Primeira guerra mundial resumo
Primeira guerra mundial resumo
Ajude-nos a deixar-nos saber Larapedia.com relatou a um amigo / amiga ou relatar nosso site fórum sobre seu blog ou bookmarks sociais como o Facebook eTwitter, graças
Los siguientes textos son propiedad de sus respectivos autores y les damos las gracias por la oportunidad que nos brindan para presentar gratis a estudiantes, profesores y usuarios de la Web para sus textos ilustrativos con fines educativos y científicos.
La información en la medicina y la salud en este sitio es de carácter general y para propósitos informativos solamente y por lo tanto no puede sustituir en ningún caso el consejo de un médico (o una persona legalmente autorizada para la profesión).
Primeira guerra mundial resumo
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Entre 1871 e 1914, época conhecida na Europa como belle epoque.
A sociedade européia, liberal e capitalista conhecia seu momento de maior prosperidade:
- desenvolvimento industrial;
- a ciência e a técnica abriam possibilidades inimagináveis de comunicação e transporte.
Entretanto , as potências estavam passando por disputas territoriais:
A grande causa da primeira guerra mundial foi o Imperialismo.
Ficou conhecida como a Grande Guerra porque:
- Envolveu todo o mundo;
- pelo aparato bélico que foi mobilizado
-pela destruição devastadora;
-os métodos inéditos empregados nos combates deram aos países capitalistas o poder quase que absoluto de matar e destruir.
RIVALIDADES IMPERIALISTAS
Países de industrialização mais antiga (Inglaterra e França), (formavam enormes impérios coloniais), ou seja, tinham um grande número de colônias espalhadas pelo mundo.
Países de industrialização mais recentes (Itália e Alemanha) queriam participação nas colônias principalmente da África e da Ásia.
ITÁLIA E ALEMANHA
No final do século XIX, os produtos industriais da Alemanha ganham os mercados dominados pela Inglaterra.
A engenharia e a indústria alemãs, ameaçavam a supremacia inglesa nos mares.
Os alemães exigiam que houvesse uma nova divisão das imensas áreas coloniais, em grande parte ocupadas pelos ingleses.
Em, 1899 a Alemanha anunciou a construção de uma ferrovia que ligaria Berlim a Bagdá (Iraque atual), dando acesso a uma área de influência inglesa (existência de jazidas de petróleo).
Porém, a rivalidade maior era entre a Alemanha e a França. Alimentada por ressentimentos nacionalistas desencadeados pela derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana (1870-1871)
Em 1900, os dois países passaram a disputar o Marrocos (rico em minérios). Os alemães acabaram desistindo do Marrocos para evitar um conflito
França e Itália brigavam pelo território da Tunísia. Quem dominava o território era a França. Isso fez com que essas duas potências se aproximassem para futuros conflitos.
PAIXÕES NACIONALISTAS
O pensamento nacionalista (Patriotismo)
O nacionalismo europeu assumiu diferentes formas, segundo a região em que se manifestou:
- Na França: REVANCHISMO provocado pela derrota na Guerra Franco Prussiana. Propagado nas escolas, igrejas e na imprensa, o revanchismo francês pregava o ódio pelos alemães e o nacionalismo.
- Na Rússia: pan-eslavismo-russo. Posição assumida pelo governo de proteger o povo (sentido de proteção). A Rússia se envolvia em conflitos com os impérios Austro-Hungaro e Turco Otomano que tinham domínio nos Bálcãs.
-Sérvia: EXOPANSIONISMO SÉRVIO. Surgiu esse senti mento nacionalista depois que a Rússia derrotou o Império Turco-Otomano em, 1878, ano da Independência da Sérvia. Encravado na Península balcânica, o novo país queria aumentar o seu território, reinvidicava a província da Bósnia Herzegovina, então em poder do Império Austro Húngaro.
-Alemanha: PANGERMANISMO, corrente ideológica que lutava pela reunião dos povos europeus de origem germânica sob a liderança alemã. Um dos órgãos difusores dessa ideologia era a Liga Pangermânica, criada em 1893.
AS ALIANAÇAS:
TRÍPLICE ALIANÇA: Alemanha, austro-húngaro e a Itália.
TRIPLICE ENTENTE: Inglaterra, a Rússia e a França.
Assim, essas 6 potências estavam prontas para começar o conflito. Só faltava um motivo:
O Atentado em Sarajevo em 28 de junho de 1914.
Um estudante sérvio assassinou a tiros o herdeiro do tgrono austríaco, o arquiduque Francisco Ferdinando, e sua esposa, na capital da Bósnia, Sarajevo..
A Áustria culpou a Sérvia pelo assassinato e exigiu providências em relação ao caso. O governo não encontrou uma saída conciliatória . A Áustria declarou guerra `a Sérvia.
Em 30 de julho, a Rússia mobilizou suas tropas contra a Áustria, a Alemanha entrou em guerra com a Rússia no dia 3 de agosto, a Alemanha declarou guerra à França e, no dia seguinte, deu início à sua ofensiva, invadindo o território da Bélgica (país Neutro).
As Alianças: Império Turco Otomano e a Bulgária uniram-se aos alemães.
Do lado oposto entraram: Japão, Portugal , Romênia, Estados Unidos, Grécia e Brasil. A Itália que pertencia à tríplice Aliança entrou no conflito em 1915 ao lado dos países da Entente. Com isso, a guerra ganhou caráter realmente mundial.
OS ESTADOS UNIDOS NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Tratado de Versalhes: Em janeiro de 1919, teve a Conferencia de Paris, convocada para estabelecer novas condições internacionais de convivência. Dela participaram somente as nações vencedoras e os países neutros (32 ao todo). Três líderes definiram os rumos do encontro: Inglaterra França e EUA.
Fixou o tratado de paz e o novo mapa da Europa.
Quatro antigos Impérios deixaram de existir: os impérios austro-húngaro e turco Otomano foram desmembrados, dando origem a diversas nações, como a Tchecoslováquia e a Iugoslávia.
LIGA DAS NAÇÕES: (proposta pelo governo norte-americano). O principal objetivo do órgão era encontrar caminhos para o convívio pacífico entre os povos do mundo.
A CONFERÊNCIA DE PARIS: fixou os termos do tratado de paz a ser firmado com as nações vencidas e reformunlou o mapa da Europa. Além disso, a reunião aprovou a constituição da sociedade das nações, também chamada de Liga das Nações.
O Tratado de Versalhes foi assinado na França, na sala dos Espelhos do palácio de Versalhes, a mesma em que Bismarck havia proclamado o 2º Reich alemão, em janeiro de 1871, após a derrota francesa na Guerra Franco-prussiana.
Pelo acordo, a Alemanha perdeu a Alsácia-Lorena para a França e outras regiões para a Bélgica, a Tchecoslováquia e a Polônia. Além disso, foi criada uma estreita faixa de terra ligando a Polônia ao mar Báltico. Denominado de CORREDOR POLONÊS.
O tratado também obrigava a Alemanha a pagar pesada indenização em dinheiro, a título de “reparação”, e a entregar parte de sua frota mercante, de suas locomotivas e suas reservas de outro às nações vencedoras.
A Alemanha ficou proibida de ter marinha de guerra, tanques e artilharia pesada, fixando seu exército em 100 mil soldados.
CONSEQUENCIAS
- Saldo de 9 milhões de mortos na Europa;
- Fim da Hegemonia Inglesa no mundo. Embora tivesse entre as nações vencedoras, pouco a pouco ia perdendo sua supremacia para os EUA;
-Ódio no povo alemão, o que despertou um espírito de revanchismo. Esses sentimentos seriam capitalizados pelo nazismo que, uma vez no poder acarretaria a 2º Guerra Mundial.
NOTA IMPORTANTE:
O Império austro-húngaro corresponde hoje:
Áustria, Hungria, República Checa, Eslováquia, Eslovênia, Croácia, Bósnia, Herzegovina, Sérvia, Montenegro, Transilvania,
Bonato (região da Romênia), Galicia (região da Polônia), Trentino (região da Itália) e uma pequena parte da Ucrânica.
A Tríplice Aliança, também são conhecidos como Imérios Centrais.
A Tríplice Entente :Rússia, França e Império Britânico. O Império Britânico corresponde a Inglaterra e suas colônias, tais como: Austrália, Nova Zelândia, Canadá, América do Norte e África do Sul.
Assim temos que vários países se posicionaram do lado da Tríplice Entente:
- EUA
- Portugal
- Sérvia
- Bélgica
- Japão
- Montenegro
- Romênia
- Grécia
- Andorra
- Brasil
- China
- Costa Rica
- Cuba
- Guatemala
- Haiti
- Honduras
- Libéria
- Nicarágua
- Panamá
- San- Marino
- Tailândia
- Entre outros
GUERRA FRANO PRUSSIANA: (1870- 1871). Teve rápido desfecho. Derrotado sucessivamente nas batalhas de Metz e Sedan, o exercito francês capitulou no dia 1º de setembro de 1870 e o próprio imperador Napoleão III foi feito prisioneiro. Em Paris, as forças de oposição decretaram o fim do Segudno Império e proclamaram a Terceira República Francesa. No dia 20 de setembro, o exército prussiano sitiou a capital. Poucos meses depois, em 1871, o governo republicano da França assinou rendição.
Em 18 de janeiro de 1871, representantes dos Estados Germânicos proclamaram em Versalhes a criação do Segundo Reich, ou seja, o segundo Império Alemão, sob a administração de Guilherme I.
O Primeiro Reich havia sido o Sacro Império Romano Germânico. Com a humilhação imposta à França, consolidou-se a Unificação da Alemanha.
Fonte do documento: http://www.eteavare.com.br/arquivos/95_1818.doc
Site para visitar: http://www.eteavare.com.br/
Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto
Google Palavras-chave: Primeira guerra mundial resumo Tipo de Arquivo: doc
Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.
Primeira guerra mundial resumo
Se você quer encontrar rapidamente as páginas relacionadas a um tópico específico, como xx usando o seguinte motor de busca:
Visite a página principal
Primeira guerra mundial resumo
Por favor, visite índice inicial de todos os temas, graças
Termos de uso ea política de privacidade e condições de utilização