Iracema resumo

 


 

Iracema resumo

 

Ajude-nos a deixar-nos saber Larapedia.com relatou a um amigo / amiga ou relatar nosso site fórum sobre seu blog ou bookmarks sociais como o Facebook eTwitter, graças

 

Los siguientes textos son propiedad de sus respectivos autores y les damos las gracias por la oportunidad que nos brindan para presentar gratis a estudiantes, profesores y usuarios de la Web para sus textos ilustrativos con fines educativos y científicos.

 

 

 

La información en la medicina y la salud en este sitio es de carácter general y para propósitos informativos solamente y por lo tanto no puede sustituir en ningún caso el consejo de un médico (o una persona legalmente autorizada para la profesión).

 

 

 

 

 

Iracema resumo

 

Iracema

I – O Movimento

  • Romantismo 1ª Fase: Nacionalista ou Indianista

  • Exaltação da natureza
  • (Sabiá como símbolo)
  • Retorno ao passado
  • Herói nacional ( índio )
  • Sentimentalismo
  • Religiosidade
  • Mulher idealizada e inatingível
  • Ilogismo

 

II – O Autor

 

  • Formação literária: amor aos clássicos; leitura dos românticos não o impediu de ver mais longe que seus contemporâneos
  • Preocupado com o estilo – conteúdo\forma
  • Sua preocupação era criar um estilo brasileiro
  • A Arte de narrar consistia em pintar com as palavras:  descrição
  • Vida primitiva de nossos indígenas – excelente material para romance histórico no Brasil
  • Indianismo pouco teria de exato historicamente
  • Vida dos selvagens poetizada
  • Costumes indígenas deturpados pela imaginação do autor
  • Índio como valorizador da nacionalidade

 

III – Narrador

  •  Terceira pessoa onisciente

         “ O cristão contempla o ocaso do sol. A sombra que desce dos ,montes e cobre o vale, penetra sua alma. Lembra-se do lugar onde nasceu, dos entes queridos que ali deixou.”

  •  O tom do narrador é o de quem conta uma história que já faz parte da cultura de um povo. É uma lenda, que não se inventa na escrita de um livro.
  •  Sustentação histórica: baseada na figura de Martin Soares Moreno, que teria sido o verdadeiro fundador do Ceará.
  • Índio Poti que teria adotado o nome cristão de Antônio Felipe Camarão
  •  Em alguns momentos, o narrador arrebatado chega a revelar-se de primeira pessoa: “ O sentimento que ele pôs nos olhos e no rosto, não o sei eu.”

 

IV – Espaço e Tempo

  •  O cenário é a natureza cearense, em toda sua exuberância.
  •  As personagens sempre se identificam com elementos da natureza: pássaros, árvores, peixes e outros animais são recursos de comparação para indicar destreza, inteligência, velocidade, força, amor,etc.
  •  Tempo é rigorosamente cronológico(1608-1611)
  • A marcação do tempo no decorrer da narrativa também é bastante preciso e linear, marcados por elementos da natureza

         “ Há três sóis partimos para a caça; e, perdido dos meus, vim aos campos dos tabajaras.”

         “ A alegria ainda morou na cabana todo o tempo que as espigas de milho levaram a amarelecer.”

 

V – Personagens

  • Iracema-  perfeita mulher romântica: bela, frágil, sentimental e sofredora.

 “ Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.

O favo da jati não era tão doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.

Mais rápida que a ema selvagem,(...). O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.”

  • Martin – representante da cultura superior, bom colonizador. Cristão, tem sangue de português, chega avisando que é proprietário das terras e sugere que quer mais. É amado pelos bons índios: Iracema e Poti(tribos inimigas).

– Venho das terras que teus irmãos já possuíram, e hoje têm os meus.”

  • Moacir – filho da dor, simboliza a nova civilização
  • Poti – guerreiro pitiguara, exemplo do índio aculturado, conquistado pelo colonizador branco, a quem segue como uma sombra.

“ Os dois irmãos encostaram a fronte na fronte e o peito no peito para exprimir que não tinham ambos mais que uma cabeça e um coração.”

“- Como a cobra tem duas cabeças em um só corpo, assim é a amizade de Coatiabo e Poti.”

  • Araquém – pai de Iracema, o pajé, guardião das ritos sagrados dos tabajaras.
  • Caubi – irmão da protagonista. Inicialmente, ele acolhe o inimigo Martin, depois o combate e afinal perdoa Iracema e a visita em sua nova morada.
  • Irapuã – chefe tabajara, impulsivo e intolerante, que quer caçar Martin e Poti a qualquer preço.
  • Andira – velho guerreiro, irmão de Araquém
  • Ará – pequena jandaia, que é abandonada pela dona por causa de Martin

 

VI – A Verossimilhança

  •  Após a primeira edição, Alencar teria sido questionado sobre a possível inexatidão de algumas circunstâncias: a habilidade de Poti flechar um peixe dentro d´água do alto de uma rocha; a jandaia ter viajado uma longa distância, do Ipu a Mecejana; contestação da existência do coqueiro no Brasil no início do século XVI.

VII – O Enredo

  • O romance começa pelo fim: 1º Capítulo apresenta Martin, Moacir e o cão Japi deixando o litoral cearense em um jangada.
  • A cena será retornada no Capítulo 33 (último).
  • História de Iracema: Capítulo 02 a 32.
  • Chegada de Martin do RN. à aldeia dos Tabajaras.
  • Primeiro contato: estranheza (flecha).
  • Quebra da flecha / Condução até a cabana de Araquém.

 

“- Bem-vindo sejas. O estrangeiro é senhor na cabana de Araquém. Os tabajaras têm mil guerreiros para defendê-lo e mulheres sem conta para servi-lo. Dize, e todos te obedecerão.”

 

  •   Martin, apesar do tratamento, revela-se como inimigo.
  • Martin percebe uma movimentação na tribo para atacar os pitiguaras e tenta fugir / Interceptado por Iracema.
  • Iracema sugere que Martin espere Caubi para que possa acompanhá-lo para lhe dar segurança.
  • Iracema sente ciúmes de Martin (Noiva na terra Natal)

 

“ Quando a virgem tornou, trazia numa folha gotas de verde e estranho licor vazadas da igaçaba, que ela tirava do seio da terra. Apresentou ao guerreiro a taça agreste:

- Bebe!

Martim sentiu perpassar nos olhos o sono da morte; porém logo a luz inundou-lhe os seios d’ alma; a força exuberou em seu coração. Reviveu os dias passados melhor do que os tinha vivido; fruiu a realidade de suas mais belas esperanças.

Ei-lo que volta à terra natal, abraça a velha mãe, revê mais lindo e terno o anjo puro dos amores.”

 

  • Importante: Irapuã é proibido de entrar no bosque sagrado.
  • Iracema explica a Martin por que não pode se casar.

 

“ Iracema soltou-se dos braços do mancebo, e olhou-o com tristeza:

- Guerreiro branco, Iracema é filha do Pajé, e guarda o segredo da jurema.       O guerreiro que possuísse a virgem de Tupã morreria.”

 

  • Caubi e Martin viajam / Iracema os segue durante um tempo.
  • Irapuã quer matar Martin / Som das trombetas Pitiguaras / Volta.
  • Martin é protegido do Pajé contra a vontade de Itapuã.
  • Preparação para guerra: Iracema e Martin escondem-se em uma gruta
  • Encontro com Poti, que vai embora sozinho.
  • De volta à cabana, ocorre o defloramento de Iracema.

 

“ Agora podia viver com Iracema e colher em seus lábios o beijo, que ali viçava como o fruto na corola da flor. Podia amá-la e sugar deste amor o mel e o perfume, sem deixar veneno no seio da virgem.”

 

  • Iracema se entrega a Martin, sabendo que se entregava à morte.
  • Transgressão da lei tabajara: deveria partir.

 

“ A filha de Araquém escondeu no coração a sua ventura. Ficou tímida e inquieta como a ave que pressente a borrasca no horizonte. Afastou-se rápida e partiu.

As águas do rio banharam o corpo casto da recente esposa.

Tupã já não tinha sua virgem na terra dos tabajaras.”

 

  • Ritual tabajara / Poti volta para levar Martin, que é acompanhado por Iracema.
  • Os homens não querem que ela continue, mas ela declara não ser possível o retorno.
  • Combate entre Pitiguaras e Tabajaras (Derrota destes).
  • Depois de três dias entre os pitiguaras, Martin resolve partir com Iracema, para diminuir o sofrimento dela.
  • Aos pés de Mocoripe, Martin reflete sobre a conveniência de instalar uma cidadela.
  • Depois de algum tempo, Martin demonstra cansaço da vida mansa e da monotonia conjugal e resolve partir com Poti para caças e batalhas.
  • Martin deixa uma flecha espetada em um caranguejo e um ramo partido.

 

“ - Ele manda que Iracema ande para trás, como o goiamum, e guarde sua lembrança, como o maracujá guarda sua flor todo o tempo até morrer.”

 

  • Nasce o filho do casal na ausência do pai.

 

“Nossa hora em que o canto guerreiro dos pitiguaras celebrava a derrota dos guaraciabas, o primeiro filho que o sangue da raça branca gerou nesta terra da liberdade, via a luz nos campos da porangaba.”

 

    • Grande acontecimento do romance: nascimento do primeiro filho da terra do Ceára, o resultado de um pacto: da raça autóctone e raça invasora.

 

  • Solitária e saudosa Iracema tem dificuldade para amamentar o filho.
  • Martin fica longe oito luas (oito meses).
  • Encontra Iracema na beira da morte / Entrega do filho.
  • Enterro no coqueiro, à beira do rio.
  • Alguns anos depois, acompanhado de outros brancos, inclusive um sacerdote “para plantar a cruz na terra selvagem”.

 

“ Poti foi o primeiro que ajoelhou aos pés do sagrado lenho; não sofria ele que nada mais o separasse do seu irmão branco. Deviam ter ambos um só deus, como tinham um só coração.”

  • Começa a colonização e narrativa termina.

“Tudo passa sobre a terra”

 

VIII – Iracema e Macunaíma

  • Relações de semelhança entre a obra e Iracema, entre elas, as semelhanças entre Iracema e Ci, a mãe do mato.
  • “Ci aromava tanto que Macunaíma tinha tonteiras de Moleza.”

“Todas as noites a esposa perfumava seu corpo e a alva rede, para que o amor do guerreiro se deleitasse nela”. (J. A.)

  • É a rede de cabelos que torna a mãe do Mato inesquecível, e é uma rede que Iracema oferece ao guerreiro branco:

 “Guerreiro que levas o sono de meus olhos, leva a minha rede também.  Quando nela dormires, falem em tua alma os sonhos de Iracema.”(J. A.)

  • Ambas perdem os filhos porque não têm leite. O de Ci foi a cobra preta que sugou; em Iracema o leite não chegava ao seio, diluído nas lágrimas de saudade. “A jovem mãe suspendeu o filho à teta; mas a boca infantil não emudeceu. O leite escasso não apojava o peito”  (J. A.)
  • Em Macunaíma, o filho do herói “chupou o peito da mãe no outro dia, chupou mais, deu um suspiro envenenado e morreu.”
  • Macunaíma é o anti-Peri: ambos penetram na civilização branca.
  • Macunaíma  mescla sua cultura à civilização branca e, através do humor e da falta de respeito explícita por essa outra cultura, acaba por revelar suas contradições e irreverências.

 

Fonte do documento: http://www.objetivoitajuba.com.br/caro/downloads/resumosgilmar/Iracema.doc

Site para visitar: http://www.objetivoitajuba.com.br/caro

Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto

Google Palavras-chave: Iracema resumo Tipo de Arquivo: doc

Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.

 

Iracema resumo

 

Se você quer encontrar rapidamente as páginas relacionadas a um tópico específico, como xx usando o seguinte motor de busca:

 

 

 

Visite a página principal

 

 

 

 

Iracema resumo

 

 

Por favor, visite índice inicial de todos os temas, graças

 

Termos de uso ea política de privacidade e condições de utilização

 

 

 

Iracema resumo