Principais etapas da história de Creta resumo
Principais etapas da história de Creta resumo
Ajude-nos a deixar-nos saber Larapedia.com relatou a um amigo / amiga ou relatar nosso site fórum sobre seu blog ou bookmarks sociais como o Facebook eTwitter, graças
Los siguientes textos son propiedad de sus respectivos autores y les damos las gracias por la oportunidad que nos brindan para presentar gratis a estudiantes, profesores y usuarios de la Web para sus textos ilustrativos con fines educativos y científicos.
La información en la medicina y la salud en este sitio es de carácter general y para propósitos informativos solamente y por lo tanto no puede sustituir en ningún caso el consejo de un médico (o una persona legalmente autorizada para la profesión).
Principais etapas da história de Creta resumo
CRETA
Introdução
Os cretenses foram os fundadores do primeiro império marítimo que se conhece. Os fenícios inventaram 22 sinais gráficos que, complementados com as vogais, constituíram o alfabeto grego. Os hititas organizaram um sistema político bastante original.
Apesar dessas importantes contribuições, além de outras, a história dos cretenses, fenícios e hititas permanece ainda muito obscura. As pesquisas arqueológicas respondem pela maior parte do que se sabe sobre eles.
Os cretenses
Na Ilha de Creta existiu uma das mais brilhantes civilizações da Antigüidade.
A reconstituição de sua história é difícil, devido à falta de documentos escritos. Apenas restos de construções, palácios, túmulos, estátuas, vasos e outros objetos, descobertos por arqueólogos, permitem tirar algumas conclusões sobre a civilização cretense. Nas explorações arqueológicas foram encontradas algumas placas com gravações semelhantes a uma escrita; ao serem decifradas, continham apenas nomes de sacerdotes e funcionários.
Outra fonte para o conhecimento da fascinante história de Creta é: os relatos e as lendas transmitidos pelos gregos. É o caso da lenda do Minotauro *, monstro que habitava um labirinto em Cnossos e foi morto pelo herói ateniense Teseu. Pela interpretação dessa lenda conclui-se que Cnossos, a principal cidade de Creta, foi destruída pelos aqueus vindos da Grécia, por volta de 1400 a. C.; exatamente nesse momento, a civilização cretense atingia seu máximo esplendor, com o Rei Minas (talvez a palavra Minas seja um título e não um rei específico).
Principais etapas da história de Creta
Não se conhece ao certo a origem dos povoadores da Ilha de Creta. Provavelmente eram de raça ariana e chegaram a Creta através das ilhas do Mar Egeu, procedentes da Ásia Menor. Outros levantam a hipótese de que os cretenses eram povos autóctones, originários da área do Mediterrâneo;
de fato, pelo tipo físico (eram baixos e morenos) não se pareciam com os arianos e nem com os semitas.
A reconstituição da história de Creta permite relacionar as seguintes etapas e acontecimentos:
- De 3000 a 2000 a.C.: surgiram pequenos vilarejos cujos habitantes viviam do trabalho com metais - cobre, ouro, prata, bronze - e do comércio com o Egito e as Ilhas Geladas *. A partir de 2400 a. C., o bronze passou a ser exportado em grande quantidade.
- De 2000 a 1750 a.C.: as cidades de Cnossos e Faístos destacaram-se em relação às' demais, construindo grandes palácios.
- Por volta de 1750 a.C.: ocorreu uma catástrofe: possivelmente um terremoto, talvez uma invasão ou mesmo uma revolução.
- Em 1700 a.C.: começou um período de reconstrução. O rei d Cnossos impôs sua autoridade sobre as demais cidades e estendeu sua dominação sobre toda a ilha. Os cretenses fundaram entrepostos comerciais em todo o Mar Egeu, organizando um verdadeiro império marítimo (talassocracia).
- Em 1400 a.C.: Cnossos foi destruída, provavelmente por uma invasão dos aqueus, vindos da Grécia, interrompendo-se bruscamente o período de prosperidade comercial.
As atividades econômicas
Nas férteis planícies da ilha, os cretenses cultivavam cereais, vinhas e oliveiras. Desenvolveram também trabalhos artesanais. Instruídos pelos imigrantes vindos do Oriente, os artesãos cretenses revelaram grande habilidade no trabalho com metais e com cerâmica. Vasos fabricados com excelente cerâmica, artisticamente decorados, bem como vasos de bronze, eram vendidos em todo o Mediterrâneo Oriental.
Mas foi nas atividades marítimas que os cretenses se destacaram na história, sendo apontados como os fundadores do primeiro império marítimo que se conhece. Com a madeira das florestas da ilha, construíram navios de até 20 metros de comprimento. Mas não navegavam em alto-mar, limitando-se à navegação de cabotagem entre um ponto e outro da costa; as numerosas ilhas do Mar Egeu facilitavam essas viagens.
Os mercadores cretenses vendiam vasos com azeite e vinho, artigos de bronze e estofos. Compravam minérios, como cobre na Ilha de Chipre e estanho na Ásia Menor, e alguns produtos exóticos, como marfim e perfume do Egito.
Os cretenses monopolizavam o comércio no Mar Egeu. Os faraós deram-Ihes a exclusividade do transporte do cedro do Líbano para o Egito.
Nesse comércio, um produto era trocado por outro; os cretenses faziam também pagamentos com grossos discos de metal ou placas de bronze que chegavam a pesar trinta quilos.
A religião cretense
A principal divindade cretense era a Grande-Mãe, deusa protetora da terra e da fertilidade, representada por uma pomba e uma serpente. Havia um deus subalterno, simbolizado pelo touro, associado à Grande-Mãe.
Em Creta não havia templos. O culto era celebrado em lugares elevados, em cavernas e nas capelas dos palácios. Realizavam-se grandes festas religiosas, com danças variadas e torneios, onde se destacavam os acrobatas que se exibiam sobre touros (tauromaquia).
Os cretenses eram muito hábeis na arte decorativa, reproduzindo com grande fidelidade os movimentos dos animais em vasos ou em murais. As ruínas dos seus palácios retratam a originalidade dessa arte.
Resumo
1. A reconstituição da história de Creta é difícil, devido à falta de documentos escritos; apenas restos de construções e objetos encontrados por arqueólogos permitem tirar algumas conclusões sobre a civilização cretense.
a) A interpretação da escrita cretense não ajudou muito no conhecimento da história de Creta, pois os documentos escritos encontrados continham apenas nomes de sacerdotes e funcionários.
b) As lendas gregas, como a do Minotauro, permitem uma interpretação indireta de certos fatos históricos.
2. A origem dos cretenses é controvertida: possivelmente eram povos arianos vindos da Ásia Menor, mas, mais provavelmente, eram povos autóctones da área do Mediterrâneo.
a) Por volta do ano 3000 a.C. começaram a surgir alguns vilarejos, cujos habitantes viviam do trabalho com metais.
b) A partir de 2000 a.C. apareceram as primeiras grandes cidades, como Cnossos e Faistos; em 1750 a.C. ocorreu uma grande catástrofe.
c) Depois de 1700 a.C. Cnossos impôs sua autoridade sobre a ilha; foi destruída em 1400 a.c.
3. Os cretenses desenvolveram algumas atividades agrícolas, mas foi sobretudo nas atividades comerciais e marítimas que eles se destacaram.
a) Os comerciantes fenícios vendiam vasos com azeite e vinho, artigos de bronze e estofos.
b) Compravam minérios, como cobre na Ilha de Chipre, estanho na Ásia Menor, e produtos exóticos no Egito.
c) Os cretenses adoravam a Grande-Mãe, deusa da terra e da fertilidade, representada por uma pomba e uma serpente.
Fonte do documento:http://pessoal.educacional.com.br/up/50280001/5471501/CRETA.doc
Site para visitar: http://pessoal.educacional.com.br
Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto
Google Palavras-chave: Principais etapas da história de Creta resumo Tipo de Arquivo: doc
Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.
Principais etapas da história de Creta resumo
Se você quer encontrar rapidamente as páginas relacionadas a um tópico específico, como xx usando o seguinte motor de busca:
Visite a página principal
Principais etapas da história de Creta resumo
Por favor, visite índice inicial de todos os temas, graças
Termos de uso ea política de privacidade e condições de utilização