimento seqüenciais e positivos.
O TCP do host origem transfere os dados em forma de octetos, onde a cada octeto vão sendo atribuídos números em seqüência. O TCP do host destino analisa então esses números para garantir a ordem e a integridade da mensagem enviada. Se a transferência for perfeita, o TCP do host destino envia uma mensagem de reconhecimento à origem. Caso contrário, é enviada uma seqüência numérica para o TCP do host origem que informará o tipo do problema, bem como ordenará uma nova transmissão.
Os números em seqüência podem ser utilizados ainda para eliminar octetos duplos, que por causa da transmissão não orientada à conexão, podem ocorrer.
O TCP da origem possui um timer para garantir que não se perca muito tempo entre uma mensagem errada e sua correção. Então, quando o TCP origem recebe uma mensagem de erro, ocorre um "time-out" e o reenvio da mensagem.
A margem de tempo do "time-out" é controlada pelo administrador do host.
Comandos de OPEN/CLOSE -Por meio de todos os dispositivos físicos, o TCP pode estabelecer uma conexão virtual, a partir do comando OPEN. Nesse momento, o TCP realiza o "three-way handshake", que é um processo onde os TCP's origem e destino trocam mensagens de reconhecimento que possibilitam a conexão.
No momento em que a transferência de informações terminar, qualquer host (origem ou destino) poderá fechar a conexão virtual, a partir do comando CLOSE.
Gerenciamento da informação nas transmissões orientadas a conexão - O protocolo TCP pode controlar todos os aspectos da informação que esta sendo transmitida, pois é um protocolo de transmissão orientada à conexão. A ação do TCP se estende a toda a trajetória da informação, onde ele procura garantir o sucesso da transmissão.
Prioridade e segurança - O protocolo TCP permite que o administrador do host controle os níveis de segurança e permissão de acesso, bem como as prioridades nas conexões.Essas características não estão presentes em todas as versões, embora estejam definidas nos padrões TCP.
Transferência orientada a "stream" - Os aplicativos de nível de interface em geral enviam dados ao TCP de forma orientada a "stream", onde a informação é transmitida byte a byte, um após o outro.Quando a informação chega ao TCP, é então agrupada em pacotes e assim enviada aos demais níveis de transmissão.
O protocolo TCP pode utilizar-se de várias formas de envio de mensagens. Ele pode ser utilizado com linhas telefônicas, redes locais ou ainda redes de fibra ótica de alta velocidade.
UDP - User Datagram Protocol
O protocolo UDP é restringido a portas e sockets, e transmite os dados de forma não orientada à conexão. Ele nada mais é do que uma interface para o protocolo IP. Esse protocolo substitui o protocolo TCP quando a transferência de dados não precisa estar submetida a serviços como controle de fluxo.
A função básica do UDP é servir de multiplexador ou demultiplexador para o tráfego de informações do IP. Assim como o TCP, trabalha com portas que orientam adequadamente o tráfego de informação a cada aplicação de nível superior. Essas portas são:
Porta de Destino - É uma parte do datagrama (uma extremidade) que indica o aplicativo ao qual deve-se enviar a informação que chega.
Porta de Origem - Localiza-se no outro extremo do datagrama e indica o aplicativo que enviou a mensagem. Pode ser usado para um reenvio, ou quando não é utilizado, é preenchido com zeros.
Aplicativos que usam TCP e UDP
Existem vários aplicativos de nível superior da Internet como correio eletrônico que utilizam os serviços do TCP ou UDP. Esses aplicativos são padrões da Internet muito utilizados, principalmente por sua grande versatilidade.
Protocolos de aplicação do TCP:
TELNET - O Telecomunications Network possibilita a um usuário trabalhar em um host distante. Ele emula um terminal especial que faz as conversões necessárias entre dois terminais diferentes, permitindo que se atue remotamente sobre um host sem a necessidade que ambos os hosts tenham um terminal semelhante.
FTP - O File Transfer Protocol é uma poderosa ferramenta para transmitir arquivos pela Internet. Ele define os procedimentos para gerenciar a troca de informações entre os hosts do TCP.
Uma conexão do FTP passa por dois processos: Conexão de Controle e Transferência de Dados.
A Conexão de Controle é a primeira etapa do processo de conexão do FTP. Ela serve para realizar o login e definir níveis de segurança e de manipulação de arquivos.
Já a Transferência de dados é a etapa onde os arquivos são transmitidos. Ela depende do sucesso da conexão de controle para ser realizada.
SMTP - O Simple Mail Transfer Protocol é um aplicativo de nível superior que está ligado à transmissão de correio eletrônico via Internet. Ele é um dos protocolos de nível superior mais utilizados na Internet, que funciona da seguinte forma: O SMTP é constituido de duas partes que são a origem e o destino, sendo que cada uma delas possui acesso a um servidor de armazenamento. Quando a origem envia uma mensagem para o destino, essa mensagem é primeiramente armazenada no servidor de armazenamento da origem. O servidor então tenta enviar as mensagens e, se ocorrer algum problema com o destino, o servidor tentará posteriormente reenviar a mensagem. Se não conseguir, a mensagem será enviada de volta à origem ou ao postmaster.
Protocolos de aplicação do UDP:
SNMP - O Simple Network Management Protocol é o padrão mais expressivo em matéria de gerenciamento de redes. Ele é um protocolo que serve para lidar com eventuais falhas nas redes ou nos equipamentos. O SNMP ainda é utilizado para monitoramento das redes. Ele é usado principalmente em redes que utilizam TCP/IP.
RPC - O Remote Procedure Call é um protocolo que permite a um host utilizar uma função localizada em um host remoto.
O RPC permite a troca de mensagens, onde a origem envia parâmetros a um servidor e fica esperando um retorno, que fornecerá o resultado da função remota.
TFTP - (Trivial File Tranfer Protocol) - Esse protocolo é um dos mais elementares que existem, pois apresenta poucos utilitários, como controle temporal e de integridade. Ele é um modelo mais simples de FTP, pois não possui nenhum tipo de mecanismo de segurança e como é baseado no protocolo UDP, não se pode confiar na integridade de suas transmissões.
Esse protocolo não é muito utilizado hoje em dia, mas alguns vendedores ainda o distribuem junto a seus equipamentos para evitar possíveis incompatibilidades.
O protocolo IP
A principal função do protocolo IP é transportar os datagramas de uma rede a outra na Internet. Ele é um protocolo de transmissão não orientada à conexão, e por ser mais básico, não apresenta muitas características do TCP. Podemos dizer que o IP:
- Não possui mecanismos de retransmissão.
- Não da garantia de uma transmissão integra ou ordenada.
- Utiliza os "endereços IP" como base para o direcionamento dos datagramas.
- Descarta um datagrama se ele não for entregue ou se passar muito tempo trafegando na Internet.
- Suas operações e padrões estão descritos em vários RFC´s (Request for Comments) e IEN´s (Internet Engeneering Notes).
Embora o protocolo IP não possua essas características, elas não deixam de ser importantes. Por isso, toda essa parte de consistências para a integridade dos dados transmitidos fica com o TCP.
O envio de datagramas via IP passa por algumas etapas básicas, onde podemos destacar:
Endereços IP
Fragmentação dos datagramas
Routing
Resolução de endereços
Endereços IP
Cada computador ligado à Internet possui um ou mais números IP´s, sendo que cada número IP na Internet é exclusivo, o que evita que os datagramas sejam enviados para o lugar errado.
Um computador pode desempenhar o papel de host ou de gateway, ou ainda os dois ao mesmo tempo.
Os endereços IP são compostos em quatro bytes, onde cada byte contém um número.Os números são separados por pontos e se dividem em endereço de rede e endereço local.
O endereço de rede, que é fornecido pela InterNIC, contém a parte do endereço que se refere à rede principal e às subnets.Ele esta representado nos três primeiros bytes do número IP.
O endereço local é atribuído pelo administrador do host. Ele ocupa o último byte e serve para identificar máquinas locais.
Como se tornaria muito complicado lidar somente com números, foi criado o DNS (Domain Name System), que associa um nome a cada número IP.Esse nome traz muitas vantagens, e possui algumas características básicas, como:
- Os nomes (domínios) são separados por pontos;
- Não há espaços entre os domínios;
- O número de nomes pode variar de um endereço para outro;
- Identificam uma única máquina;
- Não há diferença entre letras maiúsculas e minúsculas;
- Ao contrário do número IP, são lidos da direita para a esquerda.
A seguir é mostrado um exemplo de um DNS :
Circulo.Pop-rs.Rnp.Br
Onde:
· circulo é o nome da máquina (host);
· pop-rs identifica a organização à qual está ligado o host;
· rnp também faz parte da identificação da organização;
· br é um campo que pode representar o país (Brasil) ou ainda o tipo da organização,como ocorre com freqüência nos Estados Unidos.
Host
Um computador que esteja ligado à rede IP e possua um número IP é chamado de host.Um host pode estar caracterizado por qualquer tipo de computador, desde um mainframe até um palmtop.
Gateway
Um gateway (ponte) é um componente que pode conectar diferentes redes, convertendo protocolos de diferentes níveis, ou exercer roteamento, no caso de um gateway IP. Ou seja, um gateway é sempre um componente intermediário numa rede.
Fragmentação dos Datagramas
Ao realizar trocas de pacotes, os aplicativos da Internet se deparam com um problema: A diferença do tamanho das mensagens nas diversas redes. Nesse caso, o protocolo IP suporta o processo de fragmentação, onde os datagramas são divididos em unidades menores.
O procedimento de fragmentação é realizado por um gateway, onde as mensagens são partidas em unidades menores e adequadamente identificadas. O host destino então reagrupará as instruções baseado nas identificações do gateway.
Na identificação dos fragmentos o gateway cria um header para cada fragmento.O header contém os endereços iniciais das redes e uma identificação referente à mensagem a qual faz parte.
Já na fase de reagrupamento, o host destino, ao receber o primeiro fragmento, independentemente de estar na ordem correta, aciona um timer. Se uma margem de tempo padrão for ultrapassada e a mensagem não estiver completamente reconstituída, o host destino descarta os fragmentos recebidos e retorna à origem uma mensagem de erro.
IP ROUTING
Um datagrama enviado por um host qualquer não é capaz de chegar ao seu destino por suas próprias pernas, ele precisa ser orientado por um ou mais routers.
Um router recebe qualquer datagrama enviado e verifica seu endereço IP de destino, comparando-o a sua tabela. Após essa análise, o datagrama é mandado então para um gateway mais próximo do destino ou mesmo para o próprio destino.
A tabela de um router pode ser estática ou dinâmica, sendo que a dinâmica é mais vantajosa por ser mais moldável as constantes modificações nas redes.
Essas tabelas determinam o encaminhamento dos datagramas para:
- Uma outra subrede conectada ao mesmo router da rede origem;
- Um gateway, no caso da rede só poder ser acessada através de um ou mais gateways (roteamento indireto);
- Uma rota default caso o endereço não se identifique com a tabela local. Nesse caso o default normalmente é mandar o datagrama para um circuito exterior.
As tabelas dos routers são constituídas de quatro campos, como no exemplo a seguir:
1 |
2 |
3 |
4 |
|
|
|
|
143.54.0.0 |
134 |
143.55.0.1 |
1 |
200.17.162.00 |
122 |
143.54.0.3 |
0 |
200.132.0.0 |
59 |
143.44.0.2 |
1 |
200.111.0.0 |
172 |
143.54.1.22 |
0 |
default |
175 |
823.28.9.11 |
1 |
- Campo 1: É o campo dos endereços IP. Ele contém todos os endereços anteriormente mandados por determinada rede.
- Campo 2: Esse campo contém um controle chamado Métrica, onde através de alguns algoritmos é analizado o caminho mais eficiente para aquele endereço(incluindo distância, equipamentos e tempo).
- Campo 3: É o campo que contém o endereço IP do destino (seja ele um host de outra subrede, um gateway ou ainda um endereço default.
- Campo 4: O campo quatro é o campo das Flags. Uma Flag controla basicamente a freqüência de uso de determinado endereço, para que, no caso de tabelas dinâmicas, o endereço possa ser apagado no caso de pouco uso.
Os routers utilizam um protocolo para comunicar aos demais routers ou hosts conectados a eles informações de status. Esse protocolo pode ser o RIP(Routing Information Protocol) ou o OSFP(Open Shortest Path First).
Existe ainda um outro protocolo, o ICMP(Internet Control Message Protocol), que informa sobre possíveis erros no processo de routing.
Resolução de Endereços IP
ARP
Às vezes,quando um host deseja enviar uma mensagem, ele pode não saber o endereço completo do host destino, isto é, saber somente o número IP. Para esses casos, o protocolo IP dispõe de um protocolo chamado ARP (Address Resolution Protocol).
Podem ocorrer duas situações na resolução de endereços:
· O host destino está na mesma rede:
O host de origem manda um pacote ARP contendo o número IP de destino da mensagem para todas as demais estações de sua rede. Somente a estação que se identificar com o número IP desse pacote irá responder à mensagem, mandando de volta o seu endereço MAC;
Além de mandar a mensagem, o host de origem armazena o endereço MAC recebido do host destino em uma tabela temporária, que relaciona números IP aos endereços MAC da suposta rede local.
· O host destino está em uma rede distante:
Nesse caso, o host origem enviará um pacote ARP contendo o número IP para o gateway, que então orientará esse pacote por diversas conexões até que chegue na rede local desejada. Ocorrerá, então, o mesmo que na situação anterior,apenas diferenciando-se pelo fato de que o próprio gateway enviará os pacotes ARP para todas as estações locais.
RARP
O RARP (Reverse Address Resolution Protocol) é um protocolo que permite a uma estação descobrir seu próprio endereço IP. Ele é bastante utilizado por estações de trabalho desprovidas de disco rígido, uma vez que elas não tem como armazenar permanentemente um endereço IP.
Cada vez que uma estação desse tipo vai mandar alguma mensagem, ela precisa descobrir seu endereço IP.
Para tanto, ela envia uma mensagem ao servidor RARP de sua rede local, contendo seu endereço MAC. O servidor então retorna à estação seu número IP, possibilitando assim o envio de mensagens.
Proxy ARP
O Proxy ARP é uma variação do ARP. Ele possibilita que uma organização possua somente um endereço IP para suas diversas redes.
Nesse caso, todas as redes estão conectadas a um router.Quando um host quiser se comunicar com um host de outra rede (sem saber seu endereço MAC), ele irá despejar um pacote com o número IP do host destino. Mas nesse caso o pacote é interceptado primeiramente pelo router, que retorna ao host destino seu próprio endereço MAC. A informação subsequente será então orientada para o router, que a redicionará para o host destino, de acordo com a sua própria tabela de endereços
Glossário
Anti-Virus
Programa que detecta e elimina virus de computador.
Archie
Um sistema que ajuda a encontrar arquivos disponíveis na INTERNET.
ARPANET
Uma rede experimental criada pela ARPA (Advanced Research Projects Agency). Nela foram testadas as teorias e o software no qual a INTERNET se apoia. Pode-se dizer que é a "ancestral" da INTERNET.
ASCII
American Standard Code for Information Interchange. Código padrão para representação de caracteres como letras, dígitos, sinais de pontuação, códigos de controle e outros símbolos. Também denomina o arquivo texto que foi editado sem qualquer recurso associado (acentuação, negrito, sublinhado, fontes de letras, etc.).
Backbone
Espinha dorsal das grandes redes de comunicação na Internet. Normalmente são conexões de alta-velocidade que interconectam redes regionais.
Bandwidth
Ver largura de banda.
Banco de Dados
Um conjunto de informações relacionadas entre si, referentes a um mesmo assunto e organizadas de maneira útil, com o propósito de servir de base para que o usuário recupere informações, tire conclusões e tome decisões.
BBS
Bulletin Board System. Usualmente, o termo se refere a um pequeno sistema acessado via linha discada, restrito a um grupo de usuários locais. Este sistema costuma oferecer uma série de serviços, tais como: correio eletrônico, grupos de discussões, "murais de avisos", repositório de software público, etc. Muitos BBSs possuem acesso a INTERNET.
Binário
Sistema de numeração composto por dois dígitos usado para representação interna de informação nos computadores. Também utilizado para designar arquivos que contém informações que não são apenas texto, como por exemplo: arquivos de imagens, arquivos de sons, arquivos gerados por planilhas eletrônicas, arquivos gerados por editores de texto que incluam acentos, fontes de letra, negrito, sublinhado, etc.
BinHex
Um formato de conversão de arquivos que converte arquivos que estão em binário para texto ASCII. Este formato é utilizado, principalmente, pelo microcomputadores Macintosh®.
BITNET
Um acronismo de Because It's Time Network". É uma rede acadêmica e de pesquisa iniciada em 1981. Formada, na sua maior parte, por mainframes IBM®, utiliza um protocolo diferente da INTERNET. No entanto, é possível a troca de mensagens entre a INTERNET e a BITNET.
BPS
Bits Per Second. Velocidade de transmissão dos dados.
Browser
Browser, paginador, ou navegador é um programa utilizado para acessar o serviço WWW.
Cliente
Programa responsável pela solicitação de um serviço (Archie, Gopher, Netfind, etc.). A solicitação é feita a um servidor.
Compressão
Processo pelo qual, através de técnicas específicas, procura-se diminuir o tamanho dos arquivos para que ocupem menos área nos discos.
Conexão Direta
Ligação permanente entre dois computadores. Também é conhecida como linha dedicada.
Conta
O mesmo que username.
Correio Eletrônico (E-Mail)
Sistema de transmissão de documentos e mensagens entre pessoas através do uso de computadores.
Cyberspace
Termo criado pelo escritor de ficção científica William Gibson em seu livro "Neuromancer". É usado para se referir ao universo formado pelas redes de computadores.
Default
Valor fornecido automaticamente pelo sistema operacional, quando não fornecido pelo usuário.
Dial-Up
Conexão feita com outro computador através de uma linha telefônica comum.
Diretório
Área do disco que contém informações sobre a localização, o tamanho e o tipo dos arquivos contidos no disco. Também é utilizado para designar a área do disco destinada ao usuário armazenar os seus arquivos.
Domínio
Nome que identifica um computador, departamento, ou organização na rede INTERNET.
DNS
Domain Name System. Sistema responsável pela conversão dos endereços no formato simbólico (exemplo: vortex.ufrgs.br) para o formato numérico (exemplo: 143.54.1.7), também chamado de endereço IP.
Download
É a transferência de um arquivo de outro computador para o seu computador.
Emulador de Terminal
Programa que permite a um microcomputador se comportar como (se transformar em) um terminal.
Endereço Eletrônico
Nome através do qual a INTERNET identifica o usuário. Exemplo: Brandao@pampa.tche.br.
FAQ
Frequently Asked Questions. Documento que tenta responder as perguntas mais freqüentes sobre um determinado assunto. Diversas listas (mailing list) e os USENET newsgroups mantem FAQs com o objetivo de evitar que os participantes percam tempo respondendo a perguntas básicas dos principiantes.
FIDONET
É uma rede mundial de BBSs.
Finger
Um programa que exibe informações sobre um usuário em particular, ou sobre todos os usuários que estão usando, no momento, um determinado computador.
Flame
Usado para designar insultos ou ataques pessoais através de mensagens eletrônicas.
FTP
File Transfer Protocol. Protocolo utilizado para transferir arquivos entre dois computadores na INTERNET. Também é utilizado para designar o programa que realiza a transferência dos arquivos.
FTP Anônimo
É o uso do FTP em localidades conectadas à INTERNET, que oferecem acesso público a parte dos seus arquivos, sem a necessidade do usuário ter conta nestas localidades.
FTP Site
Local (computador) que possui um repositório de software público.
FYI
For Your Information. Uma série de documentos sobre a INTERNET que contêm informações básicas para usuários iniciantes.
Gateway
Um computador que conecta uma rede a outra quando as duas redes utilizam protocolos diferentes.
GIF
Graphics Interchange Format. Um tipo de arquivo para a armazenagem de gráficos e figuras, desenvolvido pela CompuServe. É amplamente utilizado na Internet.
Gopher
Uma ferramenta da Internet baseada em menus. É utilizada para "explorar" a INTERNET, pois localiza e recupera informações.
Gopherspace
Termo utilizado para denominar o conjunto dos servidores Gopher.
Hipermídia
Documento hipertexto que incorpora textos, gráficos, sons, imagens e animações.
Hipertexto
Documento que contém links (ligações) para outros documentos, o que permite um processo de leitura não seqüencial.
HOST
Um computador da INTERNET no qual você pode se conectar usando Telnet, obter arquivos usando FTP, ou de qualquer outra forma fazer uso dele.
HTML
HyperText Markup Language. Uma linguagem de formatação de textos utilizada para indicar para o browser como ele deve exibir o texto e os recursos de multimídia associados.
HTTP
HyperText Transfer Protocol. Protocolo utilizado pelo serviço WWW.
Interativo
Processo de comunicação através do qual o usuário recebe resposta imediata a um comando dado ao computador.
Interface
Conexão entre dois dispositivos em um sistema de computação. Também usado para definir o modo (texto ou gráfico) de comunicação entre o computador e o usuário.
INTERNET
É uma rede de redes que se comunicam através do protocolo TCP/IP.
INTERNET Society
Uma organização voltada a dar apoio ao crescimento e evolução da INTERNET.
InterNic
INTERNET Network Information Center. Local que mantém uma série de informações a respeito da INTERNET. Você pode acessar estas informações via FTP, utilizando o endereço ftp.internic.net.
IP (endereço)
Endereço numérico que identifica de forma única um computador na rede INTERNET; Possui o seguinte formato: n1.n2.n3.n4 (Exemplo: 143.54.1.7).
IRC
INTERNET Relay Chat. Programa que permite a vários usuários "conversarem" em "tempo real".
ISO
International Standards Organization. É a organização que cria padrões internacionais para diversas áreas, incluindo computadores. Congrega em torno de 90 países.
Knowbot
Uma ferramenta que permite que sejam pesquisados diversos bancos de dados diferentes a procura de endereços eletrônicos e outras informações sobre usuários da INTERNET.
JPEG/JPG
Joint Photografic Experts Group. Um tipo de arquivo para a armazenagem de gráficos e figuras. Arquivos deste tipo costumam ser menores que os arquivos tipo GIF. No entanto, geram menor qualidade de imagem que os GIFs.
Largura de Banda
É a capacidade de enviar informação por um determinado canal ( um fio de cobre, um radioespectro, ou uma fibra ótica), ou seja, o número de bits por segundo que se pode transmitir através de um canal qualquer.
Linha Dedicada
Ver conexão direta.
Linha Discada
É uma linha telefônica comum. Pode estar sujeita a ruídos e interrupções. Também conhecida como linha comutada.
Listas
Ver mailing list.
Local
É como se denomina o computador que solicita um serviço.
Log-in
Procedimento de abertura de sessão de trabalho em um computador. Normalmente, consiste em fornecer para o computador um username e uma senha, que serão verificados se são válidos, ou não.
Mainframe
Computador de grande porte.
Mailing List (Listas)
Grupo de discussão em que as mensagens são distribuídas via correio eletrônico.
Menu
Lista de opções a serem escolhidas, geralmente exibidas no vídeo.
MIME
Multi-purpose Internet Mail Extension. Método que permite que arquivos binários (imagens, sons, etc.) possam ser enviados via mail.
Modem
Modulador-Demodulador. Dispositivo que permite a comunicação de dados entre computadores através de linhas telefônicas.
MPEG
Moving Pictures Expert Group. Um tipo de arquivo que é utilizado para armazenar animações. É um padrão internacional.
Multimídia
A combinação de imagens gráficas, áudio e animação.
Netfind
Ferramenta utilizada para procurar os endereços eletrônicos dos usuários da INTERNET.
Netiquette
Procedimentos de ética e etiqueta que devem ser observados quando estamos utilizando a rede.
NetNews
Ver USENET.
NEWS
Ver USENET.
Newsgroups
É como são chmados os grupos de discussão da USENET.
News Reader
Programa que permite que sejam lidos os newsgroups da USENET.
NIC
Network Information Center. Uma localidade designada para fornecer serviços de informações úteis para os usuários da rede.
NNTP
Network News Transfer Protocol. É o protocolo utilizado pela USENET.
Nó ou Nodo
Dispositivo conectado a uma rede. Normalmente, é um computador.
Off-Line
Quando o seu computador não está conectado a outro sistema.
OSI
Open Systems Interconnect. Um conjunto de protocolos desenvolvido pela OSI.
On-Line
Qualquer atividade executada enquanto o seu computador estiver conectado a um outro computador ou rede.
Ping
Um programa utilitário que verifica se você pode se comunicar com outro computador da INTERNET.
POP
Post Office Protocol. Protocolo usado por programas de correio eletrônico para recuperação e envio de mensagens do seu equipamento para um servidor de correspondência.
Porta
Ponto em um computador que serve para receber uma conexão. Normalmente, a cada porta está associado um determinado serviço (FTP, TELNET, etc.).
Post
Enviar uma mensagem para um newsgroups.
Postmaster
A pessoa encarregada pelo administração do sistema de correio eletrônico de uma localidade. O Postmaster pode ser consultado quando o usuário tem alguma dúvida. Todo o nó INTERNET possui um Postmaster e o seu endereço é Postmaster@endereço_do_nó. Exemplo: postmaster@pampa.tche.br.
PPP
Point to Point Protocol. Protocolo que permite a um computador utilizar os protocolos da Internet (FTP, Telnet, etc.) via uma linha telefônica comum. É mais eficiente que o SLIP.
Prompt
Símbolo ($, %, #) que indica que o computador está pronto para receber comandos.
Protocolo
Conjunto de regras que devem ser obedecidas para que se possa transmitir uma informação de um computador para outro em uma rede de computadores.
Provider
Empresa que oferece acesso a INTERNET.
Rede
Conjunto de computadores interligados, compartilhando um conjunto de serviços.
Remoto
É como se denomina o computador que fornece um serviço.
RFC
Request For Comments. Conjunto de documentos que descrevem os padrões adotados pela INTERNET.
Roteador (Router)
Um dispositivo (pode ser um computador) que interliga duas ou mais redes, inclusive as que utilizam diferentes tipos de cabos e diferentes velocidades de transmissão. No entanto, o protocolo deve ser o mesmo.
Servidor
Um computador que fornece um serviço (Archie, Netfind, etc.) para outro computador na rede.
Servidor de Terminais
Equipamento que atende as linhas de comunicação onde se ligam os terminais, conectando-os a uma rede.
Shareware
Software disponível em muitos locais da INTERNET. Inicialmente, o software é grátis, mas os autores esperam que o pagamento seja enviado depois de um período inicial de testes. Normalmente, os preços são baixos. É uma espécie de "teste antes e pague depois".
Sistema Operacional
Programa normalmente fornecido pelo fabricante para o controle e coordenação de todas as operações de um computador.
Site
Sinônimo de localidade.
SLIP
Serial Line Internet Protocol. Protocolo que permite a um computador utilizar os protocolos da Internet (FTP, Telnet, etc.) via uma linha telefônica comum.
SMTP
Simple Mail Transfer Protocol. É o protocolo utilizado para transferir mensagens de correio eletrônico entre dois computadores.
Snail Mail
Uma referência irreverente ao correio normal baseado em papel, comparando-se à velocidade do correio eletrônico da INTERNET.
Software de Domínio Público
Um programa não protegido por copyright, que pode ser utilizado sem que seja necessário fazer alguma forma de pagamento para o seu autor.
SysOp
SYStem OPerator. A pessoa responsável por cuidar do funcionamento de um BBS.
Talk
Programa que permite que dois usuários conectados à INTERNET "conversem" em "tempo real".
TCP/IP
Transmission Control Protocol/Internet Protocol. Conjunto de protocolos utilizado pela INTERNET a fim de permitir que os computadores se comuniquem.
Telnet
Um protocolo da Internet que permite faça um log-in em outro computador da rede.
TIFF
Tagged Image File Format. Um tipo de arquivo para a armazenagem de gráficos e figuras, desenvolvido pela Aldus e pela Microsoft.
TN3270
Uma versão especial de Telnet para acessar mainframes IBM®.
UNIX
Sistema operacional muito popular que teve (e tem) uma importância significativa no desenvolvimento da INTERNET. A maioria dos servidores da INTERNET utilizam o sistema operacional UNIX.
Upload
É a transferência de um arquivo do seu computador para outro computador.
URL
Uniform Resource Locator. É o sistema de endereçamento utilizado pelo WWW e um padrão de endereçamento proposto para toda a INTERNET.
USENET News
Um conjunto de grupos de debate (newsgroups) sobre os mais diversos tipos de assunto.
Username
Nome pelo qual o sistema operacional identifica o usuário.
UUCP
UNIX to UNIX Copy Protocol. Um sistema de cópia de arquivos utilizado por equipamentos UNIX.
UUENCODE
Método de codificação de binário para ASCII utilizado para enviar arquivos binários via mail.
VERONICA
Very Easy Rodent-Oriented Net-Wide Index to Computerized Archives . Um poderoso sistema para pesquisa de informações em diversos bancos de dados da INTERNET. A pesquisa é feita a partir de palavras chaves fornecidas pelo usuário.
Virus
Programa desenvolvido para "infectar" outros programas, inclusive o sistema operacional. O objetivo dos virus de computador é prejudicar o funcionamento normal do computador. Muitas vezes, causam prejuísos irreparáveis como, por exemplo, a destruição dos conteúdo dos discos do computador.
VMS
Virtual Memory System. Sistema operacional proprietário da empresa DEC - Digital Equipment Corporation.
VT100/VT102
Um modelo de terminal desenvolvido pela DEC - Digital Equipment Corporation. É o padrão de terminal usado na INTERNET.
WAIS
Wide Area Information Servers. Um poderoso sistema para pesquisa de informações em diversos bancos de dados da INTERNET. A pesquisa é feita a partir de palavras chaves fornecidas pelo usuário.
Whois
Um serviço da Internet que permite que sejam pesquisados, em um banco de dados, endereços eletrônicos de usuários da rede.
Webmaster
A pessoa responsável pela administração de um nó WWW.
WWW
World Wide Web. É um sistema baseado em hipertextos que permite a procura e a utilização dos recursos disponíveis na INTERNET.
X.500
Um padrão ISO para sistemas de diretórios, com a finalidade de localização de usuários de correio eletrônico.
Zmodem
Um protocolo de transferência de arquivos muito rápido, utilizado por diversos programas emuladores de terminal.
Fonte do documento:
http://www.abusar.org.br/ftp/pitanga/Diversas_apostilas/Internet.doc
Site para visitar: http://www.abusar.org.br
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