Revestimento Externo resumo biologia
Revestimento Externo resumo biologia
Ajude-nos a deixar-nos saber Larapedia.com relatou a um amigo / amiga ou relatar nosso site fórum sobre seu blog ou bookmarks sociais como o Facebook eTwitter, graças
Los siguientes textos son propiedad de sus respectivos autores y les damos las gracias por la oportunidad que nos brindan para presentar gratis a estudiantes, profesores y usuarios de la Web para sus textos ilustrativos con fines educativos y científicos.
La información en la medicina y la salud en este sitio es de carácter general y para propósitos informativos solamente y por lo tanto no puede sustituir en ningún caso el consejo de un médico (o una persona legalmente autorizada para la profesión).
Revestimento Externo resumo biologia
Biologia
Revestimento Externo:
Poríferos(Esponjas):
O revestimento dos poríferos é dividido em dois tipos de células, os pinacócitos e os porócitos, sendo o primeiro responsável pelo revestimento celular(como a epiderme) e o segundo responsável pela entrada de água.
Cnidários(Águas Vivas, Corais e Medusas):
São formados basicamente de água. Sua epiderme é formada por basicamente glândulas que excretam muco (para evitar a perda de água para o meio), por células musculares, células sensoriais e cnidocistos. Os cnidocistos são células extremamente especializadas, responsáveis pela captura e defesa do ser vivo, pois são urticantes (queimam). Elas estão presente em um músculo em forma de chicote, quando as células sensoriais percebem uma ameaça ou alimento, as células musculares lançam o “chicote” que paralisa o inimigo.
Platelmintos(Vermes Achatados):
Seu revestimento tem muitas células produtoras de muco, para evitar perda de água com o meio externo, e também é repleta de gancho, para se prender na vítima e a parasitar.
Nematelmintos(Vermes cilíndricos):
Sua epiderme tem uma espécie de cutícula para protegê-los, assim como os platelmintos apresentam espinhos e cerdas (para se parasitar e/ou se locomover) e muco.
Moluscos(Caramujo,Ostras,Polvo):
Todos os moluscos apresentam concha, até mesmo os polvos e lulas(possuem concha interna). Produzem as conchas por glândulas que utilizam o calcário do meio ambiente. O manto é onde se localizam as glândulas. Muitas vezes, quando um ser vivo ou uma pedrinha entra num molusco, o manto o engloba e produz a pérola em volta.
Anelídeos(Minhoca, Sangue-Suga):
Possuem cutícula como proteção, um muco fundamental para a respiração cutânea e células sensoriais.
Artrópodes(Insetos,Caranguejos):
Possuem um esqueleto exterior ao corpo, ou seja, exoesqueleto, formado por quitina, para a proteção.
Equinodermos(Ouriço, Estrela do Mar):
Têm um esqueleto interno formado por calcário. Além disso tem uma única fina pele sobre ele.
Sistema Tegumentar Humano:
Pele
Um dos componentes do sistema tegumentar humano é a pele. Ela é formada por três camadas chamadas de epiderme, a derme e a hipoderme. A epiderme é formada uma base de células vivas que por mitose se reproduzem e vão empurrando as já formadas para cima(na figura, as células debaixo). À medida que a célula formada na camada germinativa sobe, ela vai morrendo e se queratinizando, formando assim a camada córnea. Os melanócitos, também presentes na epiderme, são os responsáveis pela síntese de melanina e vitamina D. Dependendo da quantidade de melanina a cor da pessoa será diferente. A derme é um tecido conjuntivo, ou seja, ela nutre as células da epiderme. Na derme está presente as glândulas sudoríparas e as glândulas sebáceas(ambas exócrinas, que expelem substâncias, no caso, suor e gordura respectivamente). Nelas também está presente o fio capilar, um músculo que o deixa ereto e as células sensoriais do tato. A hipoderme é uma camada de gordura, responsável em manter a temperatura do corpo e/ou servir como fonte de energia.
A pele é a primeira proteção contra todos os males que vem de fora, como por exemplo bactérias, radiação solar, machucados, portanto ela está em constante degradação. Devido a isso é preciso ter certos cuidados com a pela principalmente em relação aos raios solares. O Ultra Violeta A, é um tipo de radiação presente nos raios solares que, apesar de não causarem queimaduras na epiderme, têm uma penetração mais profunda, na derme. O que acaba causando envelhecimento da pele, aparecimento de rugas e manchas. Já os Ultra Violeta B atacam diretamente a epiderme e causam queimaduras e câncer de pele.
Outros componentes do sistema tegumentar são as glândulas, estas podem ser endócrinas, exócrinas ou mistas. Endócrinas são aquelas que produzem substâncias para serem jogadas para dentro do organismo, como por exemplo os hormônios. Exócrinas são aquelas que jogam para fora do corpo substâncias, como o suor e a gordura. E mistas é a mistura de exócrina e endócrina, uma glândula com duas funções.
Doenças
Sardas: As sardas são concentrações de melanina, elas se acentuam no verão, pois os raios solares estimulam a produção de melanina e diminuem no inverno.
Melanose: São manchas acastanhadas devido à exposição ao sol, mais comum em idosos e em partes do corpo como a mão e dorso do pescoço.
Pintas: É uma proliferação benigna de muitas células em um determinado ponto. Podem ter coloração ou não.
Melanomas: É uma proliferação maligna de muitas células, mais conhecida como o câncer de pele.
Acne: É o acúmulo de gordura na glândula sebácea. Isto ocorre devida a hiperqueratinização da pele, que impede a gordura de ser secretada, e acaba sendo acumulada na própria glândula. Assim se cria condições propícias para o desenvolvimento de uma bactéria, pois não há oxigênio e muito alimento, gordura, criando a espinha.
Vitiligo: É uma doença que os melanócitos morrem, ou param de produzir melanina, o que causa uma mudança de cor (normalmente na mão). Michael Jackson teve isso, e resolveu aplicar no corpo inteiro...
Lepra: É causada por um microorganismo que acomete todas terminações nervosas de certas regiões do corpo, normalmente extremidades, logo essa parte do corpo perde os sentidos e algumas funções de regeneração.
Nutrição
Organismos Autótrofos
A nutrição de um organismo autótrofo se baseia em substâncias inorgânicas(água, gases e sais minerais) e da luz. Apenas com esses elementos esse organismo consegue sobreviver.
Organismos Heterótrofos
A nutrição de um organismo heterótrofo se baseia em substâncias inorgânicas(água, gases e sais minerais) e de outros componentes como:
Alimento(Bruto) Matéria Refinada
Proteínas --------------> Aminoácidos
Carboidratos----------> Monossacarídeos
Lipídios ---------------> Ácidos e Álcoois
Ac. Nucléicos ---------> Nucleotídeos
Proteínas:
Uma proteína é formada por diversos aminoácidos, dependendo da quantidade de aminoácidos há uma classificação(não tenho certeza):
Polipeptídios -> mais de 11 aminoácidos em cadeia.
Oligopeptídeos -> de 2 a 10 aminoácidos em cadeia.
O corpo humano só sabe produzir 12(10?) tipos de aminoácidos, sendo que há 20 tipos diferentes, logo ele precisa de 8(10?) outros. Esses são chamados de essenciais, pois só podem ser obtidos ao ingerir carne de outro animal.
Fontes: Porco e vaca(má fonte, muita gordura), peixe e frango(boa fonte).
Carboidratos
Fonte principal de energia. Os carboidratos são separados em 3 categorias:
Polissacarídeos: Formado por diversos monossacarídeos.
Amido
Celulose
Dissacarídeos: Formado por 2 monossacarídeos.
Sacarose: glicose e frutose
Maltose: 2 glicose
Lactose: glicose e galactose
Monossacarídeos: Cn(H2O)n
Triose,Pentose,Tetrose,Glicose
Pão integral, frutas (boas fontes), amido branco, arroz, pão branco (má fontes).
Lipídios
São as gorduras. Como nosso organismo já produz a maioria dos lipídios não é necessário ingeri-los em grandes quantidades. Há diversos tipos de lipídios:
Saturada: Sem dupla ligação, sólida na temperatura ambiente, é considerada uma má gordura. (provavelmente porque está saturada, não pode realizar mais nenhuma outra ligação). Fontes: Gordura animal.
Insaturada: Contém dupla ligação, líquida na temperatura ambiente. É considerada uma boa gordura. Fontes: Óleos vegetais, sementes.
Gordura Trans: Tem esse nome pq apresenta geometria espacial trans. É péssima para o organismo, apesar de ser ótima para a indústria alimentar. Fontes: Mc Donalds.
Omega: São as gorduras não sintetizadas pelo nosso fígado, por isso são importantes. Fontes: Omega 3, peixes, Omega 6, óleos vegetais.
Fonte do documento: http://resumosdudinha.wikispaces.com/file/view/Revestimento+Externo.doc
Site para visitar: http://resumosdudinha.wikispaces.com
Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto
Google Palavras-chave: Revestimento Externo resumo biologia Tipo de Arquivo: doc
Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.
Revestimento Externo resumo biologia
Se você quer encontrar rapidamente as páginas relacionadas a um tópico específico, como xx usando o seguinte motor de busca:
Visite a página principal
Revestimento Externo resumo biologia
Por favor, visite índice inicial de todos os temas, graças
Termos de uso ea política de privacidade e condições de utilização