Sangue e sistema circulatorio do corpo humano resumo

 

 

 

Sangue e sistema circulatorio do corpo humano resumo

 

Ajude-nos a deixar-nos saber Larapedia.com relatou a um amigo / amiga ou relatar nosso site fórum sobre seu blog ou bookmarks sociais como o Facebook eTwitter, graças

 

Los siguientes textos son propiedad de sus respectivos autores y les damos las gracias por la oportunidad que nos brindan para presentar gratis a estudiantes, profesores y usuarios de la Web para sus textos ilustrativos con fines educativos y científicos.

 

 

 

La información en la medicina y la salud en este sitio es de carácter general y para propósitos informativos solamente y por lo tanto no puede sustituir en ningún caso el consejo de un médico (o una persona legalmente autorizada para la profesión).

 

 

 

 

 

Sangue e sistema circulatorio do corpo humano resumo

Biologia

Sangue

           O sangue é dividido em quatro elementos, sendo eles:

-Plasma
-Hemácias
-Leucócitos
-Plaquetas

Plasma

           O plasma constitui 55% do sangue. Ele é basicamente constituído de água, sais, nutrientes e proteínas, que serão transportados para os tecidos do corpo.

Hemácias

           As hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos são as células em maior número em nosso sangue, sua função é transportar oxigênio do pulmão para outras partes do corpo. Essa célula tem forma de disco e apresentam o centro afundado (para aumentar a superfície de contato e facilitar a passagem de oxigênio para o interior). Seu interior é composto basicamente de hemoglobinas, estruturas formadas por quatro proteínas e um átomo de ferro que são responsáveis pela captura do oxigênio.
Os glóbulos vermelhos são produzidos na medula óssea por células-tronco e depois eles são amadurecidos no baço. Inicialmente as hemácias apresentam organelas e núcleo, porém durante o amadurecimento ela perde essas estruturas para aumentar a capacidade de hemoglobinas.
A anemia é a deficiência de transporte de oxigênio para as células. Essa doença pode ter várias causas, desde causas genéticas, como a anemia falciforme, como a falta de ferro, que não permite a formação de hemoglobinas.

Leucócitos

           Os leucócitos são também conhecidos como glóbulos brancos, dentre os três elementos figurados, é o que está em menor quantidade. São responsáveis pela defesa e imunidade do corpo humano. São células produzidas na medula óssea e amadurecidas no timo ou no baço.
Linfócitos T: são produzidas no timo (T de timo!), são responsáveis pela destruição de células “inimigas”
Linfócito B: são responsáveis pela identificação das células inimigas.
Macrófagos: fagocitam microrganismos invasores, resíduos e células mortas.
Neutrófilos: são os principais fagocitadores de invasores, tem a habilidade de passar do sistema sanguíneo para o linfático entre as paredes celulares.

 

Plaquetas

           São pedaços de células, geradas também na medula óssea, basicamente responsáveis pela coagulação do sangue. Dos elementos figurados do sangue, tem um número de moléculas intermediário, entre as hemácias e os glóbulos brancos. Quando um ferimento ocorre, para evitar a hemorragia, as plaquetas agem da seguinte forma: dentro dela contém a tromboplastina. Essa substância será liberada pela plaqueta. Na presencia de Ca+ a protrombina presente no plasma, é transformada pela tromboplastina em trombina. A trombina transformará o fibrinogênio em fibrina, esta fibrina criará uma rede, que impedirá a passagem de sangue, logo a hemorragia.

           *Para decorar (ritmo à la “Freire Jacques”, ou “Seus Dedinhos” de Eliana):

           “Tromboplastina
Tromboplastina
Em presença de Cálcio
Transforma a protrombina
Em trombina
Em trombina

             A trombina
A trombina
Transforma o fibrinogênio
Em fibrina

             O sangue coagulou”

Sistema Linfático

           O sistema linfático é um sistema paralelo ao sanguíneo que captura o sangue que sobra quando é dado aos tecidos. Isto ocorre para que o sangue não perca seu volume e sua viscosidade.
O líquido recolhido é levado à veia cava superior, onde retorna a corrente sanguínea. Com os dutos linfáticos não tem uma bomba, como o coração, o processo de levar a linfa de volta ocorre de forma similar ao das veias. Há um sistema de “válvulas” que empurram o líquido, quando os músculos se contraem, e não permitem refluxo.
O sistema linfático é extremamente essencial para o funcionamento correto de nosso corpo, logo seria péssimo se a linfa levasse todo tipo de substância química que caísse nela direto pra corrente sanguíneo, por isso há um sistema que protege nosso corpo. A linfa é constituída de apenas plasma sanguíneo e leucócitos (que defendem nosso corpo caso uma bactéria ou vírus caia nela). Além disso, os dutos linfáticos apresentam linfonodos, que são filtros de impurezas. Eles são cheios de curvas, que acabam fazendo essas impurezas se depositarem em suas bordas.

 

 

Sistema Circulatório Humano

  O sistema circulatório dos humanos é muito similar ao das aves, por isso não vale a pena explicá-los de forma separada.
O sangue desoxigenado entra no átrio direito, onde ele se fecha e realiza a sístole, ou seja, ele se contrai e empurra o sangue para o ventrículo direito, que realiza o mesmo processo, levando o sangue ao pulmão. Enquanto o ventrículo realiza a sístole o átrio realiza a diálise, em outras palavras, o relaxamento muscular. Depois de passar pelo pulmão o sangue se oxigena, e continua seu caminho até o átrio esquerdo (este caminho do coração até o pulmão e de volta ao coração é chamado de pequena circulação). Ocorre então o mesmo processo que ocorreu no lado direito até o sangue sair do coração e cair na artéria aorta que distribuirá o sangue pelo corpo e voltará ao coração pela veia cava (o caminho do coração até o corpo e de volta ao coração é chamado de grande circulação). Assim como o dos répteis e anfíbios, esse sistema é chamado de duplo, por ter duas circulações.
A grande vantagem desse sistema circulatório é a quantidade de oxigênio que chega aos tecidos, isso permitiu aos mamíferos e às aves a capacidade de controlar a temperatura corporal, pois essa habilidade requer muita energia, logo muito oxigênio, que não tem nos outros tipos de circulação.

 

Fonte do documento:http://resumosdudinha.wikispaces.com/file/view/Sangue.doc

Site para visitar: http://resumosdudinha.wikispaces.com

Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto

Google Palavras-chave: Sangue e sistema circulatorio do corpo humano resumo Tipo de Arquivo: doc

Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.

 

Sangue e sistema circulatorio do corpo humano resumo

 

Se você quer encontrar rapidamente as páginas relacionadas a um tópico específico, como xx usando o seguinte motor de busca:

 

 

Visite a página principal

 

 

 

Sangue e sistema circulatorio do corpo humano resumo

 

 

Por favor, visite índice inicial de todos os temas, graças

 

Termos de uso ea política de privacidade e condições de utilização

 

 

 

Sangue e sistema circulatorio do corpo humano resumo