Sistema Endócrino resumo biologia

 


 

Sistema Endócrino resumo biologia

 

Ajude-nos a deixar-nos saber Larapedia.com relatou a um amigo / amiga ou relatar nosso site fórum sobre seu blog ou bookmarks sociais como o Facebook eTwitter, graças

 

Los siguientes textos son propiedad de sus respectivos autores y les damos las gracias por la oportunidad que nos brindan para presentar gratis a estudiantes, profesores y usuarios de la Web para sus textos ilustrativos con fines educativos y científicos.

 

 

 

La información en la medicina y la salud en este sitio es de carácter general y para propósitos informativos solamente y por lo tanto no puede sustituir en ningún caso el consejo de un médico (o una persona legalmente autorizada para la profesión).

 

 

 

 

 

Sistema Endócrino resumo biologia

 

Biologia

 

Sistema Endócrino

 

            As células do nosso organismo são especializadas, ou seja, têm funções específicas, para que elas consigam realizar um bom trabalho e consiga nos manter vivos e saudáveis. Para isso células de diferentes funções precisam se comunicar, mas como isso acontece? Essa comunicação pode acontecer ou via o sistema nervoso ou via hormonal, como já estudamos o sistema nervoso, este resumo vai só lidar com a comunicação feita pelos hormônios.

            Hormônios são ou proteínas, ou carboidratos ou lipídios que podem mudar o metabolismo da célula alvo. Existem dois tipos de hormônios, os esteróides e os hidrossolúveis. O primeiro tipo é normalmente lipídico e atravessa a membrana plasmática da célula para alcançar os receptores no hialoplasma. Este tipo de hormônio acarreta em mudanças nas atividades dos genes. O segundo tipo não entra na célula, mas consegue realizar mudanças metabólicas na célula sem mexer com o gene.


            Como nosso corpo é especializado não são todas as células que produzem hormônios para acontecer a comunicação, são alguns tipos delas que se especializam nesse trabalho. Essas células formam órgãos complexos chamados órgãos endócrinos que são: o pâncreas, a hipófise, a tireóide, a paratireóide, as supra-renais, as gônadas (testículo nos homens, ovários nas mulheres) e a glândula pineal. Cada órgão pode produzir um ou mais hormônios que vão regular o metabolismo do homem.

 

            Hipófise

 

            Localizada no hipotálamo, a hipófise é considerada a glândula chefe, pois tem a função de regular os outros hormônios pelo feed-back. Ela é dividida em duas partes, adenoipófise e neuroipófise. Os principais hormônios secretados pela hipófise são: a ocitocina, o ADH (antidiurético), FSH (folículos estimulante), LH (luteinizante), TSH (tireotrófico), ACTH (adrenocorticotrófico), somatrofina e a prolactina.

            Ocitocina: A ocitocina é responsável pela contração do útero da mãe quando o bebê vai nascer. Também atua nas glândulas mamárias, contraindo os músculos do peito fazendo liberar leite para o bebê.

            ADH: É o hormônio que atua nos túbulos distais do néfron aumenta a absorção de água, ou seja, reduzindo a perda de água pela urina. Quando os níveis de água estão baixos e o corpo percebe isso pela diferença da concentração do sangue a hipófise libera o ADH. O álcool inibe a atuação desse hormônio, o que nos leva a desidratar rapidamente.

            Somatrofina: É responsável pelo crescimento humano. Atua nos ossos e em suas cartilagens provocando seu crescimento, atua também em músculos e em outras partes do corpo. Esse hormônio é produzido em grande quantidade na adolescência, e caso apareça em excesso pode causar o gigantismo. Em alguns casos a produção da somatrofina ressurge na fase adulta, e nesse caso o adulto acaba não crescendo em altura, mas suas mãos, pés e cabeça ficam enormes, essa doença é chamada de acromegalia.

            Prolactina: Atua nos ovários estimulando a progesterona, além disso estimula a produção de leite nas mulheres.

            TSH: É o hormônio regulador da tireóide. Pode aumentar ou reduzir pelo feed-back a produção de T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).

            ACTH: Também é um hormônio regulador. Pelo mesmo processo que o TSH regula a produção de corticóides nas supras-renais.

 

            Tireóide e Paratireóide: São glândulas que ficam embaixo do gogó, ao redor da traquéia. A tireóide produz dois hormônios essências para nosso organismo o T3 e o T4, suas funções são: desenvolvimento e amadurecimento do cérebro, formação dos ossos, ativação do glucagon no fígado, lipólise (quebra da gordura e transformação em glicose), aumenta captação de glicose dos músculos, aumenta a recepção de certo tipo de receptor de adrenalina.

            Esses hormônios, como já dito anteriormente, são regulados pela hipófise com o hormônio TSH. Este hormônio estimula a produção e liberação do T3 e T4. Quando estes dois hormônios estiverem em excesso eles inibem a produção de TSH, que logo inibi a produção de T3 e T4.

            A paratireóide libera paratormônio que atua juntamente com os hormônios T3 e T4 na formação dos ossos e da concentração de cálcio no sangue.

 

 

 

 

 

            Supra-Renais: Se localiza em cima dos rins, daí seu nome. Também é conhecida como adrenais, por produzirem adrenalina e noradrenalina na sua parte medular. Quando estimulada pelo Sistema Simpático libera adrenalina, causando sintomas de “luta e fuga”.

            Em sua parte mais exterior (córtex) produz corticóides, hormônios também responsáveis pelo metabolismo de sódio e potássio e o aproveitamento de lipídios, açúcares, sais e água. Por estar relacionado com a glicose, atua conjuntamente com o T3 que aumenta a absorção de glicose pelos músculos.

 

            Pâncreas: É uma glândula especial pois é anfícrina, ou seja, ela não é apenas endócrina, ela também é exócrina, ou seja, além de jogar secreções dentro do corpo, libera para fora do corpo. Sua principal função endócrina (que é o foco da prova), está relacionada com o açúcar. O Pâncreas é responsável pela produção de insulina e glucagon, dois hormônios com atividades opostas. Enquanto a insulina capta o açúcar do sangue e coloca dentro das células (principalmente no fígado) para serem transformadas em glicogênio, o glucagon faz com que as células quebrem o glicogênio para depois serem liberadas no sangue. Se analisarmos esses dois hormônios, perceberemos que a insulina atua após a digestão de algum açúcar, e o glucagon quando estamos há muito tempo sem comer e precisamos gastar nossas reservas de energia.

 

            Glândula Pineal: É uma glândula responsável pelos relógios biológicos. Libera hormônios como a melantoina. A pineal é facilmente estimulada por fatores externos como luz, sons, cheiros, etc...

 

Fonte do documento: http://resumosdudinha.wikispaces.com/file/view/Sistema+End%C3%B3crino.doc

Site para visitar: http://resumosdudinha.wikispaces.com

Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto

Google Palavras-chave: Sistema Endócrino resumo biologia Tipo de Arquivo: doc

Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.

 

Sistema Endócrino resumo biologia

SISTEMA ENDÓCRINO

É constituído por glândulas endócrinas, que produzem hormônios, substâncias transportadas pelo sangue.

    1. HORMÔNIOS: São reguladores químicos, que atuam em órgãos alvos.
    2. GLÃNDULAS:

Hipófise: glândula mestra, situada na base do cérebro e atua sobre vários órgãos. Fisiologicamente é dividida em: adenoipófise e neuroipóise.Sua função é controlar direta ou indiretamente outras glândulas.
Hipotálamo: situa-se acima da hipófise e atua no S. endócrino e exócrino. Recebem informações e respondem produzindo neuro-hormônios que irão regular a hipófise.
Tireóide: Controla, fundamentalmente, o metabolismo celular com os hormônios tiroxina (que aumenta a atividade química das células) e calcitocina (regula a concentração de cálcio no sangue).
Paratireóides: são quatro glândulas aderidas a tireóide que secretam o paratormônio (PTH), que regula o nível de cálcio no sangue.
Supra-renais: localizadas acima dos rins, produzem hormônios que atuam no metabolismo. Fisiologicamente é dividida em: Medula (que secreta a adrenalina e noradrenalina) e o Córtex (que secreta o cortisol e aldosterona).
Pâncreas : é uma glândula anficrina, que produz dois tipos de estruturas :

*ÁCINOS: que produzem os suco pancreático
* ILHOTAS DE LANGERHANS: que produzem insulina (liberado quando o nível de glicose esta alta e estimula a formação e o armazenamento de glicogênio, síntese de proteínas dirigidas de sistema endócrino).
Gônadas: produzem gametas e hormônios sexuais

    1. Ovários: produzem hormônios femininos; estrógenos e progesteronas.
    2. Testículos: produzem hormônios masculinos (chamados andrógenos), testosterona.

 

ESTUDO DIRIGIDO SISTEMA ENDOCRINO

1-Monte um conceito de hormônios usando: sua função, como e onde são produzidos e para que servem.

  1. O que são glândulas endócrinas? Quais são elas?
  2. O que é uma glândula anficrina? Cite exemplos:
  3. O que são disfunções clínicas, o que levam a produzir estas disfunções.
  4. Descreva a hipófise (local, tamanho e partes).
  5. Qual é a função da hipófise?
  6. O que são neurossecreções? Dê suas funções?
  7. Fale sobre a tireóide, conceito e localização.
  8. Dê  exemplos de hormônios produzidos pela tireóide.
  9. Cite doenças causadas pelo desequilíbrio funcional da tireóide:
  10. Quais são as glândulas aderidas à tireóide?
  11. Descreva os hormônios secretados e funções das glândulas ligadas à tireóide:
  12. O pâncreas também é conhecido como glândula mista, explique:
  13. A insulina e o glugacom são importantes hormônios. Descreva suas funções.
  14. Qual glândula está localizada acima dos rins?
  15. O homem e a mulher possuem algumas diferenças fisiológicas e morfológicas, o que isso tem a ver com os hormônios sexuais que eles possuem? Fale das glândulas e de cada hormônio existente neles

 

Fonte do documento: http://temasdebiologia.wikispaces.com/file/view/SISTEMA+CIRCULAT%C3%93RIO.doc

Site para visitar: http://temasdebiologia.wikispaces.com/

Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto

Google Palavras-chave: Sistema Endócrino resumo biologia Tipo de Arquivo: doc

Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.

 

Sistema Endócrino resumo biologia

 

 

Se você quer encontrar rapidamente as páginas relacionadas a um tópico específico, como xx usando o seguinte motor de busca:

 

 

 

Visite a página principal

 

 

 

 

Sistema Endócrino resumo biologia

 

 

Por favor, visite índice inicial de todos os temas, graças

 

Termos de uso ea política de privacidade e condições de utilização

 

 

 

Sistema Endócrino resumo biologia